A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Carro do Darth Vader? Não: essa preparadora contra-ataca com um BMW M6 inspirado nos Stormtroopers

Não é de hoje que ouvimos o clichê que fala do “carro do Darth Vader” — algo que, aparentemente, começou na década de 1980 com o Buick GNX e acabou sendo usado para qualquer carro preto com visual de “vilão” desde então. Dito isso, a companhia búlgara Vilner bem que poderia ter transformado este BMW M6 conversível em mais um “carro do Darth Vader”, mas eles preferiram se inspirar no exército do maior representante do lado negro da Força: os Stormtroopers.

A Vilner existe há 15 anos, e é especializada em personalizações estéticas das mais caprichadas. Em seu site, a empresa diz que tem entre seus clientes a Brabus e a AC Schnitzer — estas sim, preparadoras de peso (é só lembrar do Brabus 850 Biturbo, um Mercedes-Benz Classe E com 148 mkgf de torque, caso você tenha esquecido).

bmw-storm (3)

Normalmente a Vilner se contenta com uma atualização básica no exterior e concentra a seus esforços no interior, criando verdadeiras obras de arte como o BMW Série 7 que postamos aqui há algum tempo — um carro de 16 anos que ganhou um interior moderno e caprichado, inspirado nos BMW atuais sem parecer deslocado.

Contudo, de vez em quando eles resolvem transformar ainda mais as coisas. O resultado são carros como o Stormtrooper, que ganhou uma cara totalmente diferente — e uma bela campanha de teasers com os personagens de Star Wars.

storm (1)

O visual do carro lembra bastante um modelo apresentado pela Vilner no ano passado, o Bullshark, baseado no cupê BMW 645Ci  — a Vilner aplicou todo um tratamento que atualizou as linhas da dianteira, com uma grade mais agressiva e faróis mais afilados. Se eles te lembram algum outro carro, é porque vieram mesmo de outro carro: o SUV Infiniti FX (que desde 2013 se chama QX70, enquanto a traseira projetada por Chris Bangle recebeu um facelift o mesmo facelift aplicado em 2007 à Série 6 E63, que foi fabricada entre 2005 e 2010.

Talvez você discorde, mas nós achamos o visual até que ficou interessante — considerando que este é um carro conceitual, inspirado na armadura branca dos Stormtroopers e no desenho de seus capacetes. O carro é todo branco com detalhes em preto na grade, nas entradas de ar no para-choque e nas laterais, e ganhou novas rodas de 20 polegadas, com bordas brancas e miolo preto.

bmw-storm (15)

Mas a Vilner, como já dissemos, é especializada em interiores e, por isso, ao entrar no Stormtrooper é que você vê o quanto eles conseguem transformar o lado de dentro das barcas alemãs. Os bancos foram revestidos com uma combinação de couro marrom e Alcantara que se repete por todo o interior, como revestimentos de porta e volante, e uma capota de couro Nappa marrom envelhecido. A fibra de carbono exposta também foi tingida de marrom.

bmw-storm (5)

O mais legal é que o padrão dos bancos remete ao desenho dos capacetes dos soldados do Império — talvez até mais do que o lado de fora, mesmo que não use as cores tradicionais das armaduras dos Stormtroopers.

bmw-storm (9)

Agora, se em termos de visual o Vilner Stormtrooper traz a mesma identidade do Bullshark, o mesmo não pode ser dito da mecânica: se o 645Ci tinha um V8 de 4,4 litros com preparação AC Schnitzer e 365 cv, o motor do novo carro é o sonoro V10 de cinco litros, 500 cv a 7.750 rpm e 52,9 mkgf de torque a 6.100 rpm, acoplado ao mesmo câmbio automático Getrag de sete marchas.

E aí, curtiu o trabalho da Vilner com o M6 Stormtrooper ou prefere que ele fique em uma galáxia muito, muito distante?

storm (2)

bmw-storm (11)

Matérias relacionadas

Estes são os melhores perfis automotivos do Instagram

Dalmo Hernandes

Alfa Romeo 156 Coloni S1: um monoposto de corrida disfarçado de sedã italiano

Dalmo Hernandes

3º Encontro Porsche 356/911: do Carrera RS 1973 ao monstruoso 918 Spyder!

Juliano Barata