Um Clio turbo para as pistas: conheça o Project Cars de Fellype Saab

Fellype Saab 10 abril, 2014 119
Um Clio turbo para as pistas: conheça o Project Cars de Fellype Saab

Olá, meu nome é Fellype Saab. Sou um dos fundadores do Renault Clube Brasil. As pessoas me perguntam: Porque Renault? Simples: paixão! Começou quando era pequeno, e não me lembro ao certo com qual idade, meu pai comprou um Renault Laguna 2.0 RXE usado, cor cinza. De longe, um dos melhores carros que tivemos até aquele momento! Afinal, só conheciamos Fusca, Chevette, Del Rey, Monza, entre outros. Não eram carros ruins, claro, mas de diferentes categorias e padrões. Ficamos um bom tempo na marca.

Meu primeiro carro, claro, foi um Renault Clio usado. Era 1.0 16v, hatch, cinza, RT, completo. Me apaixonei pela segunda vez. Além de ser um Renault, era meu!

Foto1

Baseado em tudo que ouvia sobre os supostos problemas com a Renault no Brasil, eu e um grupo de poucos amigos tivemos uma idéia: porque não reunir um grupo de pessoas para trocar informações e experiências sobre essa marca tão pouco explorada e, supostamente, problemática? Surgiu o Clio Clube Brasil, que após alguns anos, virou o Renault Clube. Já temos oito anos de existência e quase 50 mil membros.

Mas vamos ao que interessa! Depois de me arriscar e me frustar na tentativa de montar um Clio 1.6 16v turbo de rua, além de gastar rios de dinheiro, decidi que esperaria até ter conhecimento, dinheiro e tempo suficientes para poder fazer um projeto de verdade com um único objetivo: um Clio de pista.

Depois de quatro anos de espera, finalmente iniciei meu projeto. Outro Clio 1.6 16v turbo. No início, o plano era ter um carro de pista, que pudesse andar na rua, o mais “sleeper” possível. Hoje em dia, o projeto ruma para outro objetivo, 100% track car. O escolhido foi um modelo 2003, à gasolina, modelo Privilége, sem ABS, claro!

Foto2

O projeto está dividido nas seguintes etapas:

Freios e Suspensão

Atualmente o carro está com um setup de rua, com amortecedores de mais carga e molas importadas mais rígidas e baixas. Algumas das buchas e coxins já são de PU. Meu projeto prevê um upgrade para um sistema coilover de alta qualidade.

O sistema de freio conta com pinças e discos de Renault Scenic 2.0, com pastilhas EBC racing e fluído Motul RBF 660. Receberá uma admissão de ar frio, para auxiliar o resfriamento em velocidade. As rodas são da Copa Clio com pneus R888 que ajudam a manter o carro na linha.

Foto3

Como o carro ainda não foi testado efetivamente (pista), o projeto das estabilizadoras está em standby. Vou avaliar o comportamento do carro antes, para depois ver se há necessidade de melhoras neste quesito.

Motor e elétrica

O motor Renault K4M (1.6L 16v) será quase original. Está quase todo montado e com as modificações, porém ainda há alguns detalhes a ser acertados, claro. O cabeçote tem comandos originais em seu enquadramento original. O bloco também é original, mas com bielas e pistões forjados, com uma leve alteração das medidas originais. As bielas são um pouco mais longas e pistões um pouco mais curtos, para melhoria da r/l do motor.

A prioridade do projeto é “virar” tempo, então, o motor não vai receber grandes upgrades, por enquanto. Os “ups” são praticamente intercooler, pressurização e coletor em inox feitos sob medida, turbina Garret GT25 ajustada para 1 bar de pressão com picos de 1.1bar, e será alimentado pelas válvulas injetoras originais e uma bancada suplementar com quatro injetores de 60 lbs, Wideband Innovate, tudo gerenciado pela MegaSquirt.

 

Interior/Exterior

Esta parte ainda está praticamente no papel por enquanto, mas deve tomar forma em breve. Além da segurança, a redução de peso fará bastante diferença no resultado final. Esta etapa do interior do projeto consiste na “parcial dieta” interna do prateado, montagem de roll-cage, bancos, cintos, organização e montagem de instrumentos de medição, extintor, chave geral etc.

O exterior deve sofrer poucas mudanças, mas, como todos sabem, em carro preparado, nunca há um estado de “pronto”, sempre tem algo de se melhorar e modificar. Será feito um pequeno alongamento lateral da carroceria, bem como dos eixos.

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Conforme o projeto for evoluindo, terei prazer de postar cada estágio com bastante fotos. Ah! Não se esqueçam, criticas e sugestões são sempre bem-vindas. Até mais!

 

Por Fellype Saab, Project Cars #77

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  • lightness RS

    E mais um francês pra entrar na lista, dale!!!!!

    mostrando do q são capazes.

  • Scarified_8

    Mais um clio nervoso!
    Bacana o projeto! Mas será que o carro tem tanta coisa assim pra aliviar peso?

    • Fellype Saab

      Realmente não tenho idéia de quanto de peso será aliviado. Mas cada grama conta hehe. Obrigado!

      • Scarified_8

        Certeza! boa sorte com o projeto!

  • jose_sherman

    Ô fera… com um nome desses e vai mexer logo com carro francês? Hahaha

    • dogmarley

      boa ! hahahaha

    • Elder Júnio

      Num é que eu pensei isso tbem…

    • Elton Ogg

      Mas os suecos da Volvo já equiparam motores da Renault. Então o rapaz ta liberado!
      Só não superfatura os caças da FAB ai hein..

    • Alvaretts

      Agora o Project cars só precisa achar um Renato com um Saab!

  • Metalcuba

    É só aqui ou as imagens dos comentários daqui do flat out pararam de aparecer? Será que os huehueBR conseguiram foder com o melhor espaço de comentários sobre carros?

    • NightRider

      Para mim nos post antigos aparece um quadrado e tem que clicar para aparecer. O problema de imagens nos comentarios é que vira um guerra de meme e muitos comentarios bons nem são lidos.

    • Helio

      No tablet nunca aparecem, tem que clicar em cima do quadradinho vermelho “VER”

  • dogmarley

    se fosse 2P seria mais bonito esteticamente, mas as 4P o tornam um belo sleeper 😀

    • Leonardo Reis

      Concordo, tinha que ser um 2P. Mas nada que tire o brilho do projeto.

    • Lucas Broilo

      Mas para achar um 1.6 duas portas… to achando que eles são raros, eu não consigo… :p

      • Fellype Saab

        Na verdade são até fáceis de achar, mas a maioria é D4D (1.0 16v). Mas nada que um swap não resolva o problema.

  • GSB

    Está traindo seu destino (Saab), mas por uma boa causa hahahaha…

    Carros franceses e Flatouters = Love

    • XRS250

      Olha ele só tem sobrenome e como os Saab nunca foram vendidos oficialmente ele pode fazer o que quiser….

  • Lamborghinista

    Eu quero um Clio, mas pra eu conseguir apoio da família pra comprar um carro francês é foda…

    • Diego Louro

      Eu tive um Clio e tenho um Mègane,nenhum dos 2 me causou arrependimento na compra.

      • PedroTelles

        E na venda ? rs brincadeira.

        • Diego Louro

          Isso não me preocupa,quando eu vejo um carro com airbag duplo,ABS,revestimento em couro,rodas de liga, um 16 de 110cv e outros ítens custando menos que um popular eu nem penso. Renault na cabeça!

  • Rodrigo Passos

    Fellype, show! Tamo junto!

    • Fellype Saab

      Valeu cara!!

  • Elton Ogg

    Se a VOLVO pôde, por que SAAB não??

    • Elton Ogg

      Mais uma joint-venture Franco/Sueca rs..

  • Marcos

    Interessante as receitas.. Parabéns mamo

  • Fskyline

    Fiquei curioso no alargamento dos paralamas dianteiros. Como vai ser feito? Ou so trocando mesmo?

    • Fellype Saab

      A princípio só com a troca. Estou estudando a melhor forma. Na hora de montar definitivo já terei pensado em algo rs.

  • Cleberson Pertile

    O Fellype é um cara muito gente fina, conheci ele num TD que ele organizou em Junho/13 em Cascavel. Trocamos altas ideias.
    Bom saber que o Clio ainda está vivo! haha

    • Fellype Saab

      Sempre vivo kkkk. Abs man e rumo ao proximo Hell!!

  • Elder Júnio

    Carro fino… Mas só de curiosidade, essa roda é a mesma do VW Fox, só que 4 furos… Confere?????
    Parabéns pelo projeto, e sorte…

    • lightness RS

      vou responder por ele falando do meu…

      eu uso as rodas de ferro do mégane, também sempre fiquei de olho nas de ferro do Fox (já q falta grana pra pegar uma roda boa agr) mas ficava brabo por ser 5 furo, até q um dia, por um acaso do acaso, tive q ajudar meu amigo a trocar o pneu do carro dele, um mégane, e lá estava a linda roda de ferro (se é q dá pra chamar assim), bem parecida com a do Fox, aro 15 e aceita pneu 225 até.

      edit: uso umas idênticas a essas
      http://img9.imageshack.us/img9/7207/t4t5.jpg

      • Saci d’ Patinete
        • Guest

          Legal essa…

        • Elder Júnio

          Parati <3… Essas são legais… Mas pra evitar a mistura de marcas, colocaria as do Gol GV 1.6… São bem fáceis de achar, e o modelo é idêntico as rodas do Duster…
          Isso é o que EU faria… Não é crítica…

          • lightness RS

            Não é mistura de marcas,para com essa frescuro de purismo daqui desse site kkk

            Fornecedor dessas rodas de ferro (e muitas outras pecas usadas em carros) são os mesmo, logo essa roda não é punto, gol ou sei lá qual carro, é de um fabricante q vende pra várias marcas diferentes.

          • Devaneioss

            Isso mesmo, Fumagalli e Borlem!

          • Elder Júnio

            Num é frescura não, só é minha opinião pessoal… Como disse no comentário acima…

          • lightness RS

            Mas é q sua opinião pessoal é baseada numa coisa q na verdade nem existe, pq as marcas não fabricam suas próprias rodas.

          • Elder Júnio

            Concordo… Mas na minha opinião, se a marca lançou esse produto, imagino que seja mais pertinente usar tal produto relativo a tal marca, mesmo não sendo fabricação própria….

          • lightness RS

            Complementando com a informação q um amigo trouxe da qual nem lembrava, as maiores fabricantes de roda dos carros nacionais são a Fumagalli e Borlem, portanto procure rodas delas, não rodas de tal ou tal carro.

          • Elder Júnio

            Só uso como referência… Fica mais simples…

      • Elder Júnio

        Eu num sei não… Mas essa é bem parecida com as de ferro do o Gol GV Power… Eu tinha um… Será que tem uma conspiração entre VW e Renault na fabricação de rodas????? (Brincadeira)…
        Mas nas que estão no carro (nas fotos) são idênticas as do Fox, reparei pq gosto delas, acho bonitas, e nunca tinha visto com 4 furos… Acho que a diferença deve ser na distância entre furos e o furo do centro (comparando as de ferro Gol x Duster)…
        Ia colocar a foto, mas não aparece o icone de carregar foto

        • Dieki

          Gol e Fox tem estepe idêntico.

          • Elder Júnio

            A estampa pode ser a mesma, mas o Fox é 5 furos….

          • Dieki

            bem lembrado… o do Fox é igual ao do Polo e o do Gol tem 4 furos, por isso é diferente.
            Subject: Re: New comment posted on Um Clio turbo para as pistas: conheça o Project Cars de Fellype Saab

          • Elder Júnio

            Exato…

      • Armando Scarponi

        eu tenho um punto itália com rodas 16″. o estepe é roda de ferro aro 16″ tb. o pneu nas mesmas medidas.

      • Leonardo Brito

        Já imaginei essas rodas com uma pintura branca, nos moldes do 106 Rallye.

        No meu tempo de garoto quem não tinha grana pra comprar rodas de liga leve (e na minha época era o começo das aro 14 no Brasil) comprava de ferro mesmo, pintava de prata e ia ser feliz… cansei de ver Gol e seus derivados com essas rodas.

        • lightness RS

          Ahauahaaushaysu pintá-las de branco já da outra cara ao carro, foca legal mesmo nesses pug

          Mta gente reclama das rodas de ferro. Mas pra mim são uma oita alternativa pro momentos sem grana,

          Já tenho outro carro com roda legal em casa, ai no momento q peguei meu Clio 1.6 , primeira coisa q fiz foi tratar de achar umas rodas de ferro aro 15 no ligar das aro 14 já com pneus um pouco mais largos, já deu outra cara ao carro mesmo continuando sendo de ferro hehehe

          • Leonardo Brito

            Quando minha mãe tinha Caravan a coisa que eu mais gostava era ver o carro sem as calotas, só por causa das “Repolho” pretas.
            O carro ficava até mais bandido assim.

    • Fellype Saab

      Essa roda é fabricada pela Scorro e era usada na Copa Clio do Brasil. Ela tem uma versão igual para Volks. Abraços!

  • Daniel Lacerda

    Off: Galera, preciso da ajuda de vocês! Meu pai decidiu fazer alguma coisa com um Civic 2004 1.7 que temos aqui em casa, então pensei em preparar ele e um sleeper hehe
    Mas a minha grande dúvida é sobre o que eu preciso fazer, apesar de que tava pensando em turbinar ele, só que não sei como funciona bem o processo, se pudessem me dar dicas sobre como preparar ele, o que colocar nele e todo o processo,
    Obg!

    • Diego Louro

      Melhor você procurar uma oficina boa,aqui vão te jogar toneladas e ideias diferentes e no final tudo pode dar errado.

    • Psplaino

      Cara, Vtec é Vtec!!!
      Turbininha básica com 0,6/0,8 BAR e um bico suplementar, é tudo que precisa!!!

    • rafael soares domingues

      Estude tudo o que puder sobre a marca, o carro e o motor. Vá nos fóruns e parta para o ataque.

      Boa sorte no projeto!

  • Samir Lessa

    qual é a do cli ocinza #17 ??

  • Bruno PR

    Aí você olha pra todos esses project cars e fica orgulhoso de gostar de carros franceses <3.

  • ThiagoVerdona

    Acho que o clio eh o carro que mais tem no project cars eim bicho. Francesada venenosa hehe

  • Marcos Rosa

    Aí você olha pra todos esse project cars e fica orgulhoso de gostar de carros franceses <3.

  • Drift UndergroundBr

    AMigo é facil achar coilover pro clio?

    • Fellype Saab

      Olá amigo. É fácil e não. Na Europa tem muita coisa de Clio MK2, incluindo as Coil. E os MK2 de lá são bem parecidos com os nossos. Desde Bilstein até Koni. Abraços!

  • XRS250

    1.616V Turbo da família K? 150CV para mais….

    • Diego Louro

      150 ele tira sem muito esforço com preparação aspirada. A conversa vai começar nos 200cv.

      • XRS250

        200CV potência igual ao Clio IV europeu?

        • Fellype Saab

          A brincadeira começa a partir dos 200whp mesmo. Potencial do IV eurupeu é relativo. Em relação a motor? O RS usa motor F4R 2.0 16v e não K4M. Abraços!

          • XRS250

            O Clio II RS usa o F4R 2.nada 16V sim. agora o Clio III RS usa o MR 2.nada 16V e o Clio IV(atual) usa o 1.616V Turbo da família HR é o mesmo do March e Versa com turbo e injeção direta. de qualquer forma o importante é chegar aos 200CV. heheh abração.

          • Fellype Saab

            Eu disse sobre o Clio RS e não o Clio IV. São versões bem diferentes com potenciais bem diferentes. O Clio RS usava o F4R aspirado de 200bhp, por isso a comparação. Nada a ver com o IV, que possue um powertrain completamente diferente, além do câmbio automático, na versão RS.

          • XRS250

            Inclusive vou fazer uma correção você está certo o Clio III RS usava o veterano Família F, o MR era apenas na versão 2.nada convencional. obrigado desculpa a demora por responder. mas como você disse são motores diferentes e você foi para um terceiro caminho: o 1.616V da família K com turbo. hehehehee

          • Fellype Saab

            Hahaha, exatamente. Fui para os K. Mas conheço um pouco dos F, principalmente por ter vivência nos SWAPs que andam acontecendo no Brasil a fora, da plataforma D ou K para a F. Abraços e obrigado pelos comentários!

          • XRS250

            E para piorar descobrir outro erro meu. o 1.616V Turbo do Clio IV não pertence a família HR e sim a família MR(a mesma do 2.nada de Sentra/Fluence e 1.8 do Tiida) mas tudo bem sempre estamos aí para comentar e elogiar.

  • systemlsr

    Parabéns pelo carro e pelo projeto.

    Tem uma coisa no seu projeto que me interessa muito, e torço para que seja bem detalhada: MegaSquirt!

    • Marcos Amorim

      MegaSquirt no Brasil é uma mistura de lenda e tabu, mesmo com tudo que ela pode oferecer.

    • André

      Qual a vantagem, nesse caso, em partir pra uma totalmente customizável, ao invés de mexer com alguma mais padrão, como a fueltech?

      • systemlsr

        Até onde eu sei, a MS por ter mais funções de customização, você consegue deixar motor mais liso de funcionamento e controlar com mais precisão cada regime de funcionamento do motor. Como ela é vendida em formato de kit, você consegue monta-la em uma caixa de modulo igual ao seu carro, inclusive usando o slot original da caixa, o que possibilita que tire o modulo original e conecte o outro com a MS montada e programada ou seja você usa 100% do chicote original do carro.
        Mas o que mais me atrai nela é o fato de ser sequencial, injetar um bico por vez no seu ciclo, pois fueltech, pandoo, injepro são todas semi-sequencial, injetam banco a banco (no caso dos 4 cilindros, a injeção acontece simultaneamente nos dois cilindros gêmeos a cada ciclo), das nacionais a unica que conheço que é sequencial é a pro tune, mais não sei se ela tem tantas opções igual a MS.

    • Fellype Saab

      A MS está praricamente pronta e com acerto fino, o que falta são pouquíssikos detalhes de acerto. Se tiver alguma duvida em que eu possa ajudar, só dar um toque! Obrigado!

  • RaphaelXocaravan19784100

    SAAB+ TURBO mas com um Renault no meio hahaha
    legal o projeto…

  • Kyz_08

    Parabéns e boa sorte com o projeto, Fellype.
    Mas tire uma dúvida, o espaço vazio de onde estariam os faróis de neblina estão esperando os faróis chegarem ou estão sendo usados como entrada de ar para resfriar o sistema de freio?

    • Fellype Saab

      Os milhas vazados serão utilizados na admissão de ar frio doa freios sim. Obrigado!!

  • SuzukaDriver90

    MegaSquirt é foda hein hahahahaha

  • Caio Henrique

    Eu sempre disse q Clio pra mim tinha q ser 2 portas. Mas esse cinza escuro mudou minha opinião. Belo projeto e boa sorte com a empreitada

  • Rodrigo Mariano

    Hot Hatches!!! o/

  • Rodrigo Sublime

    Caceta… o 3º Clio…. ai pq eu fui comprar um escort zetec como segundo carro!?! acho que pra não fazer merda de querer transforma-lo num trophy

    • Wyldwagner

      Opa brother, no zetec da para tirar uns 300cv sem forjar, vc tem uma boa base para preparações.
      https://www.youtube.com/watch?v=8OrzRA90ZBE

      • Rodrigo Sublime

        Trabalho na Ford, eu sei o potencial deste motor… mas é um carro pro dia a dia, pra mexer num escort teria de ser um XR3 cosworth

        • Arthur Vidotti

          Trabalha na Ford? Conheço um pessoal da regional de Bauru.

      • Fabio_Galdino

        é disso que eu tô falando….

  • IgJM

    Estou ainda sonhando em montar um track car, ainda penso em Clio, Mille e Civic hatch…qualquer um não tenho pref….ja levei o daily pra pista e tenho muita dô.

  • IgJM

    Estou ainda sonhando em montar um track car, ainda penso em Clio, Mille e Civic hatch…qualquer um não tenho pref….ja levei o daily pra pista e tenho muita dô.

  • Bruno Portela

    Mesmo carro, e mesmas rodas, irmão mais velho de pista do meu, vou ficar de olho!

  • Filipe Soares

    Muito legal teu projeto. Eu acho o Clio um dos melhores, senao o melhor, compacto que dirigi até hj. O fato do carro ser muito leve ajuda demais!!! Parabens pelo projeto, to aqui acompanhando.

  • felipeslk

    N entendi o pq de ser sem abs se o objetivo eh virar tempo, e n se divertir!

    • Fellype Saab

      Pela modificação de freio que eu tenho e pelo setup de chão, o ABS atrapalharia, ao invés de ajudar. Principalmente pelo fato de estar usando frios modificados. A calibragem do ABS, feita para o conjunto original, não seria nada eficiente. Abraços e valeu!

  • rafael soares domingues

    Os franceses sempre despertam paixão. No fórum Detiling World uma galera possui franceses encapetados lá na Inglaterra. É uma legião de fans que posto os serviços feitos em Renalts, Peugeots e Citroens com muita honra.

    Agora, lá é possível ver que a Renalt tem mais destaque, com uma expressiva legião de adoradores do Mégane RS. É sensacional ver todos aqueles RS com belíssimos reflexos na pintura.

    Parabéns pelo projeto e pela determinação.

  • Victorious Davidoff

    Parabéns pelo projeto Fellype, infelizmente não tive a chance de ver o carro de perto, desde a época que vc contou que estava o montando tive curiosidade (no dia que comprei seu Unichip, rsrsrs). Espero poder ver algum dia pessoalmente, vc leva ele nos encontros do Clube? Abraçoss

    • Fellype Saab

      Valeu cara! Na verdade eu tenho estado bastante ausente dos encontros. Tá bastante complicado a vida aqui, muito trabalho e pouco tempo livre hehe. Mas tentarei ir ao próximo! Abs

  • Jr_Jr

    Até acho legais alguns projetos, mas não consigo gostar de carros franceses., ou seja, até curto olhar mas nunca teria.
    Em tempo, quem fez a escolha dos componentes do Project cars tinha uma queda por franceses hein, deviam mudar o nome para “Project cars França”.

    • Fellype Saab

      Foi algum tipo de trauma ou algo preconceituoso mesmo, ou simplesmente não gosta do visual? Os franceses de verdade, são muito bem projetados e chegaram ao Brasil com quase tudo idêntico ao projeto de origem (frança). Abs e obrigado pelos comentários fera!

      • Jr_Jr

        Fellype, trauma não foi, pois nunca tive um. Acho que está mais para preconceito mesmo. Todos os carros franceses com os quais tive contato não me agradaram. Até acho o visual externo de alguns legal, mas interior fica devendo, evidente, isso não é uma regra.
        Morei um bom tempo em cidade pequena, aí fui criado avesso aos franceses, até pela falta de oferta, hoje moro em uma cidade bem maior, mas não consigo gostar.
        Já andei em C4, um sport 2.0 que levei um susto porque o acelerador insistia em não retornar, perdendo meu encanto pelo hatch; um Pallas, que acho horrível e desengonçado; Megane odeio com todas as minha forças, mesmo convivendo um tempo com as variantes mais tops; Meu sogro tem um Fluence, até gosto, mas não teria; entre outros que não vale relatar. Entretanto, tenho que confessar uma forte queda pelo DS3 e pelo 208, acho que os únicos que teria.
        Digamos que o que me agrada é mais a linha alemã, mais simples e precisa.
        Mas não sou preconceituoso (extremista), gosto de carros, independente de marca, então admiro seu projeto, e se te faz feliz, é o que importa.
        Grande abraço e parabéns pela educação ao responder, mesmo meu primeiro comentário tendo sido meio ríspido.

        • Fellype Saab

          Ah sim. E gosto é igual c*, certo? Rs. Mas obrigado! Assim como vc, eu gosto de carro e não consigo me sentir atraido pela Fiat, por exemplo. Pelos mesmos motivos que os seus. Abraços meu amigo e valeu novamente!

    • Leo

      Jr_Jr
      A lista completa está aqui: http://www.flatout.com.br/project-cars-do-flatout-confira-a-lista-dos-carros-e-leitores-participantes/

      Note que só nove dos 94 são franceses, e não há nenhum Citroën na lista.

      • Jr_Jr

        Tranquilo Leo, estou implicando mesmo. Dos 51 projetos até agora apresentados 8 foram franceses, ou seja, uma alta porcentagem, e considerando que você falou serem 9 no total, foram quase todos.
        Quem vai querer mexer em um Citroen, não é? Rs.
        Gosto de discutir sobre os franceses, quem sabe me ajuda a apreciá-los melhor. Abs.

  • Leonardo Brito

    Até que enfim um Project Car que não termina com “no próximo post detalharei melhor as modificações, aguardem” e deixa gente no standby… UFA!
    Interessante como os Clios dele tem pouca modificação externa além da rodas e suspensão mais baixa… curto um visual assim, sem exageros.

    Toda vez que vejo um desses Clios novos, com a grade “cinturão dos peso pesados pelo Conselho Mundial de Boxe” eu fico tentado a ter um. Uma pena a depenação constante que esse carro foi sofrendo ao longo de sua passagem no Brasil… no ritmo que tava iam acabar trocando os bancos por cadeiras de praia da Marfinite.

  • Fábio Brito

    Poxa, poderia ser com PH seu nome, ia ficar bem mais interessante.

    Belo projeto, parabéns.

  • Gabriel Moraes

    O que as pessoas tem contra o ABS?! Nossa!

    • Fellype Saab

      Nada contra. O abs do Clio sem duvida nao tem “estrutura” para agentar as mods que estão inclusas. Abraços!

      • Gabriel Moraes

        ué, eu achava q ABS eram sensores instalados no cubo da roda q monitoravam se elas travaram ou não, e ajustava o freio de acordo. Nada mecânico em si, só usava o próprio freio que estivesse instalado.

        Se n for isso, favor me corrija!

  • Hugo

    To querendo comprar meu primeiro carro,a Renault Megane Sedan 1.6 ou 2.0 o que vcs acham esse carro ? vale a pena ?devo escolher outro veículo ?

  • Thiago Peres

    “bacaninha”… eu já tive um cliozinho, é um ótimo carro mesmo, esse motor pelo contrário do que muitos pensam, aguenta bem o tranco.

    só não usaria esse carro para preparar, já que vai gastar rios de dinheiro, pegaria logo um megane gran tour 2.0.

    • Fellype Saab

      Propostas difetentes. O meu Clio é de pista e eu ja tenho um carro para dia a dia. O Clio é de longe o melhor Renault para se preparar para este propósito. Abraços e obrigado pelos comentários!

  • Nismo

    “Mas vamos ao que interessa! Depois de me arriscar e me frustar na
    tentativa de montar um Clio 1.6 16v turbo de rua, além de gastar rios de
    dinheiro, decidi que esperaria até ter conhecimento, dinheiro e tempo
    suficientes para poder fazer um projeto de verdade com um único
    objetivo: um Clio de pista.”

    Pode explicar alguns dos problemas encontrados? Esse motor é problemático para realizar modificações?

    • Fellype Saab

      O problema era a falta de conhecimento mesmo amigo. Eu era jovem e achava que entendia de carro, motor e preparação, em conjunto com um mecanico/pseudo prelarador que não tinha nenhuma noção de injetados. O carro em sí não tem nenhuma particularidade. Abraços!

  • Guest

    Me lembro de ter andado com um Clio 1.0 8v contra um Clio 1.6 preto no Pacaembú fazendo tempo muitos próximos, um dia antes de um certo evento de autocross no qual fui penalizado pela falta de 2 participantes, ainda assim subi ao pódio. Pouco depois fui “banido” do fórum. Pequena essa internet, né? #braço

    • Fellype Saab

      Certo….e?

    • Arthur Stefanon

      Que narcótico cê usou, meu filho?

  • andre crepaldi

    boa tarde Fellype, sou André de Piracicaba, Desculpe “fugir´´ do assunto Clio preparado, mas adquiri um Authentic Hatch 1.6 16v FLEX 2007. Queria saber qual a media consumo na cidade e na pista ,no Alcool e na Gasolina desse motor qdo bem regulado, tudo em ordem. PS: motor normal, sem alterações.

  • Ademar Marques de Oliveira

    Caro Fellype, boa tarde!
    Muito bom seu projeto, tambem tenho um clio 1,6 16v e sou louco para colocar um (Kit Turbo com algumas coisitas a mais) Só que caio do não conhecimento dos mecanicos na parte de Renalt, tem como me ajudar com endereços e modelos de peças de preferencia com manuais..kkk
    No aguardo de sua ajuda.

    • Fellype Saab

      Faz um tempo que não passo por aqui! Só me mandar um e-mail e conversamos!
      Abraços!