A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Técnica

Como funcionam os amortecedores de massa?

O câmbio manual de seis marchas não foi a única ausência sentida na versão brasileira do Honda HR-V com o motor 1.5 turbo. Vendido lá fora como HR-V Sport, ele tem, além do câmbio manual, um sistema de suspensão que usa dois amortecedores por roda, atuando como um amortecedor de massa sintonizado, que não foi e não será oferecido no mercado brasileiro. Diferentemente do que pode parecer, o amortecedor de massa sintonizado não visa absorver os impactos da roda contra imperfeições da pista.

Matérias relacionadas

Como o antigo motor de pistões opostos pode se tornar uma alternativa eficiente para o futuro

Leonardo Contesini

Especial motores V4 (sim, quatro cilindros em V): o samba do ogro doido

Juliano Barata

Android Auto é a resposta do Google ao Apple CarPlay – e o início de um futuro de carros conectados

Leonardo Contesini