A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Sessão da manhã

Comece o dia com esta seleção incrível de carros acelerando em túneis

Quando dizem que os túneis são feitos para atravessar montanhas ou para que uma rodovia possa passar sobre outra, é mentira — na verdade, os túneis foram feitos para amplificar a experiência sensorial de dirigir um carro: o ronco do motor reverberando nas paredes e voltando para você com muito mais força; as luzes refletindo na carroceria e as lanternas dos outros carros deixando seu rastro vermelho (à noite, claro) e a luz do fim se aproximando.

Não temos nenhuma razão especial para lembrar disso hoje mas, sinceramente, achamos que não é preciso ter um motivo para relembrar o quanto a experiência de dirigir é importante para nós e, claro, para você. Por isso, decidimos que hoje você vai começar o dia com uma breve compilação de carros acelerando em túneis.

 

Skyline GT-R R34 Top Secret: 320 km/h no túnel de Tóquio

Top Secret é o nome da preparadora de Smokey Nagata, ex-membro da lendária gangue de rachadores Mid Night Club. Muitos dos pilotos de rua que colecionaram inimigos e admiradores na década de 1990 (leia a história aqui!) se tornaram donos de preparadoras que hoje são, também, lendárias. A Top Secret é uma delas, e seu cartão de visitas é este Skyline GT-R R34 que, com novos turbos e componentes internos do motor, além de um belo retrabalho no módulo de controle, entrega mais de 1.200 cv. Vê-lo chegando aos 320 km/h em um túnel de Tóquio à noite, com o som do seis-em-linha biturbo se espalhando por toda a área, é uma bela experiência — mesmo em vídeo.

 

Jeremy Clarkson no esgoto com um Renault Twingo

Faltou citar outra utilidade dos túneis na introdução deste post: escoar águas pluviais. Certo, não é uma tarefa muito romântica, mas o esgoto é o lugar perfeito para recriar uma proeza famosa: durante as gravações de “Um Golpe à Italiana” (The Italian Job, 1969), um dos dublês teria feito um looping de 360 graus na cena dos esgotos — mas não conseguiu repetir o feito com as câmeras ligadas. Jeremy Clarkson conseguiu, com um Renault Twingo, no quarto episódio da 14ª temporada de Top Gear. Foi nada menos que épico!

 

Ferrari Enzo, LaFerrari e uma disputa diferente: quem grita mais alto?

Nem todo vídeo de carros e túneis precisa ter velocidade alucinante. Às vezes, os decibéis do ronco do motor bastam — especialmente quando você coloca os 12 cilindros da Ferrari Enzo e os 12 cilindros da LaFerrari lado a lado, levando o giro ao limite por breves e deliciosos instantes? É o tipo de coisa que só Marchettino, videomaker especializado em exóticos pelas ruas da Itália, consegue registrar. Este, meus amigos, é o som de 24 cilindros, 12,3 litros e 1.623 cv girando acima de 9.000 rpm.

 

AC Cobra e o contra-ataque americano

Porque não são só os europeus e japoneses que gostam de acelerar em túneis. Caramba, os V8 small big block americanos, com comando no bloco, deslocamento de cinco, seis, sete litros tiveram seu ronco borbulhante feito para isto! Este AC Cobra diz tudo isto em 25 segundos, provando que os ‘mericans sabem o poder acústico de seus tradicionais V8. Ainda que o Cobra derive de um roadster britânico… mas você entendeu, não é? Shut up and listen.

 

Pagani Zonda Cinque e a sinfonia ítalo-alemã

O V12 AMG aspirado do Pagani Zonda é um dos que roncam mais bonito no mundo, e quase todo mundo concorda com isto. Seu sistema de escape consegue transformá-lo em um uivo parecido com o dos carros de Fórmula 1 no auge dos motores naturalmente aspirados. O que dizer então de um Zonda Cinque, cujo V12 de  7,3 litros entrega 678 cv, acelerando ao lado de outros supercarros em um túnel? Bem, não muita coisa… deixe os 12 cilindros falarem!

 

Senna, Monaco, 1990

Não é preciso dizer muito, é? Senna conquistou a pole pela McLaren no GP de Monaco em 1990 ao virar 1:21,314 — ele e Prost eram mestres no circuito de rua, com o francês ficando atrás dele por apenas meio segundo. A passagem pelo túnel é breve, porém matadora como sempre, e é o complemento perfeito para uma volta simplesmente espetacular. Senna também ganhou a corrida. Foi a segunda das seis vitórias do brasileiro na temporada — na qual ele conquistou seu segundo título pela McLaren.

 

 

Matérias relacionadas

Enthusia Professional Racing: o rival quase esquecido de Gran Turismo 4

Dalmo Hernandes

The Lauda Legacy: como um homem e seu carro podem mudar a história do automobilismo – e de uma vida

Leonardo Contesini

Qual é o carro francês mais emblemático da história?

Leonardo Contesini