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Sessão da manhã

Como nasceu o Renault Sport R.S. 01, o carro de corridas com motor de Nissan GT-R que terá sua própria categoria

Em agosto passado o Renault Sport R.S. 01 fez sua primeira aparição pública no circuito de Jerez, na Espanha, com ninguém menos que Alain Prost ao volante. A marca não chamaria le Professeur se não estivesse tramando algo muito grande — no caso, uma categoria monomarca com o carro, que também está apto a disputar as 24 Horas de Le Mans. E tudo vai começar ainda em 2015.

Talvez para nos ajudar a aguentar a espera, a Renault soltou ontem este vídeo, que mostra como foi o desenvolvimento do novo carro de corrida. E, como em quase todo carro que os franceses fazem, o design teve um papel crucial no desenvolvimento do R.S. 01. — o que, segundo toda a equipe envolvida, representou um desafio ainda maior.

Estamos falando aqui de um carro de corrida dedicado, com monocoque de fibra de carbono e o V6 biturbo de 3,8 litros do Nissan GT-R montado em posição central traseira e acoplado a uma caixa sequencial Sadev de sete marchas. O motor está calibrado para render “algo entre 500 e 550 cv” e 61,2 mkgf de torque. Não há números de desempenho mas, considerando que o Nissan GT-R pesa mais de 1.700 kg e leva 2,9 segundos para chegar aos 100 km/h, podemos esperar que o R.S. 01, com seus 1.100 kg, seja ainda mais rápido.

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O caso é que o carro também é bonito — na veradade, o diretor de design Anthony Lo diz que o objetivo foi fazer o carro de competição mais bonito de todos os tempos. Obviamente esta é uma questão subjetiva, mas a gente acha que, de fato, o R.S. 01 é um dos bólidos de competição mais belos dos últimos tempos — ele tem as proporções de um pequeno Audi R8 e segue a identidade visual dos carros de produção da marca, com o logo em formato de diamante servindo como ponto de partida para toda as outras linhas e uma latente inspiração em conceitos como o Dézir.

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Parece um cupê esportivo transformado em carro de corrida, embora já tenha nascido para as pistas (o que não nos impede de sonhar com uma versão de produção… imagine só!) — e, como Lo reforça, tenha tido todos os componentes projetados pensando em função, não apenas em forma.

Os cinco meses de trabalho levaram a um carro que, como já comentamos aqui, foi testado pela primeira vez por Alain Prost, em agosto de 2014, no circuito espanhol de Jerez. Começaram, a partir dali, os acertos do carro — que deverá estar totalmente pronto até o mês de março, quando deverão começar as primeiras entregas.

O carro, que já teve seu preço anunciado em cerca de € 360 mil (ou R$ 1,08 milhão, em conversão direta), fará parte de uma categoria monomarca, o Renault Sport Trophy. Voltado para profissionais e amadores, o campeonato fará parte da World Series by Renault e será uma categoria de acesso para os campeonatos de GT, DTM e para o WEC, o mundial de endurance do qual fazem parte as 24 Horas de Le Mans.

Desenvolvido em parceria com a Nismo, o R.S. 01 está de acordo com o todo o regulamento da LMP01 de Le Mans — peso, gaiola de proteção e até zonas de deformação programada — além de projetado para ser durável e capaz de usar o mesmo motor em até duas temporadas. Isto ajuda a manter o custo um pouco mais baixo, para o que também contribui a premiação do campeonato: os campeões da categoria, tanto os amadores quanto os profissionais, receberão dinheiro, pneus e componentes como incentivo.

Mas o que a gente quer mesmo é ver o R.S. 01 correndo em Le Mans. Pelo jeito, não vai demorar muito!