A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Lançamentos

Com 299 cv, Hyundai Veloster RM Concept é o melhor Veloster… do mundo!

O Hyundai Veloster teve um certo problema de imagem no Brasil e nos EUA. Ele é um carro bem construído, com uma dinâmica bem cuidada, mas nunca teve um desempenho assombroso — seu 1.6 GDI Turbo, de 206 cv nunca foi páreo para rivais como Golf GTI, ou Focus ST.

Só que agora a Hyundai apresentou um Veloster que a gente adoraria dirigir, ou melhor, pilotar: o Veloster RM Concept, um “mini-supercarro” de motor central traseiro.

Não nos olhe deste jeito: é a Hyundai quem diz isso.  O carro foi desenvolvido divisão de automobilismo da Hyundai — a High Performance Team — e traz entre os eixos um motor de dois litros e quatro cilindros com turbo e injeção direta GDI, capaz de entregar 299 cv. Além disso, a estrutura é mais rígida e a suspensão usa componentes de alumínio para aliviar peso.

veloster-rm (2)

Não há mais especificações ou dados de desempenho disponíveis (nem mesmo dizem se a tração é traseira ou integral), mas a potência é compatível com o regulamento atual do WRC — que restringe a potência dos carros a até 300 cv, porém os motores devem ter até 1,6 litro.

O Veloster RM Concept (RM significa rear midship“, que é como o motor está instalado no carro), apresentado no Salão de Busan, na Coréia do Sul, é totalmente funcional e, segundo a Hyundai, foi feito para “explorar as possibilidades da plataforma do Veloster” e não está nos planos da companhia fazer um carro de produção baseado no conceito.

 

A equipe que desenvolveu o carro também é responsável pelo Hyundai i20 WRC — que foi apresentado em 2012 e fez sua estreia na temporada deste ano do Campeonato Mundial de Rali. O i20 tem 300 cv em seu motor 1.6 turbo e vai de o-100 km/h em 5,5 segundos com máxima de 260 km/h — o Veloster RM não deve andar menos do que isto.

Se querem saber o que a gne, um carro de rua baseado no Veloster RM seria a solução perfeita para a imagem mundial do carro — algo que nem o Veloster Turbo, com seu motor 1.6 de 201 cv e visual mais agressivo, conseguiu — é só lembrar do que o Clio V6 fez pela Renault.

Matérias relacionadas

Alfa Romeo Giulia QV testado: o que andam falando sobre o belíssimo rival do BMW M3 e do Mercedes-AMG C63?

Dalmo Hernandes

Um Chevelle 1969 hot rod de 540 cv, dois Camaro nervosos e as atrações da Chevrolet no SEMA 2016

Dalmo Hernandes

Volkswagen Arteon – o sucessor do Passat CC fica mais invocado e assume o downsizing de vez

Dalmo Hernandes