FlatOut!
Image default
Eventos Zero a 300

Civic Nation 9: uma grande festa de Honda em Serra Negra – acelere em nossa megagaleria !

O tempo passa rápido. Dos anos de Serra Azul, passando pela praça Adhemar de Barros, em Águas de Lindóia e posteriormente em Águas de São Pedro, o Civic Nation está prestes a completar uma década de história, cristalizando a sua importância no calendário de eventos dedicados a marcas e veículos específicos, a exemplo do BGT e do Mopar Nationals. A nona edição aconteceu no começo deste mês (4 e 5 de agosto), no Centro de Convenções Circuito das Águas, em Serra Negra e, como sempre, foi uma grande festa de amigos.

civic-nation-9-flatout-cn9-166 civic-nation-9-flatout-cn9-170

E que poderia ter sido ainda maior! A previsão de chuva desanimou várias caravanas de entusiastas do Sul e do Centro-Oeste do Brasil. E o pior é que acabou nem chovendo durante o evento – o aguaceiro caiu na noite anterior, o que deu algum trabalho para o pessoal dar aquele último carinho no visual do carro antes de expor. Mesmo assim, foram cerca de 350 carros e 600 presentes de diversos clubes e grupos contabilizando os dois dias. Um bônus desta edição foi o caminho: as estradas de acesso a Serra Negra são um verdadeiro touge, que trouxe muita diversão já no caminho. E mesmo a estrada em frente ao Centro de Convenções era um bom pretexto para uma ou outra VTECada dos entusiastas!

civic-nation-9-flatout-cn9-65

Na foto abaixo, temos Fabio Ishikawa, Wilson Lourenço, Maycon Barbieri, Renata Bogossian (loja do FlatOut!), Leo Contesini (editor FlatOut), Pedro Carvalho e eu. Essa turma da organização (nota: o staff tem mais gente, que não apareceu na foto!) arrecadou mais de uma tonelada de alimentos não-perecíveis, que foram doados para o Fundo Social de Solidariedade de Serra Negra. Muito legal.

cn9

Além da nossa presença para a cobertura, levamos o Honda Prelude (que estava sujo de uma forma absurda, devido à preparação deste episódio) e a nossa tenda do FlatOut para o Civic Nation. Lá, nós lançamos a camiseta Civic Generations, em homenagem aos Civic Spoon, Type R e Mugen. Se você ainda não comprou a sua, clique aqui agora mesmo 🙂

civic-nation-9-flatout-cn9-153 civic-nation-9-flatout-cn9-154 civic-nation-9-flatout-cn9-155

Também gostaríamos de agradecer à Honda do Brasil por ter nos emprestado este Honda HR-V Touring. Conseguimos levar mais de 300 camisetas e uma tenda que tem quase 1,80 m de comprimento, cadeiras, mesa e malas de viagem, tudo apenas com o banco traseiro rebatido. Para vocês terem uma ideia, essa carga costuma forrar toda a caçamba de uma Ford Courier que usamos em eventos anteriores.

civic-nation-9-flatout-cn9-2

 

Os projetos que chamaram a nossa atenção

Uma das coisas mais legais do Civic Nation é ver a chegada de novos projetos e a evolução de antigos. Aqui separamos alguns dos carros que chamaram a nossa atenção.

Você talvez se lembre das fotos de um coupé EJ D16 turbinado com pintura em tributo a Ayrton Senna – uma liberdade poética, considerando que o Lotus 97T e 98T usavam motores Renault (o Lotus-Honda usado por Senna era o 99T, mas o patrocínio principal era a Camel). Ele estava na área VIP do evento novamente, com sua já-famosa tampa de válvulas decorada em tributo ao tricampeão. Nós gravamos uma entrevista com o Fabrício, dono do carro, no Civic Nation 8, no qual ele detalhou a ideia e os detalhes do projeto. Confira aqui.

civic-nation-9-flatout-cn9-12a civic-nation-9-flatout-cn9-12b civic-nation-9-flatout-cn9-12c

Este outro EJ D16 turbinado com interior a la Type R também nos chamou a atenção. Note na coluna C: este carro também é de um fã de Senna!

civic-nation-9-flatout-cn9-12d civic-nation-9-flatout-cn9-12e civic-nation-9-flatout-cn9-12f civic-nation-9-flatout-cn9-12g

Calma que ainda temos mais um EJ turbinado. Este com um toque mais contemporâneo na customização, com saias laterais vagamente inspiradas nas PCI (Pro Car Innovations) e pneus grafitados em letras garrafais (a la Nakai) com a receita básica do motor.

civic-nation-9-flatout-cn9-13 civic-nation-9-flatout-cn9-11

Sim, sempre há espaço para mais um EJ preto em homenagem ao Senna, mas desta vez equipado com o lendário B16 em configuração aspirada, com direito a cold air intake e escapes dimensionados, dentre outras maldades.

civic-nation-9-flatout-cn9-25 civic-nation-9-flatout-cn9-26

Não poderia faltar o EK VTi turbinado de Celso, que estreou um belíssimo jogo de Enkei RPF1 aro 15 substituindo as EV5 que o acompanhou tantos anos. Ficou com uma pegada bem mais racing. Um projeto de excelente gosto e de execução primorosa.

civic-nation-9-flatout-cn9-45 civic-nation-9-flatout-cn9-46 civic-nation-9-flatout-cn9-47 civic-nation-9-flatout-cn9-48

Este Si turbinado com mais de 400 cv nas rodas kit Mugen de oitava geração vocês conhecem bem: é o carro de Caio, que estrelou no nosso FlatOut Midnight. No caso de você ter passado uma temporada em Marte e não está reconhecendo o assunto, clique aqui e assista ao vídeo agora mesmo!

civic-nation-9-flatout-cn9-57 civic-nation-9-flatout-cn9-58

Outro carro que chamou nossa atenção foi… sim, mais um EJ coupé preto, mas um absolutamente original e impecável. Que tal um carro com menos de vinte mil quilômetros rodados? O acabamento interno e do cofre do motor estavam de cair o queixo. A sensação é de que o carro foi retirado da concessionária ano passado.

civic-nation-9-flatout-cn9-75 civic-nation-9-flatout-cn9-76 civic-nation-9-flatout-cn9-77 civic-nation-9-flatout-cn9-78 civic-nation-9-flatout-cn9-79

Pense em um carro raro no Brasil. Eu nunca tinha visto um Honda Accord de primeira geração de perto na vida. O sedã começou a ser produzido em 1977, um ano depois da versão hatch (sim!), e vinha equipado com o motor 1.6 EF de comando simples no cabeçote de alumínio e 82 cv. Apesar dos 4,45 m de comprimento, ele pesava apenas 945 kg!

civic-nation-9-flatout-cn9-80 civic-nation-9-flatout-cn9-81 civic-nation-9-flatout-cn9-82 civic-nation-9-flatout-cn9-82b

Este EJ azul turbinado era provavelmente o carro mais impecável do evento. O nível de esmero em cada detalhe do cofre do motor desse carro era de cair o queixo. Amplie a foto do motor e me diga se estou errado!

civic-nation-9-flatout-cn9-91 civic-nation-9-flatout-cn9-92

Eis um dos projetos mais insólitos do Civic Nation: um EG com um V6 de Honda Accord de sétima geração (2002-2007) no cofre! Veja a altura em que ficam as polias, o coletor de admissão e a fronteira de alguns pixels entre o cabeçote e o radiador. Praticamente um Shelby Cobra japonês! Os presentes puderam ouvir o ronco grave e rouco inesperado deste hatch subindo a estrada de acesso ao Centro de Convenções: a sensação era de um filme dublado! As piadas com torque morreram neste carro.

civic-nation-9-flatout-cn9-100 civic-nation-9-flatout-cn9-100a

Este é um dos projetos mais caprichados do CN9. Mais um EJ… mas dentro de seu cofre, um B18 de Integra! Preparação toda focada para track days, mas combinada a um visual de carro de exposição, com cofre do motor wire tucked e pintado na cor creme. Num futuro não muito distante conheceremos os detalhes deste bichano num episódio do FlatOut Midnight.

civic-nation-9-flatout-cn9-111 civic-nation-9-flatout-cn9-112 civic-nation-9-flatout-cn9-113 civic-nation-9-flatout-cn9-114

Carro bastante conhecido na cena noturna paulistana, o Si com kit Mugen de Fábio era outra presença obrigatória!

civic-nation-9-flatout-cn9-131 civic-nation-9-flatout-cn9-132

Outra raridade presente no Civic Nation 9: um Civic sedã de quarta geração, todo customizado com o visual da equipe Idemitsu Motion do campeonato japonês de turismo (JTCC). “Primo” era o nome da submarca que a Honda criou para a venda de seus compactos e keicars, em oposição à luxuosa Verno. Saiba mais a respeito nesta nossa matéria!

civic-nation-9-flatout-cn9-133 civic-nation-9-flatout-cn9-134 civic-nation-9-flatout-cn9-134b

Pense num Accord CB7 1992 impecável, com um delicioso interior na cor caramelo. É muito difícil encontrar estes exemplares de quarta geração tão íntegros, mas este é o caso deste exemplar exposto. E mais ainda: ele está à venda.

civic-nation-9-flatout-cn9-148

Quando pensamos em um Civic de quinta geração na cor amarela, é impossível não lembrar dos Type R, Spoon, Initial D e afins… mas qual foi a última vez que você viu um cupê pintado nesta cor? Originalmente este exemplar era branco. Muito sacado!

civic-nation-9-flatout-cn9-163

 

Quinta e sexta gerações

A quinta geração (EG hatch, EJ coupé e EH sedã) é a que trouxe o Honda Civic aos olhos dos brasileiros, quando de sua chegada por aqui em 1992 por meio da concessionária SP Japan (saiba a história da chegada da Honda no Brasil nesta matéria especial, cheia de documentos de época!) – e a sexta foi a que marcou o início da fabricação do Civic no Brasil, ainda que os modelos cupê e hatch ainda fossem importados. Talvez por estes motivos – mais o uso dos cupês EJ pela equipe de Toretto no Velozes e Furiosos – é que esta dobradinha de gerações seja tão querida por aqui. Acompanhe nossa galeria destes modelos. E não se esqueça de clicar nas imagens para ampliar em alta!

civic-nation-9-flatout-cn9-8 civic-nation-9-flatout-cn9-14 civic-nation-9-flatout-cn9-16 civic-nation-9-flatout-cn9-17 civic-nation-9-flatout-cn9-18 civic-nation-9-flatout-cn9-24 civic-nation-9-flatout-cn9-29 civic-nation-9-flatout-cn9-30 civic-nation-9-flatout-cn9-31 civic-nation-9-flatout-cn9-34 civic-nation-9-flatout-cn9-35 civic-nation-9-flatout-cn9-37 civic-nation-9-flatout-cn9-38 civic-nation-9-flatout-cn9-40 civic-nation-9-flatout-cn9-44 civic-nation-9-flatout-cn9-50 civic-nation-9-flatout-cn9-51 civic-nation-9-flatout-cn9-53 civic-nation-9-flatout-cn9-55 civic-nation-9-flatout-cn9-56 civic-nation-9-flatout-cn9-59 civic-nation-9-flatout-cn9-60 civic-nation-9-flatout-cn9-67 civic-nation-9-flatout-cn9-68 civic-nation-9-flatout-cn9-69 civic-nation-9-flatout-cn9-85 civic-nation-9-flatout-cn9-86 civic-nation-9-flatout-cn9-87 civic-nation-9-flatout-cn9-88 civic-nation-9-flatout-cn9-93 civic-nation-9-flatout-cn9-99 civic-nation-9-flatout-cn9-101 civic-nation-9-flatout-cn9-102 civic-nation-9-flatout-cn9-103 civic-nation-9-flatout-cn9-115 civic-nation-9-flatout-cn9-116 civic-nation-9-flatout-cn9-117 civic-nation-9-flatout-cn9-118 civic-nation-9-flatout-cn9-119 civic-nation-9-flatout-cn9-124 civic-nation-9-flatout-cn9-126 civic-nation-9-flatout-cn9-136 civic-nation-9-flatout-cn9-137 civic-nation-9-flatout-cn9-144 civic-nation-9-flatout-cn9-156 civic-nation-9-flatout-cn9-159 civic-nation-9-flatout-cn9-160 civic-nation-9-flatout-cn9-161 civic-nation-9-flatout-cn9-162 civic-nation-9-flatout-cn9-164 civic-nation-9-flatout-cn9-171 civic-nation-9-flatout-cn9-172 civic-nation-9-flatout-cn9-174

 

Gerações recentes do Civic & outros modelos

Aqui vocês irão conferir os Civic de sétima geração para cá, incluindo os Si de oitava e de nona geração (nesta conta entra o Si Coupé de oitava geração que mostramos neste episódio do FlatOut Midnight!), além de Accords de diversas gerações, Fit e algumas aparições célebres, como um Subaru Impreza WRX e um maravilhoso Corvette C6! Interessante notar que carros como os Civic Sedan de sétima e de décima geração, carros que em tese possuem um perfil mais familiar, já estão começando a entrar no meio de preparação e personalização!

civic-nation-9-flatout-cn9-108civic-nation-9-flatout-cn9-110 civic-nation-9-flatout-cn9-3 civic-nation-9-flatout-cn9-4 civic-nation-9-flatout-cn9-5 civic-nation-9-flatout-cn9-6 civic-nation-9-flatout-cn9-7 civic-nation-9-flatout-cn9-9 civic-nation-9-flatout-cn9-10 civic-nation-9-flatout-cn9-20 civic-nation-9-flatout-cn9-21 civic-nation-9-flatout-cn9-22 civic-nation-9-flatout-cn9-23 civic-nation-9-flatout-cn9-27 civic-nation-9-flatout-cn9-28 civic-nation-9-flatout-cn9-32 civic-nation-9-flatout-cn9-33 civic-nation-9-flatout-cn9-36 civic-nation-9-flatout-cn9-39 civic-nation-9-flatout-cn9-41 civic-nation-9-flatout-cn9-42 civic-nation-9-flatout-cn9-43 civic-nation-9-flatout-cn9-49 civic-nation-9-flatout-cn9-52 civic-nation-9-flatout-cn9-54 civic-nation-9-flatout-cn9-61 civic-nation-9-flatout-cn9-62 civic-nation-9-flatout-cn9-63 civic-nation-9-flatout-cn9-66 civic-nation-9-flatout-cn9-70 civic-nation-9-flatout-cn9-71 civic-nation-9-flatout-cn9-72 civic-nation-9-flatout-cn9-73 civic-nation-9-flatout-cn9-74 civic-nation-9-flatout-cn9-94 civic-nation-9-flatout-cn9-95 civic-nation-9-flatout-cn9-96 civic-nation-9-flatout-cn9-97 civic-nation-9-flatout-cn9-98 civic-nation-9-flatout-cn9-105 civic-nation-9-flatout-cn9-106 civic-nation-9-flatout-cn9-107 civic-nation-9-flatout-cn9-109 civic-nation-9-flatout-cn9-120 civic-nation-9-flatout-cn9-122 civic-nation-9-flatout-cn9-123 civic-nation-9-flatout-cn9-125 civic-nation-9-flatout-cn9-127 civic-nation-9-flatout-cn9-128 civic-nation-9-flatout-cn9-129 civic-nation-9-flatout-cn9-135 civic-nation-9-flatout-cn9-145 civic-nation-9-flatout-cn9-146 civic-nation-9-flatout-cn9-152 civic-nation-9-flatout-cn9-157 civic-nation-9-flatout-cn9-167 civic-nation-9-flatout-cn9-168 civic-nation-9-flatout-cn9-169

 

Matérias relacionadas

Land Rover lança Discovery Sport no Brasil, Porsche Cayman GT4 custará R$ 570.000, Novo Hyundai Tucson deve chegar em 2016 e mais!

Leonardo Contesini

À venda: um raro, bem conservado e original Chevrolet Chevette Château 1979

Dalmo Hernandes

Fiat Seicento Michael Schumacher: o pequeno “hot hatch” de 54 cv assinado pelo heptacampeão mundial de F1

Dalmo Hernandes