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Project Cars Project Cars #77

Um Clio turbo para as pistas: conheça o Project Cars de Fellype Saab

Olá, meu nome é Fellype Saab. Sou um dos fundadores do Renault Clube Brasil. As pessoas me perguntam: Porque Renault? Simples: paixão! Começou quando era pequeno, e não me lembro ao certo com qual idade, meu pai comprou um Renault Laguna 2.0 RXE usado, cor cinza. De longe, um dos melhores carros que tivemos até aquele momento! Afinal, só conheciamos Fusca, Chevette, Del Rey, Monza, entre outros. Não eram carros ruins, claro, mas de diferentes categorias e padrões. Ficamos um bom tempo na marca.

Meu primeiro carro, claro, foi um Renault Clio usado. Era 1.0 16v, hatch, cinza, RT, completo. Me apaixonei pela segunda vez. Além de ser um Renault, era meu!

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Baseado em tudo que ouvia sobre os supostos problemas com a Renault no Brasil, eu e um grupo de poucos amigos tivemos uma idéia: porque não reunir um grupo de pessoas para trocar informações e experiências sobre essa marca tão pouco explorada e, supostamente, problemática? Surgiu o Clio Clube Brasil, que após alguns anos, virou o Renault Clube. Já temos oito anos de existência e quase 50 mil membros.

Mas vamos ao que interessa! Depois de me arriscar e me frustar na tentativa de montar um Clio 1.6 16v turbo de rua, além de gastar rios de dinheiro, decidi que esperaria até ter conhecimento, dinheiro e tempo suficientes para poder fazer um projeto de verdade com um único objetivo: um Clio de pista.

Depois de quatro anos de espera, finalmente iniciei meu projeto. Outro Clio 1.6 16v turbo. No início, o plano era ter um carro de pista, que pudesse andar na rua, o mais “sleeper” possível. Hoje em dia, o projeto ruma para outro objetivo, 100% track car. O escolhido foi um modelo 2003, à gasolina, modelo Privilége, sem ABS, claro!

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O projeto está dividido nas seguintes etapas:

Freios e Suspensão

Atualmente o carro está com um setup de rua, com amortecedores de mais carga e molas importadas mais rígidas e baixas. Algumas das buchas e coxins já são de PU. Meu projeto prevê um upgrade para um sistema coilover de alta qualidade.

O sistema de freio conta com pinças e discos de Renault Scenic 2.0, com pastilhas EBC racing e fluído Motul RBF 660. Receberá uma admissão de ar frio, para auxiliar o resfriamento em velocidade. As rodas são da Copa Clio com pneus R888 que ajudam a manter o carro na linha.

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Como o carro ainda não foi testado efetivamente (pista), o projeto das estabilizadoras está em standby. Vou avaliar o comportamento do carro antes, para depois ver se há necessidade de melhoras neste quesito.

Motor e elétrica

O motor Renault K4M (1.6L 16v) será quase original. Está quase todo montado e com as modificações, porém ainda há alguns detalhes a ser acertados, claro. O cabeçote tem comandos originais em seu enquadramento original. O bloco também é original, mas com bielas e pistões forjados, com uma leve alteração das medidas originais. As bielas são um pouco mais longas e pistões um pouco mais curtos, para melhoria da r/l do motor.

A prioridade do projeto é “virar” tempo, então, o motor não vai receber grandes upgrades, por enquanto. Os “ups” são praticamente intercooler, pressurização e coletor em inox feitos sob medida, turbina Garret GT25 ajustada para 1 bar de pressão com picos de 1.1bar, e será alimentado pelas válvulas injetoras originais e uma bancada suplementar com quatro injetores de 60 lbs, Wideband Innovate, tudo gerenciado pela MegaSquirt.

 

Interior/Exterior

Esta parte ainda está praticamente no papel por enquanto, mas deve tomar forma em breve. Além da segurança, a redução de peso fará bastante diferença no resultado final. Esta etapa do interior do projeto consiste na “parcial dieta” interna do prateado, montagem de roll-cage, bancos, cintos, organização e montagem de instrumentos de medição, extintor, chave geral etc.

O exterior deve sofrer poucas mudanças, mas, como todos sabem, em carro preparado, nunca há um estado de “pronto”, sempre tem algo de se melhorar e modificar. Será feito um pequeno alongamento lateral da carroceria, bem como dos eixos.

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Conforme o projeto for evoluindo, terei prazer de postar cada estágio com bastante fotos. Ah! Não se esqueçam, criticas e sugestões são sempre bem-vindas. Até mais!

 

Por Fellype Saab, Project Cars #77

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