A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Automobilismo Virtual

Campeonatos de Gran Turismo Sport sancionados pela FIA, a primeira equipe profissional de Automobilismo Virtual, pilotos da F-E em corridas virtuais e mais!

Caros pilotos virtuais! Bem vindos ao SimRacer House, a nova seção semanal do FlatOut integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro – do Gran Turismo ao iRacing, do Forza ao Assetto Corsa! Notícias, lançamentos de mods, softwares e hardwares (de volantes a placas de vídeo), atualizações, campeonatos, recordes, você irá encontrar tudo aqui. Acelere conosco!

banner_flatout_3wide

 

FIA sancionará 2 campeonatos de Gran Turismo Sport

fia-gt-digital-license

O Gran Turismo Sport terá dois campeonatos mundiais sancionados pela FIA, a Federação Internacional de Automobilismo: Nations Cup, no qual o piloto representa seu país, e a Manufacturers Cup, para quem quiser competir em nome de alguma marca.

Sabe o que isso significa? Que essa competição terá o mesmo status e reconhecimento, pelo menos perante a nata do automobilismo, da Formula 1 e do Mundial de Endurance. Exagero? Espere para ver a entrega dos troféus no jantar de gala da FIA com um piloto da F1 e um virtual lado a lado.

Agora a hora de explodir seu cérebro. Além disso, os melhores pilotos do Gran Turismo Sport ganharão o chamado FIA Gran Turismo Digital Race License, uma licença oficial da FIA que autoriza seu portador a competir em qualquer competição de automobilismo. Claro que as coisas não serão tão simples assim, ainda mais se falando de Brasil, CBA, burocracia etc. De qualquer forma, Gran Turismo Sport chega ao mercado em Novembro. Já começou a treinar?

 

Darren Cox lança uma equipe profissional de Automobilismo Virtual

cox2

 

Darren Cox, gerente de marketing, diretor global da divisão de automobilismo da Nismo e fundador da GT Academy, anunciou o lançamento da primeira equipe profissional de Automobilismo Virtual no mundo: eSPORT+CARS Virtual Racing Team.

Depois do sucesso da GT Academy na revelação de jovens talentos como Lucas Ordonez, Jann Mardenborough, Wolfgang Reip e Gaetan Paletou, Darren Cox busca um novo desafio na aproximação dos milhares de fãs do automobilismo real e os praticantes do automobilismo virtual. Para Darren Cox, a eSPORT+CARS Virtual Racing Team é o primeiro passo para a profissionalização do automobilismo virtual no mundo, tal como a Red Bull fez para os esportes radicais ao promover uma série de eventos e investir na formação de diversas equipes e atletas.

Segundo ele, pesquisas nos Estados Unidos (país dos esportes com milhares de regras) mostram que jovens entre 18 e 35 anos tem se aproximado mais do Futebol (o nosso da bola redonda mesmo) primeiro por meio dos jogos eletrônicos. Esse é um dos motivos do crescimento assustador da MLS (a liga de Futebol nos Estados Unidos). Dessa forma, os norte-americanos tornam o novo esporte para eles familiar para seu público. Algo que é preciso ser feito também para o Automobilismo, visto que hoje o esporte a motor não mais é o sentar e acelerar de antigamente. Muito da queda da audiência se passa pelo grau de complexidade atingido nas corridas, o que o afasta do público mais leigo que tem dificuldade de entender o que se passa no autódromo.

Darren Cox lançou a equipe que conta com pilotos competindo tanto em consoles e PCs, usando Forza Motorsport 6, GT Sport, rFactor e Project Cars e já tem a parceria da equipe de endurance britânica Greaves Motorsport, claramente focada na captação de novos jovens pilotos talentosos.

Mas nem tudo é perfeito. Uma crítica que Darren Cox recebe, desde o início da GT Academy, é referente à escolha das plataformas de simulação. Para muitos, simuladores como rFactor 2 e outros seriam os mais indicados para a formação de novos pilotos profissionais. Já os títulos focados nos consoles como Forza Motorsport 6, GT Sport e Project Cars são vistos como arcades e mais distantes para se chegar ao padrão profissional exigido no automobilismo real.

De uma forma ou de outra, o Automobilismo Virtual vai ganhando status de e-sport mundo afora.

 

Kartkraft divulga novas screenshots

kartkraft

O Studio Black Delta publicou várias screenshots em sua fanpage do primeiro simulador focado exclusivamente nos karts. As imagens mostram karts altamente detalhados competindo nas representações virtuais de Geelong Kart Club‬, ‪‎GoKart Club Of Victoria‬ e ‎Paul Fletcher International em condições de pista seca e molhada.

Kartkraft promete ser um simulador hiper realista com destaque para a física dos pneus, flexão do chassi, pistas escaneadas a laser e (pasmem!) um modo sandbox, no qual o jogador/piloto é livre para interagir com o cenário como quiser, uma novidade no universo dos simuladores de corrida. O Kartkraft será lançado em breve para Acesso Antecipado nas versões PC e Consoles. Degustem na fanpage do simulador clicando aqui!

 

Formula E colocará pilotos virtuais e profissionais lado a lado

e-prix

Na divulgação do calendário para Temporada 2016/2017, uma novidade chamou a atenção dos Simracers: depois da inclusão dos simuladores como parte da programação nos eventos da Formula E, a 3ª Etapa da próxima temporada, que acontece em 7 de janeiro em Las Vegas, terá uma corrida que colocará os pilotos da categoria e cinco fãs lado a lado em um grid virtual. Eles competirão nos simuladores que serão montados no local do evento e a corrida será realizada como prévia da corrida oficial, obviamente que não contando pontos para o campeonato regular.

Já pensou você disputando uma corrida contra pilotos profissionais? Enquanto isso, no Brasil… Bom, quando as categorias daqui irão fazer isso por nós? Por enquanto, isso só é possível online. Alguns pilotos brasileiros competem em algumas categorias de campeonatos realizados por ligas e clubes independentes. Falando nelas…

 

Nota: A Comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil possui diversos Clubes e Ligas independentes. Neste espaço, iremos divulgar o máximo possível os campeonatos e eventos realizados seguindo uma ordem alfabética nos resumos e uma ordem cronológica na agenda de eventos. Qualquer Clube, Liga, Equipe e Piloto Virtual pode nos enviar seu release para [email protected] para divulgarmos semanalmente aqui no Flatout.

 

3WideClub segue com as disputas equilibradas na Temporada 2016/2

3wide1

Nesta temporada, o 3Wide organiza apenas 2 campeonatos utilizando apenas o Game Stock Car Extreme, cada um deles divididos em duas classes. Após 3 rodadas, Cadu Maciel domina nas categorias principais, enquanto que Pedro Zaboroski Jr, Eliam Junior e Andre Retek lutam para se manter no topo nas categorias de acesso.

A Lancer Cup tem a liderança de Cadu Maciel na Classe RS, 13 pontos a frente de Estevão Diniz. Adriano Martins, Gefferson Pereira e João Junior completam a briga pelo Top 5. Na Classe R, Pedro Zaboroski Jr lidera com apenas 8 pontos de vantagem sobre o estreante Eliam Junior. Jozimar Matias, André Machado e Andre Retek vem logo atrás no Top 5.

A Copa de Marcas tem o domínio ainda maior de Cadu Maciel na Categoria A. 11 pontos a frente de Gefferson Pereira, que briga ponto a ponto com Bruno Povoa e Adriano Martins pelo Top 3, com Pablo Bauer correndo por fora 4 pontos atrás. Na Categoria B, Eliam Junior e André Retek dividem a liderança com 60 pontos, 9 a mais que Alessandro Carmo, que por sua vez tem apenas um ponto de vantagem sobre Alexandre Pereira, que também tem um ponto de vantagem sobre Pedro Zaboroski Jr, fechando o Top 5.

A próxima rodada do 3Wide terá como palco a representação virtual de Cascavel e começa segunda, com a Copa de Marcas, a partir das 21h45, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

 

F1BC chega a metade da Temporada 2016/2

f1bc1

Com 11 campeonatos em andamento nessa Temporada, a F1BC tem campeonatos para todos os gostos, utilizando o Game Stock Car Extreme, Automobilista e iRacing.

Na Formula Pro, domínio de Renan Barbosa e sua equipe, Masch Team. Renan lidera o campeonato desde o início e agora tem 19 pontos de vantagem sobre Anderson Roberto. Entre as equipes, a Marsch tem 71 pontos de vantagem sobre a Racing 4Fun. Já na Formula Light, Thiago Amado assumiu a liderança na segunda etapa e vem ampliando a vantagem sobre Leandro da Silva. Entre as equipes, a briga segue polarizada entre KAMF Racing e Marsch Team.

Na Indy Pro, apenas 8 pontos separam os 6 primeiros colados, com vantagem para Thiago Peres, que lidera o campeonato mesmo sem qualquer vitória até o momento. Deco Guimarães, Sergio Rodrigues, Alberto Ribeiro e Adriano Fraporti se mantem vivos na disputa. E na Indy Light, Sergio Rodrigues lidera com folga a frente de Andre Cozza. Domínio também presente entre as equipes com a Sinister Race Team 2 23 pontos a frente da Racing 4Fun.

Na International Pro, Luís Santos lidera com 7 pontos de vantagem sobre Diogo Garcia enquanto que por equipes, a Marsch Team tem 30 pontos de vantagem sobre a KAMF Racing. Na International Light, Erick Goldner tem 10 pontos de vantagem sobre Diego Tauyr, que assumiu a vice-liderança após a etapa de Montreal. Entre as equipes, domínio do sexteto dos dois times do Clube do Volante.

Na National Pro, Alexandre Ruiz assumiu a liderança na 3ª Etapa realizada na representação virtual do anel externo de Brasília e tem 13 pontos de vantagem sobre Tadeu Costa. Entre as equipes, domínio do trio da Ghost Racer. Na National Light, Fellipe Porto também assumiu a liderança na 3ª Etapa e lidera o campeonato com 8 pontos de vantagem sobre Luiz de Melo. Entre as equipes, o Clube do Volante tem 25 pontos de vantagem sobre a Pehzinho Racing 2, que já se vê ameaçada pelos times da Alliance SimRacing.

Na Sportscar Light, Gustavo Longhi lidera com 42 pontos de vantagem sobre Roberto Schneiders. Já entre as equipes, a dupla da Alliance SimRacing tem a liderança ameaçada pelo trio da Racing 4Fun e a diferença é de apenas 6 pontos.

Na Touring Pro, Victor Bueno tem 30 pontos de vantagem sobre Guilherme Fargnolli, enquanto que entre as equipes, os times da Grip Racing estão no topo da Classificação. Na Touring Light, Rafael Sousa assumiu a liderança na última etapa realizada na representação virtual do circuito de Spielberg e tem 7 pontos de vantagem sobre o ex-líder Arthur Targa. Entre as equipes, a Hattrick Racing lidera com 37 pontos sobre a Sim-Force Sim Racing.

 

Equipe R2GT consegue bom resultado na OnWheels TV DTM Series

r2gt1

No dia 29 de Junho tivemos a 4ª Etapa da OnWheels TV DTM Series, em Norisring, realizada pela Raceroomers. Essa etapa contou com as mais eletrizantes brigas de posições e em particular uma grande participação dos representantes da R2GT, Andre Petrini e Daniel Muniz.

Apesar de se qualificar na 10ª posição na 1ª Bateria, Andre conseguiu se salvar do acidente da primeira curva e já conseguira subir para 7° colocado e com frieza e habilidade realizou uma bela recuperação até alcançar a 2ª colocação. Daniel Muniz, por outro lado, teve um trabalho mais complicado ao não se classificar em boa posição e acabou largando na 22ª colocação. Depois de diversos problemas, abandonou antes do final da corrida.

Já na 2ª Bateria, as coisas melhoram para os dois pilotos da R2GT com Andre Petrini se qualificando em 2° e Daniel Muniz em 4°. Andre Petrini não largou muito bem e acabou perdendo uma posição. Com uma gradativa perda de rendimento, caiu até a 4º e optou em antecipar seu pit stop para aproveitar a pista livre no retorno e se recuperar. Com a mudança na estratégia, Andre alcançou a 3ª colocação. Já Daniel Muniz também não conseguiu largar muito bem e na primeira curva ficou preso dentro de um acidente, o que fez ele cair para a 9ª colocação. Mas com a faca nos dentes, protagonizou brigas de tirar o fôlego como um disputa tripla pela 6ª colocação faltando menos de 15 minutos para o fim da corrida. No fim, Daniel chegou em 7º lugar.

 

Calendário ao Automobilismo Virtual Brasileiro

6 de Julho – Quarta

  • 20h30 – F1BC – International Light @ Spielberg Vint – Ao Vivo
  • 22h00 – iRacing Brasil – iAnalyze Truck Series @ Daytona – Ao Vivo
  • 22h30 – F1BC – International Pro @ Spielberg Vint – Ao Vivo

7 de Julho – Quinta

8 de Julho – Sexta

  • Nenhum evento agendado

9 de Julho – Sábado

  • 17h30 – Liga LGM – IndyCar LGM Series @ Kentucky
  • 19h30 – F1BC – Formula Light @ Spielberg – Ao Vivo

10 de Julho – Domingo

11 de Julho – Segunda

12 de Julho – Terça

Matérias relacionadas

Brasileiro faz história nos simuladores, atualizações no GT Sport e Forza Motorsport 7 e mais!

Andrei Fonseca

Porsche encerrará exclusividade com EA, RaceRoom recebe correções, Destruction Derby no 3Wide e muito mais!

Andrei Fonseca

DRM Revival no Assetto Corsa, beta test no F1 2018, updates em GT Sport e mais!

Andrei Fonseca