A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Humor Projetos Gringos

Capitão América ou Homem de Ferro? Batman ou Superman? Não importa: estes são os carros que eles teriam!

Nos últimos anos, a cultura pop viu reacender o interesse da galera por super-heróis e heroínas dos quadrinhos — especialmente da Marvel e da DC, as duas maiores editoras de quadrinhos do planeta. São sagas que estão por aí desde as décadas de 1950 e 1960 e acumulam fãs de várias idades. Graças à magia do cinema, porém, uma nova legião de fãs apareceu. E, agora, com a ajuda da Internet, debates acalorados acontecem todos os dias entre os fãs que defendem seus heróis favoritos.

Aliás, mais recentemente as franquias de super-herói resolveram colocar seus personagens mais emblemáticos em “equipes” que degladiam-se nas telonas — o duramente criticado “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” (Batman vs Superman), que ainda está em cartaz; e “Capitão América: Guerra Civil” (Captain America: Civil War), que fará sua estreia mundial no dia 28 de abril; são dois grandes exemplos. É só dar uma vasculhada nas redes sociais para encontrar quem defenda com unhas e dentes, apresentando argumentos e entrando em discussões infindáveis, seus heróis favoritos. Isto se você não for um dos que o fazem! Aliás, diz aí: #TeamCap ou #TeamIron?

Entrando na brincadeira, os caras do site britânico CarWow, especializado em consultoria para quem quer comprar um carro, decidiram escolher quais seriam os carros reais que os super-heróis da Marvel e da DC teriam. Não é uma análise científica que deve ser levada à sério, claro, mas a gente há de convir que algumas escolhas fazem bastante sentido. Claro, as customizações extravagantes são mais a cara dos heróis dos anos 1980, mas ainda assim ficou divertido. Vamos dar uma olhada neles?

 

Batman – BMW M2

carros-dos-herois (1)

O Batmóvel nunca foi um carro pequeno — aliás, a gente fez uma bela retrospectiva das diferentes versões do carro do Homem-Morcego há algum tempo. Do extravagante Lincoln Futura da série clássica até o robusto Tumbler da trilogia de Christopher Nolan, o Batmóvel sempre foi um carro grande, potente, imponente e cheio de tecnologia. Por que, então, em vez de um M5 ou M6, o Batman escolheria o menor e mais novo representante da família Motorsport?

Porque ele é o Batman, horas! Um dos poucos super-heróis que não têm poderes especiais além de um intelecto privilegiadíssimo e muita grana poderia muito bem curtir bons momentos ao volante do pequeno e ágil M2, que não precisa de um motor V8 biturbo de quase 600 cv para divertir: basta o seis-em-linha biturbo de três litros e 370 cv do M2, que é capaz de levá-lo até os 100 km/h em 4,2 segundos. O tamanho compacto e o belo acerto de suspensão fazem o resto do trabalho. De preferência, com câmbio manual de seis marchas.

Agora, se você tem boa memória, vai lembrar que há uma ligação histórica dos BMW com o Batman. Sim, estamos falando do cupê 3.0 CSL. Com um seis-em-linha de 3,5 litros e mais de 400 cv acoplado a uma caixa manual de cinco marchas da Getrag, o 3.0 CSL venceu todas as edições do Campeonato Europeu de Turismo entre 1975 e 1979 e deu origem a um dos especiais de homologação mais legais do mundo, apelidada de “Batmóvel” por causa do seu kit aerodinâmico. Aliás, as modificações realizadas no M2 do Batman até remetem ao 3.0 CSL, você não acha?

 

Superman – Bugatti Chiron

carros-dos-herois (2)

Um dos super-heróis mais tradicionais do planeta ganhou um dos mais novos hipercarros do mundo: o Bugatti Chiron, aguardado sucessor do Veyron. O motor continua sendo o W16 de oito litros com quatro turbos e dez radiadores, porém agora com 1.500 cv e capacidade para chegar a pelo menos 420 km/h. O velocímetro marca até 500 km/h!

Agora, nosso instituto de pesquisas para assuntos relacionados a super-heróis descobriu que 83% dos fãs do Batman acham que o Super-Homem jamais venceria o Cavaleiro das Trevas, mesmo com uma vantagem de mais de 1.200 cv. Claro, também existem 83% de chances de esta estatística ter sido inventada, mas tudo bem.

 

Capitão América – Shelby GT350R

carros-dos-herois (4)

‘MERICA! Era óbvio que o super-soldado do exército americano teria um possante patriota. A nova geração do Mustang tem a missão de popularizar o muscle car por todo o planeta — especialmente na Europa — e, para isto, abandonou o visual retrô (sem perder a personalidade) e, pela primeira vez, traz suspensão traseira independente, além de voltar a oferecer uma versão com motor quatro-cilindros turbo (o Ecoboost de 2,3 litros, que também equipa o Ford Focus RS).

No entanto, se tratando do Capitão América, nada mais justo que dar a ele a versão mais selvagem do Mustang de sexta geração. Ou seja: ele teria um Shelby GT350R, versão com apelo de pista que é movida por um V8 de 5,2 litros com comando duplo nos cabeçotes, virabrequim plano (como nos motores italianos, que permite uma faixa de rotações muito mais ampla) e capacidade para entregar 533 cv a 7.500 rpm (o limite de giro é  8.200 rpm). Claro, a decoração não podia ficar sem o icônico escudo do Capitão América.

 

Iron Man – Chevrolet Corvette Z06

carros-dos-herois (5)

A maior rivalidade do momento, obviamente, teria que ser reproduzida aqui. Assim, o Homem de Ferro acabou ficando com outro superesportivo genuinamente americano — o Chevrolet Corvette Z06. Seu motor V8 de 6,2 litros supercharged entrega nada menos que 638 cv e leva o carro aos 100 km/h em três segundos cravados.

Os caras do Carwow disseram que, provavelmente, ele colocaria um reator arc no lugar do motor V8 — do mesmo tipo que salvou sua vida, aumentou sua inteligência e permitiu que ele construísse sua armadura invulnerável. A gente, por outro lado, prefere acreditar que Tony Stark simplesmente enjoou de tanta tecnologia de ponta em seus carros e preferiu algo mais old school. O que você acha?

 

Spider-Man – Ferrari 488 Spider

carros-dos-herois (6)

Além do fato de ser um supercarro italiano dos melhores — afinal, estamos falando da evolução de um carro que já era bom —, a Ferrari 488 Spider, bem, é uma Spider!  O V8 biturbo de 3,9 litros entrega 670 cv a 6.000 rpm, com 77,3 mkgf de torque a 3.000 rpm – exatamente 100 cv e 22,2 mkgf de torque a mais que a 458 Italia e seu V8 4.5 aspirado.

A gente até entende que o cabeça-de-teia tenha escolhido uma Ferrari: o cara sempre foi o herói mais humilde, que demorou até aprender a lidar com seus novos poderes em meio à pressão dos estudos, o amor mal-resolvido com Mary Jane, o outro amor mal-resolvido com Gwen Stacy, cuidar de sua tia May depois da morte do tio Ben… E ele raramente perde o bom-humor. O Homem-Aranha merece uma Ferrari, você não acha?

 

Deadpool – Ford Fusion

carros-dos-herois (8)

Cara, o Deadpool é, bem… o Deadpool. Sua cara desfigurada jamais tolheu seu sarcasmo, sua irreverência e sua vontade de sair por aí namorando todo mundo. Ele não é bem o tipo de cara que se preocuparia com um carrão — talvez, no máximo, um muscle car das antigas com visual gasto. Talvez seu Ford Fusion seja mais uma de suas ironias: Deadpool só escolheu o sedã que, para muita gente, tem cara de Aston Martin porque ninguém imaginava que ele fosse escolher um Fusion. Por outro lado, a frase “meu outro carro é sua mãe” escrita no para-choque traseiro combina muito com ele.

 

Wolverine – Audi R8

carros-dos-herois (7)

Em vez de se inspirar no Wolverine interpretado nos cinemas por Hugh Jackman, um cara mais obscuro e discreto, que prefere se manter nas sombras e só entrar em ação quando necessário, os caras do Carwow buscaram referência no clássico dos quadrinhos e dos desenhos da década de 1990, com seu extravagante uniforme amarelo e azul, garras de Adamantium na dianteira e… costeletas peludas nas side blades de um Audi R8.

Apesar de acharmos que o Wolverine combina mais com uma moto ou um muscle car, a gente aprova a escolha do R8 — afinal, Wolverine é um nômade e se daria muito bem com V10 de 618 cv. Mas também achamos que está na hora de raspar estas costeletas…

 

Hulk – Mercedes-AMG G63 6×6

carros-dos-herois (9)

Hulk esmaga, e tem um Mercedes-AMG G63 6×6 que esmaga também! Honestamente, quem tem um SUV descomunal, com seis rodas (e tração em todas elas) e um V8 biturbo de 5,5 litros e 544 cv quer mesmo chegar quebrando tudo. E ele ainda tem  eixos do tipo portal, entre-eixos de 3,1 metros, ângulo de ataque de 52° e pneus de 37 polegadas de diâmetro — dificilmente algo pode pará-lo. E a pintura verde com para-lamas roxos ainda combina muito bem com o gigante da Marvel.

 

Mulher-Maravilha – Lamborghini Huracán

carros-dos-herois (3)

Jato invisível? Que nada: a amazona agora pilota um Lamborghini Huracán. Seu motor V10 é exatamente o mesmo do Huracán, com 5,2 litros e 618 cv, mas o estilo italiano tem mais a ver com a elegância da heroína, que decidiu decorá-lo com as mesmas cores de seu uniforme, com direito ao logo “WW” no capô e uma “coroa” no para-brisa.

 

Aquaman – Toyota Mirai

carros-dos-herois (10)

Todo mundo gosta de sacanera o Aquaman só porque seu poder de comandar criaturas marinhas é supostamente inútil. De qualquer forma, o inovador Toyota Mirai cai como uma luva: seu motor é movido a célula de hidrogênio, cuja reação química produz eletricidade e… água, que sai pelo sistema de escape.

O visual verde-e amarelo reproduz as cores do uniforme o Aquaman, completo com escamas e barbatanas.

 

Enquanto isto, no Brasil…

Nós também temos nossos heróis. E eles andam de trenzinho.

Matérias relacionadas

BMW 2002 Clarion é a pura arte de se fazer um restomod

Dalmo Hernandes

F*CK CANCR: como um entusiasta usou seu Nissan GT-R para lutar até o fim contra um câncer terminal

Dalmo Hernandes

Por R$ 48 mil, este Opala V8 350 é um verdadeiro muscle car

Dalmo Hernandes