A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Automobilismo Virtual

Campeonato online de Project CARS, Live for Speed com retrovisores 3D, Barbagallo no rFactor 2 e mais!

Caros pilotos virtuais! Bem vindos ao SimRacer House, a nova seção semanal do FlatOut integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro – do Gran Turismo ao iRacing, do Forza ao Assetto Corsa! Notícias, lançamentos de mods, softwares e hardwares (de volantes a placas de vídeo), atualizações, campeonatos, recordes, você irá encontrar tudo aqui. Acelere conosco!

banner_flatout_3wide

 

Project CARS e Ginetta lançam Campeonato Online

ginetta

Slightly Mad Studios e Ginetta Cars lançaram uma nova grande competição de eSports: Ginetta X Project CARS eSports Cup. O Project CARS tem sido o primeiro jogo de corrida a abraçar completamente o movimento de esportes eletrônicos, iniciando competições regulares em cooperação com a ESL assim como com outros organizadores.

As atividades de eSports ganham força com um campeonato apoiado por uma fabricante como o Ginetta X Project CARS eSports Cup que permitem aos pilotos virtuais competir por prêmios em dinheiro (5 mil libras, mais de R$16 mil em conversão direta) usando de Ginetta GT3 e carros da classe GT4 no jogo.

Os pilotos virtuais podem se registrar aqui. O registro se encerra em meados de Novembro quando o primeiro das 3 fases do torneio começa. O campeonato é aberto a todos os pilotos de Project CARS, independente da plataforma. Para mais informações, acesse aqui (em inglês).

E para se preparar, os pilotos virtuais podem desafiar Charlie Robertson, campeão da European Le Mans Series, em Oulton Park a bordo de um Ginetta G55 GT3 com o tempo de 1:18,062. Veja abaixo a volta rápida dele!

 

Live for Speed traz novos retrovisores completamente 3D

mirror3d

 

Sabe quando você anda no simulador e percebe algo fora do lugar, mas não percebe o que exatamente? A resposta para essa sensação às vezes se encontra em detalhes por vezes ignorados como os retrovisores. Pensando nisso, a equipe de desenvolvimento do Live For Speed lançou uma nova versão do simulador melhorando os retrovisores de maneira significativa.

A partir da versão 0.6Q, pontos de vistas separados (um princípio básico para reprodução de imagens 3D) são usados para reproduzir o campo de visão dos retrovisores, permitindo aos pilotos visualizar o próprio carro em seu espelho. Com isso, a experiência na utilização dos cada vez mais populares óculos de realidade virtual ganha um aspecto mais fiel à própria realidade.

Além disso, foram feitas pequenas atualizações em alguns carros para melhorar a visibilidade dos espelhos e uma série de outras modificações para deixar o retrovisor mais próximo ao real. Já graficamente, a percepção das sombras de objetos próximos foi melhorada, assim como a luz foi retrabalhada em todo o ambiente.

Por fim, a usabilidade da visão livre ganhou algumas funcionalidades novas, juntamente com melhoras nos controles, force feedback, traduções e algumas correções menores.

Veja abaixo a demonstração do GamerMuscle utilizando um Oculus Rift no segundo simulador a utilizar retrovisores completamente 3D (o iRacing foi o primeiro a trazer essa funcionalidade para o universo da simulação de corridas).

 

Barbagallo Raceway chega ao rFactor 2

barbagallo

Nibiru lançou sua versão virtual 0.9 de Barbagallo Raceway para rFactor 2. Originalmente criado por Darren Blythe para Assetto Corsa, a pista foi retexturizada usando os padrões da ISI para o rFactor 2.

Nessa versão, os pilotos virtuais terão todas as características do simulador à disposição para explorar os 2 layouts (longo e curto) da pista australiana. Além disso, a simulação dos reflexos do piso molhado, dinâmica de luz, animação de objetios, etc.

Localizado na Austrália, Barbagallo Raceway é palco de diversas disputas épicas da V8 Supercars. A pista tem 2.400 metros e 7 curvas. Confira abaixo o trailer de divulgação da pista, que você pode baixar nesse link.

 

Novo trailer do WRC  6 revela os Super Special Stages

wrc6

A Big Ben Interactive lançou 2 trailers do WRC 6 mostrando os Super Special Stages e um Modo de Tela Dividida.

Diferente os Stages normais, os Super Special Stages são competições entre 2 carros correndo em circuito fechado, normalmente com layout tipo um 8, um contra o outro. Algo que costumamos ver na Corrida dos Campeões. Tudo com o objetivo de tornar o rally uma experiência mais impactante aos expectadores.

Um ponto interessante é a possibilidade de disputar uma corrida com seu amigo dividindo a tela na vertical, no qual cada um controla um carro de um lado da tela. Nos estágios normais (do Ponto A para o Ponto B), é possível ver que os carros não terão contato no jogo, pois a posição do seu adversário é convertido em um ghost em tempo real. Mas também será possível competir em Super Estágios Especiais. Tudo com a possibilidade de tirar onda com seu amigo pé-de-breque cara a cara!

WRC 6 será o segundo jogo de rally desenvolvido pela Kylotonn Games. Como de costume, WRC 6 conterá todos os carros e pilotos da temporada atual da WRC.

Depois das críticas recebidas no WRC 5, a Big Ben promete trazer várias melhorias, tais como estágios mais estreitos e mais longos. Lembrando que WRC 6 sairá para Xbox One, PlayStation 4 e PC/Steam em Outubro.

 

Nota: A Comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil possui diversos Clubes e Ligas independentes. Neste espaço, iremos divulgar o máximo possível os campeonatos online e eventos realizados seguindo uma ordem alfabética nos resumos e uma ordem cronológica na agenda de eventos. Qualquer Clube, Liga, Equipe e Piloto Virtual pode nos enviar seu release para [email protected] para divulgarmos semanalmente aqui no Flatout.

 

Estevão Diniz se destaca na Copa de Marcas do 3Wide

marcas_bu

Na última segunda feira foi realizada a 2ª Etapa da Copa de Marcas do 3Wide na representação virtual do circuito de Buenos Aires. Com ausências importantes no grid, foi a oportunidade de ouro para Estevão Diniz se consolidar na liderança da Categoria A para manutenção do título em suas mãos.

Com um início de prova no qual foi pressionado por Bruno Povoa, o goiano voador contou com o enrosco dos seus principais concorrentes no meio do pelotão e com a escuderia do professor Retek para abrir diferença e vencer na primeira bateria. Para facilitar, os pilotos da Alfa Racing Team ainda fizeram o pitstop fora da janela obrigatória e foram punidos com a perda de pontos.

Após a neutralização da corrida, foi a vez de Adriano e Osni protagonizarem uma disputa pixel a pixel pela vitória na Categoria A. No fim, Adriano levou a melhor e conseguiu diminuir o prejuízo da equipe na Etapa.

Já na Categoria B, Anderson manteve a estratégia eficiente e ainda contou com a desconexão de seu principal adversário na disputa do título, Eliam Junior. Destaque para Alexandre Pereira, da FIBA Racing, que voltou a vencer no 3Wide na segunda bateria.

Na Tabela do Campeonato, Estevão lidera com folga na Categoria A, enquanto Adriano Martins, Jackson Douglas, Edgard Mesquita, João Junior, Bruno Povoa, Andre Retek e Osni Kniess estão separados por apenas 9 pontos. Já na Categoria B, Anderson Benate lidera por apenas 2 pontos de vantagem sobre Luciano Cruz. Com a desconexão, Eliam Junior caiu para 3º, mas segue vivo na disputa.

 

Calendário ao Automobilismo Virtual Brasileiro

14 de Setembro – Quarta

15 de Setembro – Quinta

16 de Setembro – Sexta

17  de Setembro – Sábado

18 de Setembro – Domingo

19 de Setembro – Segunda

20 de Setembro – Terça

Matérias relacionadas

Forza Motorsport 7, Gran Turismo Sport e volante T-GT Racing da Thrustmaster ganham datas de lançamento e as novidades do The Crew 2

Andrei Fonseca

Porsche 911 RSR no iRacing, novo controlador Blu32 BLE, gRally na Steam Early Access e mais!

Andrei Fonseca

Interlagos confirmado em GT Sport, clássicos brasileiros no Automobilista e iRacing com pitstop animado e mais!

Andrei Fonseca