A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Top

Os desenhos e quadrinhos que não são sobre carros, mas usam carros de verdade – parte 1

Entusiastas de todas as idades gostam muito quando carros são retratados em desenhos animados – você não precisa ser criança para apreciar a avalanche de car culture da série “Carros” ou viajar na overdose de eurobeat e drift que é “Initial D”.

Acontece que a gente estava pensando uma coisa aqui no QG do FlatOut: tanto a animação da Pixar quanto o icônico anime japonês exploram os carros como sua principal temática, e é natural que eles retratem os carros de forma fiel à realidade – “Carros”, com suas dezenas de referências gearheads escondidas; “Initial D”, com seu enredo galgado na cena de corridas ilegais do Japão no fim da década de 1990 e repleto de ícones do JDM, com direito a diversos detalhes técnicos do carros citados sem nenhum pudor.

Mas existem quadrinhos e desenhos animados que, embora não sejam sobre carros, por capricho de seus criadores também mostram os automóveis de forma realista. Mesmo que estejam longe de ser o tema central do enredo – na verdade, alguns passam bem longe disso. É deles que vamos falar agora!

 

Archer

i575702

Fala sério

Se você já topou com Archer enquanto zapeava pela Netflix e foi atraído pela sinopse, certamente não se arrependeu: trata-se de uma paródia animada hilária dos filmes de espião da década de 1960, que se passa em uma agência decadente chamada ISIS (é sério, e significa Internacional Secret Intelligence Service) e é cheia de piadas de baixo calão e situações absurdas.

“This is the car from Bullitt!”

Só que o aspecto de Archer que realmente chamou nossa atenção são os carros retratados. Além de serem muito bonitos e realistas, modelados em 3D com cel shading para ficarem com o aspecto de desenho animado, eles são muito bem selecionados e contextualizados.

i995957

Em uma entrevista ao Jalopnik, o criador de Archer, Adam Reed, diz que os carros são “uma forma de adicionar nuances à personalidade de um personagem, sem verbalizá-la”. Como Archer se passa em um pano de fundo que mistura as décadas de 1960 e 1970 (com diversas referências à cultura pop atual, just because), isto significa que o elenco automotivo é interessantíssimo, trazendo diversos clássicos que povoam garagens reais e imaginárias no mundo todo.

Não estamos exagerando: em Archer, você pode ver um Aston Martin V8 Vantage, que já foi o mais potente do mundo; um BMW Isetta; um Mazda RX-2 disputando drifts contra um Toyota AE86; ou um Dodge Challenger – todos reproduzidos detalhadamente, mesmo que estejam lá só para compor o cenário.

i885380

i477282 i477284 i301734 i584839 i575447

Reed é entusiasta e faz questão que os carros sejam retratados de forma verossímil. Mas, na hora de escolher quais exatamente que modelos aparecerão na tela, ele prefere deixar que sua equipe faça esta parte. Os modelos em 3D, na maioria das vezes, são adquiridos de empresas especializadas e inseridos pelos animadores, apenas com ajustes nas cores e detalhes menores. Nas cenas, porém, Reed é mais específico e faz questão de decidir qual e como será o automóvel escolhido.

 

Dragon Ball

Renault5Turbo(manga)

Se você cresceu na década de 1990, é claro que lembra das aventuras de Son Goku em busca das Esferas do Dragão na clássica franquia de Akira Toriyama. O pequeno nativo do planeta Vegeta vem parar na Terra em Dragon Ball e se torna o homem mais poderoso do universo em Dragon Ball Z – como todos sabem, Dragon Ball GT meio que não conta, pois não foi criado pelo autor original da série.

SOTDB1

Você deve lembrar daquele post que fizemos sobre a vez em que a turma de Goku encontrou Ayrton Senna. O que muita gente não reparou é nos carros para lá de entusiastas retratados no anime. Na imagem acima, Bulma – a melhor amiga de Goku que, anos mais tarde, se torna esposa do vilão (e depois anti-herói) Vegeta – está ao lado de seu Renault 5 Turbo, o hot hatch feito para homologar o protótipo do Grupo B. E o carro é da mesma cor do cabelo dela.

Em outros episódios você pode topar com um Dodge Challenger…

i575489

… um Austin Mini Cooper clássico…

i575501

…um Citroën 2CV…

i575488

… um Subaru 360, um dos primeiros carros da fabricante japonesa…

i575510

O carro de policia mais lento do planeta

… e até um Mercedes-Benz SL da geração R107.

i575499 (1)

E que tal um Triumph TR4?

i037494

Nos créditos de cada episódio, a turma toda aparecia a bordo de um Porsche 911 conversível da década de 1980:

i037495

Nos mangás, as coisas são ainda mais interessantes: Triumph e 911 reaparecem…

dragonball_car1 8c21d8be2109719832240a3833e22368

… e também um Reliant Scimitar, com sua dianteira em forma de cunha e faróis escamoteáveis que se levantavam da mesma forma que no Porsche 928.

The_Lost_Dragon_Ball

 

As Aventuras de Tintim

18bc1a821ea362bb613eca08f2622b6d

Tintim (em francês, escreve-se Tintin e pronuncia-se “Tantan”), o jovem aventureiro criado pelo cartunista belga Georges Remi Hergé é um jornalista de bom coração, curioso e perspicaz que resolve mistérios e enfrenta problemas com inteligência e observação, mas de vez em quando precisa se defender fisicamente e não faz feio. Ele foi criado em 1929 e, desde então, já apareceu em tirinhas de jornal, revistas em quadrinhos e até em um filme feito em 2011 e dirigido por Steven Spielberg.

Como Tintim está sempre viajando pelo mundo e passa muito tempo na estrada, os carros acabam aparecendo bastante em suas histórias, seja no papel ou na tela. Talvez por isto, os que aparecem sejam tão realistas e fieis ao período. Isto inclui alguns detalhes bastante específicos, como os frisos no capô do Citroën 2CV, que só apareceram nos primeiros anos de fabricação, e seu teto de lona:

E isto é só o começo: o site dardel.info compilou dezenas de carros que aparecem nas revistinhas, como o Citroën Ami:

Ami6-1

O obrigatório Fusquinha:

Tournesol13d

Um Bugatti de Grand Prix da década de 1930:

Amerique16

E só nesta imagem, temos um Porsche 356, um Alfa Romeo Giulietta, um DKW, um Isetta Velam, um Messerschmitt, um Mercedes 190SL e um Citroën DS, só para citar alguns:

Moulinsart1

No total, o site compilou quase 200 imagens de carros que aparecem nos quadrinhos. Vale a pena dar uma conferida!

 

Beavis & Butt-Head

i243470

Os adolescentes rebeldes, encrenqueiros, fãs de rock and roll e não muito inteligentes fizeram sucesso na MTV com suas piadas sujas, seu humor ácido e suas análises nada gentis de videoclipes. E, claro, com O Grande Cornholio, que Beavis incorporava sempre que tomava muito café e consumia muito açúcar:

I AM THE GREAT CORNHOLIO, GIVE ME T.P. FOR MY BUNGHOLE

Apostamos que você nunca reparou nos carros dos episódios, que eram bastante fiéis à realidade. Isto porque eles não eram superesportivos os carros com veia entusiasta, e sim carros dolorosamente comuns. Todo mundo iria reparar em uma Testarossa, mas ninguém lembra do Hyundai Excel, do Buick Century ou do Plymouth Volaré que apareceram em alguns episódios.

i881623 i495327 i243476

Este é o aspecto bacana de Beavis & Butt-Head em relação aos carros: o desenho se passa em um subúrbio americano, que poderia facilmente ser cheio de automóveis genéricos, mas os produtores escolheram usar carros reais.

 

South Park

i756666

Ainda mais ácido, mais irreverente e mais boca-suja que Beavis & Butt-Head, South Park é mais recente e ainda mais cultuado. E, graças ao estilo de animação que simula o uso de recortes de papel, os carros que aparecem são muitas vezes fotorrealistas, como este Lamborghini Gallardo.

i355598 (1)

Diferentemente de Beavis & Butt-Head, também, South Park traz uma história mais viajada e surreal, que muitas vezes dá abertura a carros mais exóticos, como a Ferrari Enzo.

i197736

 

Além disso, a série animada é produzida até hoje, o que garante um elenco cheio de carros modernos, como o Tesla Model S, o Prius ou o Cadillac Escalade.

 

Fate/Zero

i919127

Este aqui é mais obscuro, mas é bem legal. Fate/Zero é um mangá escrito por Gen Urobuchi e ilustrado por Takashi Takeuchi que conta uma história de ficção urbana, ação e romance que tem a ver com antigos artefatos e um torneio de magia. A história foi adaptada para anime e teve duas temporadas, exibidas em 2011 e 2012.

Fate Zero - 13 - Large 24

O fato de Fate/Zero ter relação com o game Fate/stay night, uma novela visual (gênero que consiste em ler diálogos e tomar decisões que influenciam na vida dos personagens) adulta para Windows e PlayStation 2, é só um detalhe. O que importa, para nós, é o belo Mercedes-Benz 300SL Gullwing que um dos protagonistas dirige em um episódio, com direito a cenas detalhadas do interior e do painel de instrumentos do carro:

Ele não é o único: Fate/Zero também mostra um Mercedes-Benz SL W113, um Golf GTI de primeira geração e um Impreza WRX bug eye:

i919136 i919133

Se sentiu falta de algum desenho, anime, mangá ou história em quadrinhos, não se preocupe: teremos uma segunda parte e estamos abertos a sugestões!

Matérias relacionadas

O ataque dos clones: os fora de série nacionais “inspirados” em modelos famosos – parte 2

Dalmo Hernandes

A suspensão adaptativa da Bose está de volta – e pronta para ser lançada no ano que vem

Leonardo Contesini

Os carros mais legais que você pode comprar gastando entre R$ 60 mil e R$ 75 mil – Parte 1

Dalmo Hernandes