A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos Projetos Gringos

BMW X5 Security Plus: um SUV V8 de 450 cv que aguenta tiros de AK-47

O X5 foi o primeiro SUV da BMW e, por esta razão, é também o mais emblemático deles. E ele acaba de ganhar mais um atrativo — ao menos para quem precisa se preocupar com a possibilidade de ter o carro alvejado por um rifle AK-47: a blindagem nos padrões da classe VR6.

É óbvio que não estamos falando dos motores de seis cilindros do grupo VW, e sim de um padrão de blindagem definido pela VPAM, órgão europeu que regulamenta a resistência balística de automóveis e construções. O VR6 significa que o BMW X5 é capaz de resistir a tiros de rifles que usem munição de calibre 7.62 x 39mm com núcleo de aço.

E talvez por isso a BMW tenha decidido apresentar o X5 Security Plus no Salão de Moscou 2014, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de agosto. Sim, porque o rifle mais famoso a utilizar este tipo de munição é o AK-47, desenvolvido pelo soviético Mikhail Kalashnikov.

BMW-X5-Security-Plus-5

Usando aço de alta resistência e juntas seladas, o X5 Security Plus garante que não apenas os passageiro fiquem totalmente protegidos dos projéteis até mesmo em áreas críticas do veículo, como os vãos entre os painéis da carroceria, colunas e as molduras das portas e janelas. Os vidros trazem em seu miolo uma grossa camada de policarbonato — que, além de torná-los resistentes a tiros, também evitam que eles se quebrem em mil estilhaços e os protege de golpes (com um pé de cabra ou bastão, por exemplo).

A BMW diz que o X5 Security Plus é feito para quem quer um “carro esportivo para recreação” equipado com um V8 biturbo de cinco litros e 450 cv, mas também precisa lidar com “o risco de violência armada, mais especificamente contra ataques com rifles automáticos como o AK-47” diariamente. Sendo assim, o lado “esportivo” pode ter ficado um pouco comprometido — o X5 pesa 2.250 kg, e a blindagem deve tê-lo deixado acima das três toneladas. Ao menos o sistema de controle de estabilidade foi recalibrado para o novo peso (que a BMW, a exemplo da Mercedes com o S600 Guard, não divulga).

BMW-X5-Security-Plus-7

O X5 Security Plus traz como opcionais LEDs estroboscópicas para a grade e uma sirene para o teto. É claro que o dono de um carro blindado quer discrição, e por isso estes dispositivos só são vistos quando em funcionamento (naturalmente, a sirene fica dentro do carro e é colocada no teto pelo motorista). Também foi dedicado um esforço extra para manter todas as proporções externas e internas — não só pela discrição, mas também para conseguir manter todos os componentes e sistemas do carro (como os airbags) na posição original.

BMW-X5-Security-Plus-8

Pensando bem, talvez não exista melhor lugar do que a Rússia para apresentar o X5 Security Plus. Com a fama que o trânsito nas cidades e rodovias do oaís tem, você não precisa ser um chefe-de-estado ou chefão do crime organizado para querer um um SUV de 450 cv capaz de aguentar tiros de rifle.

Ah, e o X5 Security Plus será demonstrado ao vivo no Salão de Moscow — ou seja: vai rolar uma sessão de destruição automotiva que a gente adoraria ver!

 

 

 

Matérias relacionadas

Mercedes lança três novos AMG no Brasil de uma só vez

Leonardo Contesini

Crazy Cart XL Racing: Quem precisa de uma pista de corrida quando se tem uma loja de brinquedos?

Dalmo Hernandes

Um Mustang com 735 cv feito de fibra de carbono: conheça o Galpin-Fisker Rocket

Leonardo Contesini
error: Direitos autorais reservados