A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Caminhão monstro, limusine, hovercraft: a incrível coleção de DeLoreans modificados de Rich Weissensel

Todos os dias Rich Weissensel trabalha como engenheiro de software. Nas horas vagas, contudo, ele faz o que muitos entusiastas dariam qualquer coisa para fazer — ele cuida dos DeLorean DMC12 de sua coleção. Mas não é uma coleção qualquer: todos os carros de Rich são radicalmente modificados. E ele já está nessa há quase 15 anos!

Talvez você já tenha visto o trabalho dele, talvez não — o fato é que Rich é uma figura conhecida entre os fãs do esportivo de aço feito por John DeLorean que se tornou um ícone cultural para fãs de carros, fãs de cinema e fãs das duas coisas. E foi o próprio John DeLorean quem inspirou Rich, segundo ele próprio contou ao Barcroft TV.

“Encontrei John DeLorean em um encontro de DeLoreans em 2000, mostrei para ele alguns sketches e disse que queria construir alguma coisa”, Rich conta. “Ele deve ter achado que era meio maluco, mas me disse ‘se você acha que consegue fazer, faça'”. Dois anos depois, ele tinha três de seus projetos prontos — e o primeiro deles foi o caminhão monstro, que ele chama de “D-Rex”.

O D-Rex levou apenas um mês para ser feito, usando como base o chassi de um Chevrolet K5 Blazer — SUV baseado na picape Silverado que, por aqui, conhecemos como Grand Blazer — e a carroceria de um DeLorean que estava bem judiado pelo tempo. Na verdade todos os projetos de Rich partem de DeLoreans “irrecuperáveis” — carros com danos extensivos na carroceria ou problemas mecânicos que dificilmente voltariam à sua originalidade. “Não quero tirar nenhum DeLorean em bom estado da população, por isto escolho estes carros.” Entrar em sua garagem é como visitar um cemitério de DeLoreans — a diferença é que eles só estão esperando para ganhar uma vida nova!

deloreans (1)

 

Usando componentes fabricados por conta própria e outros encontrados em eventuais visitas a ferros-velhos e buscas na Internet, Rich já criou, com suas próprias mãos, um DeLorean conversível, um conversível, uma réplica da Máquina do Tempo de Doc Brown (obrigatória, para dizer o mínimo), um hovercraft e até uma limusine — que tem três pares de portas asa-de-gaivota totalmente funcionais, algo que Rich acredita ser exclusividade dele — por boa razão: “É muito difícil alinhar as portas e fazer tudo funcionar direito”, ele conta.

Nestes 14 anos, Rich já apareceu em vários programas de TV — o vídeo abaixo, por exemplo, é do programa Monster Garage, que foi exibido entre 2002 e 2006 no Discovery Channel. E, para os aficionados, há um detalhe interessante — logo no começo do vídeo aparece um DeLorean DMC-12 vermelho exatamente como aquele que foi encontrado depois de passar 31 anos esquecido em um galpão.

Isto nos deixa um pouco mais inclinados a acreditar que a história sobre os DeLorean pintados de vermelho pela fábrica para testar a resistência da carroceria à corrosão é verdadeira. Será mesmo?

De qualquer forma, o DeLorean DMC-12 é um ícone cheio de fãs radicais e, para alguns, o trabalho de Rich pode ser até uma agressão ao DeLorean? Nós, por outro lado, sinceramente achamos que o que ele está fazendo é incrível:pegar DeLoreans que provavelmente jamais seriam restaurados e dar a eles uma nova chance de impressionar as pessoas por onde quer que passem — como todo DeLorean faz.

Matérias relacionadas

Honda NSX: um carro que guardo no coração – por Gordon Murray

Leonardo Contesini

Os carros mais legais que você pode comprar gastando entre R$ 110 mil e R$ 160 mil – Parte 1

Dalmo Hernandes

Os revestimentos internos mais inusitados já colocados em automóveis

Dalmo Hernandes