ha alguns dias o juliano barata sugeriu que fizessemos uma serie especial sobre anuncios de carro iconicos das decadas passadas nao os comerciais de tv mas os anuncios impressos de fato tem muita coisa bacana feita nos ultimos 50 ou 60 anos e seria interessante ver como a execuçao a diagramaçao a estetica e a linguagem dos anuncios mudou ao longo dos anos [gt40 content search= volkswagen widget= 1 ] acontece que ao vasculhar a internet atras de anuncios dos anos 60 para começar a serie algo que ainda vai ser feito inevitavelmente topei com uma enxurrada de anuncios da volkswagen feitos na epoca voce provavelmente sabe do que estou falando aqueles anuncios de uma pagina inteira com uma foto do carro na maioria das vezes o fusca com um titulo e o texto embaixo pois estes anuncios ficaram famosos por uma razao eles eram sensacionais e causaram uma revoluçao nao apenas no modo de anunciar carros mas no modo de se fazer publicidade impressa ha algo nos anuncios da volks dos anos 60 que captura quem os ve logo no inicio e hoje em dia com a internet e irresistivel o impulso de continuar procurando mais e mais anuncios por longos minutos foi o que eu acabei fazendo depois disso chamei o leo contesini que cursou publicidade e disse comentei com ele o quanto eram bacanas os anuncios da volks tao bons e eficazes que me fizeram querer comprar um fusca em 2018 mais de meio seculo depois lendarios ele disse eu achei que seria desperdicio nao fazer um post inteiro dedicado aos anuncios da vw nos anos 60 foi assim que chegamos aqui para falar sobre como a os anuncios da volkswagen nos anos 60 revolucionaram o modo de se fazer publicidade e por que eles sao tao bons quando a agencia doyle dane bernbach ou simplesmente ddb foi contratada pela volkswagen no fim da decada de 1950 para criar uma campanha para o volkswagen que na verdade se chamava volkswagen sedan e ainda nao havia sido batizado como beetle aparentemente estava com um problemao nas maos os carros que os americanos compravam eram completamente diferentes grandes cheios de detalhes e com motores grandes e beberroes era afinal uma epoca de prosperidade economica no pos guerra nao que so existissem pessoas ricas claro mas a publicidade no ramo automotiva refletia esta caracteristica da sociedade na epoca os anuncios eram tao extravagantes quanto os proprios carros as agencias usavam ilustraçoes coloridas deslumbrantes e rebuscadas dos carros em paisagens quase surreais de tao bonitas com pessoas sorridentes e bem vestidas aproveitando o melhor da vida em uma banheira norte americana era o american way of life pasteurizado e a principio bill bernbach achou que seria impossivel competir com isto especialmente quando marcas como ford e chevrolet gastavam milhoes com publicidade literalmente o orçamento das gigantes norte americanas com anuncios ficava acima cerca de us$ 30 000 000 todos os anos enquanto a volks disponibilizou cerca de us$ 600 000 no primeiro contrato com a ddb havia ainda a questao do produto em si que a primeira vista tinha muito mais defeitos do que qualidades a seu favor era um carro feio para os padroes do consumidor norte americano medio da epoca pequeno e fraco vindo da alemanha e criado com a ajuda de adolf hitler que via no carro do povo uma ferramenta para ajudar sua alemanha nazista a conquistar soberania mesmo com o conflito terminado havia anos e com a volkswagen desvencilhada de sua relaçao com hitler a imagem geral do carro tornaria dura a tarefa de convencer os norte americanos a comprar um vw entao bernbach foi convidado pela volkwagen para ir ate a alemanha e conhecer melhor o produto que precisaria vender o publicitario ficou impressionado com a maneira germanica de fabricar carros e voltou para os eua inspirado decidido a tornar a campanha publicitaria para o vw um sucesso spoiler ele conseguiu think small o anuncio acima estreou em 1959 na revista life e foi a primeira peça da ddb para a volkswagen think small quer dizer pense pequeno algo que geralmente tem conotaçao negativa mas esta era a ideia pegar os defeitos do fusca e transforma los em qualidades e costuma se dizer que este foi o trunfo da campanha de fato o fusca era um carro pequeno mas isto podia ser uma coisa boa na hora de guardar o carro na garagem de enfrentar o transito das cidades e claro de estacionar um carro pequeno tambem precisava de um motor menor e mais economico e por isso gastava menos combustivel agora alem do conceito do anuncio sua execuçao tambem era crucial pagava se mais caro por um anuncio de pagina inteira entao a norma era usar todo o espaço caramba no entanto em vez de uma imagem colorida e cara de um carro todo brilhante em uma paisagem maravilhosa com pessoas felizes e elegantes com seu novo simbolo de status apenas uma foto preto e branco do carro nada mais que o carro bem distante e um enorme espaço em branco a ideia veio do diretor de arte da ddb helmut krone que tinha como marca em seu trabalho justamente o minimalismo ele queria atrair a atençao das pessoas diretamente para o carro e mais nada o fato de ser uma foto preto e branco alem de economizar uma boa quantia no fim das contas tambem ajudava a peça a se destacar entre todos aqueles anuncios coloridos da life era uma forma de falar mais diretamente com o publico que acabou atingindo diretamente os mais jovens que preferiam anuncios mais realistas do que a imagem fantasiosa empregada por todos ate entao e a ideia continuava no texto escrito pelo copywriter julian koenig que ironicamente era descendente de judeus mas nao se importava com as circunstancias nefastas nas quais o volkswagen foi concebido koenig escrevia de forma coloquial falando de igual para igual com quem lia o anuncio ele nao dizia que as pessoas deviam comprar o vw porque ele era o melhor carro ate porque do ponto de vista tecnico ele realmente nao era o texto do anuncio think small dizia que o volkswagen ja nao era novidade que as pessoas ja nao se importavam tanto assim com a economia de combustivel com a durabilidade com a facilidade para estacionar com o seguro baixa com as peças faceis de encontrar com a baixa desvalorizaçao ou com o fato de o motor nunca ferver que era natural e que todo mundo ja estava acostumado e que por isso nao era necessario ficar se gabando de tudo isto entenderam a fineza do negocio era como uma conversa entre duas pessoas iguais e nao como um vendedor tentando te convencer de que aquele carro era o melhor o layout do anuncio com a foto maior na parte superior e uma barra embaixo com o texto dividido em tres colunas era tradicional inovadores eram os detalhes uma fonte nao serifada tornava o design do anuncio mais clean o uso do ponto final no titulo do anuncio causava impacto e fazia as pessoas refletirem por um instante o que aquele titulo queria dizer as linhas nao justificadas com viuvas em profusao palavras sozinhas em uma linha que costumam ser evitadas em uso editorial tambem eram propositais para evocar naturalidade mesmo o logo da volkswagen enquadrado de forma estranha no fim da pagina era uma maneira de informar a quem via o anuncio que aquela nao era uma peça publicitaria como as outras era o conjunto da obra que tornava o anuncio eficaz a campanha seguinte repetia a formula porem escancarava ainda mais a ideia de explorar os defeitos do carro como se fossem qualidades lemon e um termo que nos eua e usado para descrever um carro ruim que so vai dar dor de cabeça para quem compra lo nao e exatamente equivalente a bomba por aqui mas a ideia e a mesma entao a ddb decidiu chamar o fusca de lemon bem no titulo do anuncio repare que a foto e exatamente a mesma explicando no texto a razao o fusca da foto foi considerado um lemon pelo controle de qualidade da volkswagen pois tinha um defeitinho no acabamento cromado do porta luvas o texto tambem informava que o departamento de controle de qualidade tinha 3 389 pessoas na fabrica de wolfsburg dedicadas a testar os de 3 000 carros que saiam da fabrica diariamente e que a cada 50 unidades do fusca uma era reprovada uma curiosidade o anuncio cita a frase we pick the lemons you get the plums nos ficamos com os limoes e te damos as ameixas para reforçar a ideia de que os carros ruins eram reprovados e os perfeitos eram vendidos ao publico ha quem diga que foi por causa desse anuncio que os norte americanos começaram a chamar os carros problematicos de lemons mas nao ha comprovaçao concreta disto parecia loucura na epoca mas funcionava e a ddb seguiu por anos soltando diferentes peças com a mesma tonica o que era facilitado pelo baixo custo de execuçao dos anuncios que eram invariavelmente simples e minimalistas com o tempo a abordagem dos anuncios foi se segmentando alguns brincavam com o fato de o volkswagen ser arrefecido a ar mostrando a cena fisicamente impossivel de um fusca com o motor dianteiro fervendo o motor ficava atras e nao fervia um trecho do texto diz no passado alguns donos de vw se divertiram ao ver o perplexo frentista do posto de gasolina com um balde de agua na mao sem ter onde coloca la mas a gente cuidou disso no modelo 61 nesse ano um lavador de para brisa e equipamento de serie ele usa agua deixe o homem abastece lo neste outro anuncio o mote e a economia de combustivel e se voce ficar sem gasolina ele e facil de empurrar com consumo de 32 milhas por galao mais ou menos 13 km/l voce pode esquecer quando abasteceu pela ultima vez e como voce fica tao pouco tempo no posto fica quase sem lembretes e segundo a vw foi por isso que a vw instalou um mostrador do nivel de combustivel no tanque mas voce ainda precisa lembrar de olhar para ele em outros anuncios a vw dizia se orgulhar do fato de o fusca nao mudar por fora o que ajudava a reduzir a desvalorizaçao ano a ano segundo a fabricante isto permitia que a marca aperfeiçoasse a receita alem disso facilitava as coisas na hora de consertar o carro pois as peças da carroceria eram todas iguais para qualquer ano do fusca e ainda pergunta se voce tivesse que decidir entre um carro que sai de moda todo ano e um que nunca saiu com qual deles voce ficaria isto e transformar defeitos em qualidades dito isto as melhorias eram feitas onde importava no conjunto mecanico de tempos em tempos o motor boxer ficava maior e mais potente mas isto era tudo isto a gente muda isto nao uma das maiores ousadias aconteceu em 1962 ao anunciar o fusca para o novo ano a ddb simplesmente nao mostrou o carro traduçao livre nao ha razao para mostrar o volkswagen 62 ele e igual por fora no entanto o texto detalha todas as pequenas melhorias como as lanternas traseiras um pouco maiores a adiçao do marcador de combustivel novos cabos para os freios e embreagem saidas de ar redesenhadas e ainda havia outros anuncios que falavam sobre o tamanho do carro ele faz sua casa parecer maior os carros estao ficando maiores entao as casas parecem menores mas um pequeno volkswagen pode colocar as coisas de volta em sua perspectiva correta disseram que era impossivel e era mesmo de acordo com o texto o jogador wilt chamberlain do time de basquete philadelphia 76ers nao coube no fusca com seus 2 15 m de altura mas talvez voce so tenha dois metros de altura nesse caso voce e baixo o bastante para apreciar um volkswagen neste outro a foto brinca com a ideia de que o fusca parecia um brinquedo o texto dizia que algumas pessoas estavam colocando as chaves como acessorio em seus carros como forma de mostrar o quanto ele era economico e fazia 17 km por litro mas tambem observava que isto nao e exatamente verdade porque o numero correto e 13 km/l e aproveitava para lembrar que o motor a ar nao fervia uma das peças mais legais de todos os tempos e esta veiculada no dia seguinte a chegada do homem a lua em 20 de julho de 1969 o anuncio era uma foto do modulo lunar eagle onde os astronautas neil armstrong e buzz aldrin pousaram na superficie lunar embaixo apenas o titulo e feio mas chega la e o logo da volks nao era preciso mais nada as pessoas arrancavam as paginas das revistas para colar o anuncio na parede [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o estilo foi adotado literalmente por decadas ganhando cores na decada de 1970 e sendo usado na publicidade dos outros modelos da volkswagen graças o sucesso duradouro de suas campanhas a ddb ainda cuida da publicidade da volkswagen na maioria dos mercados no brasil peças seguindo a mesma formula foram desenvolvidas pela almapbbdo que foi fundada em 1954 e em 1986 passou a fazer parte do mesmo grupo que a ddb foram os anuncios da ddb para a volkswagen nos anos 60 que causaram a chamada revoluçao criativa na publicidade parar de subestimar o consumidor com imagens deslumbrantes e simples argumentos de venda e faze lo sentir que aquele produto era feito para ele por suas qualidades um carro deveria ser comprado por que era bom no que se propunha a fazer e nao por ser o melhor ou pelo status que proporcionava se voce manja um pouco de ingles certamente o documentario abaixo chamado remember those great volkswagen ads lembra daqueles anuncios legais da volkswagen em mais uma traduçao livre vale a pena conferir o documentario abaixo com depoimentos dos envolvidos na criaçao daqueles anuncios sao 18 minutos que valem a pena [vimeo id= 177880740 width= 620 height= 350 ]
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