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Briga de família: como o Golf R se sai contra o Seat León Cupra 280, recordista de Nürburgring?

Com 300 cv, não há dúvida de que o Golf R é um dos hatches mais hot da atualidade. Mas será que 20 cv a mais e tração integral são suficientes para garantir que ele seja mais rápido do que o Seat León Cupra 280, recordista de Nürburgring? É o que o pessoal da Autocar responde neste vídeo.

OK, sabemos que o Seat León Cupra 280 perdeu o posto para o Renault Mégane Trophy-R no mês passado, mas não podemos ignorar seu recorde conquistado em março, quando ele se tornou o primeiro carro de tração dianteira a percorrer o ‘Ring  em menos de oito minutos (7:58,4). É um carro absurdamente rápido.

Para testar ambos os carros, a Autocar colocou o Golf R e o León Cupra para uma corrida no autódromo de Cadwell Park, no Reino Unido (aquele mesmo, com o salto na curva). O editor Steve Sutcliffe começou ao volante do VW com o Seat na sua cola, e depois trocou de lugar com o piloto do León. O que aconteceu? Bem, primeiro assista ao vídeo:

Além da plataforma MQB, Golf e León compartilham mais coisas: o motor é o mesmo TSI de 1.984 cm³ turbo com injeção direta, a transmissão é a mesma DSG de seis velocidades. Só que o sistema de tração integral do Golf acrescenta mais de 74 kg ao VW, que pesa 1.495 kg contra 1.421 kg do Seat. E, pelo visto, isso faz toda a diferença.

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As especificações técnicas dizem que o Golf é mais rápido em linha reta, atingindo os 100 km/h em 4,9 segundos enquanto o León leva 5,7 segundos — o que faz todo o sentido: enquanto as rodas dianteiras do Leon procuram a tração, o Golf já salta agarrando o piso com suas quatro rodas. Ao volante do Golf, Sutcliffe não encontra nada que indique que, nas curvas, a situação se reverta: o Golf R fica à frente do Cupra o tempo todo (embora o hatch espanhol o acompanhe bem de perto). Mas, ao pegar o Leon, ele muda de ideia rapidinho.

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No asfalto sinuoso e seco de Cadwell Park, o Seat passa a impressão de ser mais rápido e de atacar melhor as curvas — 74 kg mais leve na balança e com entre-eixos 4 cm mais curto (2,59 m, contra 2,63 m do Volks), o Cupra trabalha com menor inércia e tem um conjunto mais propício para os raios apertados deste autódromo. Sutcliffe claramente se diverte mais no Seat, além de ver por si mesmo o quanto este carro consegue se aproximar do Golf — e, em determinado momento, quase o ultrapassa. Contudo, o jornalista observa que em uma situação diferente — em uma pista molhada, por exemplo — a tração do Golf seria, sim, uma boa vantagem. Isso sem mencionar que a diferença seria menor em um autódromo com menos curvas de baixa e mais de média e alta velocidade.

Como nenhum dos dois é vendido no Brasil, podemos perguntar sem medo: você ficaria com o Golf R ou com o Seat León Cupra 280?