FlatOut!
Image default
Car Culture Zero a 300

Como os anúncios da Volkswagen nos anos 60 mudaram para sempre a publicidade

Há alguns dias o Juliano Barata sugeriu que fizéssemos uma série especial sobre anúncios de carro icônicos das décadas passadas não os comerciais de TV, mas os anúncios impressos. De fato tem muita coisa bacana feita nos últimos 50 ou 60 anos, e seria interessante ver como a execução, a diagramação, a estética e a linguagem dos anúncios mudou ao longo dos anos. Acontece que, ao vasculhar a Internet atrás de anúncios dos anos 60 para começar a série (algo que ainda vai ser feito), inevitavelmente topei com uma enxurrada de anúncios da Volkswagen feitos na época. Você provavelmente sabe do que estou falando: aqueles anúncios de uma página inteira com uma foto do carro, na maioria das vezes o Fusca, com um título e o texto embaixo. Pois estes anúncios ficaram famosos por uma razão: eles eram sensacionais, e causaram uma revolução não apenas no modo de anunciar carros, mas no modo de se fazer publicidade impressa. Há algo nos an