A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Como evitar o estresse nas estradas neste fim de ano?

Viajar em feriados pode ser verdadeiramente estressante. Quando todos querem fazer a mesma coisa, no mesmo lugar e ao mesmo tempo, o resultado são congestionamentos quilométricos, gente estressada e apressada (mesmo em férias!) e um frenesi generalizado que pode acabar muito mal.

Como nós gostamos de dirigir e viajar, e não de ficar parados dentro de um carro, decidimos reunir algumas dicas para evitar o estresse nesta correria de fim de ano. Anote aí.

 

Planeje seu roteiro

Waze-live-map

Quando se tem as polícias rodoviárias nas redes sociais, Waze (que tem um site onde você pode ver um histórico da rota nas últimas horas), autoridades de trânsito e transportes atualizando informações em tempo real em seus sites oficiais, você só fica preso no trânsito se quiser ou se tiver muito azar. Use todas as informações possíveis para pegar a estrada no melhor horário e pelo melhor caminho.

 

Fuja das datas óbvias

oswaldo-cruz-feriado

Viaje nos dias em que ninguém quer viajar.  Quando eu era adolescente, minha família sempre viajava no dia 25 de dezembro. A estrada era tranquila e vazia. Os caminhoneiros estavam parados, e só uns poucos desapegados que não se importavam em viajar no feriado de natal dividiam o asfalto com a gente.

 

Viaje à noite

Light print

Ok, essa não é para qualquer um. Você precisa estar bem descansado e ter bons companheiros de viagem para isso, além disso precisa gostar ou, no mínimo, não se sentir incomodado com a ausência de luz natural. A velocidade também não é a mesma de uma viagem diurna, então prepare-se para pegar leve no acelerador. A recompensa são estradas vazias e o visual matador do mundo iluminado pelo luar.

 

Alugue um jatinho

jet-interior

Porque dinheiro não é problema, e sim a solução.

 

Vá pelo caminho mais longo

fora-do-eixo

Não importa para onde você vai, procure o caminho mais longo, o menos óbvio. Em vez de ficar longas horas parando e andando, você passará longas horas dirigindo. Mesmo que seja mais devagar, mesmo a rota passe pelo centro de cidades minúsculas. Este é o caminho certo. Seus olhos, sua mente e sua memória irão te agradecer por muito tempo. Duvida? Então leia este post.

 

Faça como os venezuelanos

natal-venezuela

Se em 2013 a Venezuela antecipou o natal para novembro, por que você não pode adiá-lo para janeiro? Imagine que beleza, fazer seu natal em plena quarta-feira, 11 de janeiro? Isso também faria o réveillon cair numa terça-feira, dia 17. Duvido que você terá problemas com o trânsito, hotéis lotados, poltronas esgotadas…

Faça a festa na sua casa

image-1-for-sunday-12-12-10-gallery-93717080-90430

Se nada disso servir para você, ainda há uma última e alternativa — e a mais malandra de todas: faça a festa na sua casa! Ser o dono da festa nesse caso só tem vantagens. É legal ver a casa cheia, a comida boa e o conforto são garantidos, e você terá um monte de gente para te ajudar.

 

Matérias relacionadas

Por que o Porsche 918 Spyder tem as saídas de escape em cima do motor?

Dalmo Hernandes

Que tal guardar 11 carros dentro do seu apartamento na cobertura?

Dalmo Hernandes

Micro Bangers: destruindo hatchbacks europeus na nossa nova categoria europeia insana favorita

Dalmo Hernandes