A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Citroën C2 VTS: este raro pocket rocket francês está à venda no Brasil

Com o mercado dos hot hatches crescendo de variedade nos últimos tempos, muita gente tem se inspirado a comprar um carro compacto e esperto, bom para uso diário e que também divirta no fim de semana. Quer uma opção diferente? Este Citroën C2 VTS, à venda no Brasil, pode vir a calhar.

O Citroën C2 foi lançado na Europa em 2003 para, ao lado do C3, substituir o Saxo, que ainda era bastante popular, porém já sofria com a idade avançada do projeto (ele foi lançado em 1996). Se o C3, que também foi oferecido no Brasil, tinha como proposta ser um carro compacto e capaz de transportar uma família sem muito aperto, o C2 tinha como alvo jovens solteiros ou casais com perfil mais descolado – e sem tanta demanda por espaço no banco traseiro.

c2vtsdiv

Ambos dividem plataforma e componentes do interior — o painel de instrumentos, por exemplo, é comum aos dois modelos. O C2, porém, é mais curto e leva apenas quatro ocupantes, com dois bancos traseiros individuais e menor espaço para as pernas, já que seu entre-eixos é 146 mm menor (2,31 m).

No ano do lançamento, o C2 usava motores 1.1 e 1.4 nos modelos LX, L e SX, além de diferentes versões do 1.6 nas variantes esportivas Furio, VTR e VTS — nomes tradicionais dos esportivos da Citroën, como o Saxo e o Xsara (que ganhou fama com o seu motor 2.0 de 167 cv). Enquanto o C2 Furio e VTR usavam uma versão de 110 cv do motor 1.6, o VTS tinha 125 cv, potência mais do que adequada para mover o compacto de 1.050 kg com bastante agilidade.

O visual esportivo era garantido pelas rodas de 16 polegadas e pelo body kit que deixava o C2 mais largo e agressivo. A suspensão era mais baixa e firme, para garantir que a estabilidade complementasse a maior potência. O câmbio também recebeu escalonamento diferenciado, com marchas mais próximas, a direção tem relação mais direta e o detalhe bacana fica por conta do conta-giros que marca até 8.000 rpm (o pico de potência surge a 6.500 rpm). É uma versão esportiva digna para um carro urbano.

citroenc2 (2) citroenc2 (1)

Encontramos este Citroën C2 VTS 2006 à venda no Webmotors. Segundo o anúncio, o carro tem 70 mil km rodados e é muito bem equipado, com duplo air bag, ar-condicionado digital, controle de tração, disqueteira para 6 CDs, sensores de chuva, de estacionamento e crepuscular e tela multitoque no painel com menus em português. O carro está com as rodas originais e parece muito bem conservado.

Quanto ao motor, o 1.6 do C2 VTS pertence à família TU5, que já equipou Citroën C3 e Peugeot 207 aqui no Brasil, entre outros, o que elimina a preocupação com peças de reposição. E aí, você levaria este raro Citroën para casa?

citroenc2 (4)

[ Webmotors, dica do Julio Trindade ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Este Dodge Dart conversível com motor seis-cilindros veio direto dos EUA e está à venda

Dalmo Hernandes

Falando em Polo Sedã, que tal este Volkswagen Derby 1978 à venda no Brasil?

Dalmo Hernandes

Que tal levar para casa este Ford Escort XR3 bonito e bem cuidado – e por um preço bacana?

Dalmo Hernandes