A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Vídeos YoutuBR

Compactos mais vendidos na pista, arrancada de Porsche, Bianco S com motor V8, um passeio pela fábrica da Mooneyes e mais nos melhores vídeos da semana!

Bem-vindo ao YoutuBR, nossa seleção dos vídeos sobre carros que os canais favoritos dos entusiastas publicaram durante a semana — programação gearhead de primeira para o seu fim de semana, feita somente por canais brasileiros no Youtube. Sacou o trocadilho? Então se acomode, prepare as guloseimas e aperte o play — por conta da casa!

Acelerados: nesta semana o Acelerados não trouxe carros de luxo ou esportivos apimentados para a pista. Em vez disso, Barrichello, Gerson e Cássio pegaram não um, mas dois Nissan Versa — o sedã compacto da marca japonesa, que compartilha boa parte dos componentes com o pequeno March —, equipados com motores 1.0 flex de três cilindros. Um deles, abastecido com etanol e o outro, com gasolina.

Em ambos os casos, potência e torque são idênticos: 77 cv a 6.200 rpm e 10 mkgf a 4.000 rpm. Ao acelerar os dois, Rubinho diz não ter sentido diferença alguma. Mas o que os números registrados no Velo Città têm a dizer?

O canal também soltou a primeira parte de um desafio interessante: colocar os três hatchbacks compactos mais vendidos do Brasil para ver qual deles é o mais veloz: O líder Fiat Palio, o vice VW Gol e o terceiro colocado, o Chevrolet Onix. Cada um deles em sua versão mais potente — Palio Sporting, com um 1.6 de 117 cv; Gol Rallye e seu 1.6 16v de 120 cv; e Onix Effect, equipado com um 1.4 8v de 106 cv. Antes de ver o tempo de cada um no Velo Città, o trio decidiu fazer uma brincadeirinha e provar que qualquer carro pode ser divertido… lá do seu jeito.

 

Amigos por Carros: em mais uma viagem internacional, Leone Andrade, um dos apresentadores do ApC, vai até Modena, na Itália, para dirigir uma Ferrari F430 Spider. A versão conversível da antecessora da 458 é equipada com um V8 de 4,3 litros e 490 cv, sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 3,7 km com máxima de 315 km/h. Sem dúvida, um carro veloz até hoje — ainda que, na Itália, seja “desvalorizado”, pois os entusiastas preferem as Ferrari mais recentes. No entanto, em vídeo, o roadster italiano mostra que ainda tem muito o que oferecer.

 

Exclusivos no Brasil: em mais um vídeo gravado na pista de pouso da Embraer durante a Driver Cup, os caras do EnB trazem uma seleção matadora de esportivos da Porsche. Além de versões mais comuns do 911, como o Carrera S e o Turbo, também há puxadas dos estúpidos (no melhor sentido possível) 911 GT2 e GT3 da geração 997 — o primeiro, com um flat-6 de 3,6 litros biturbo de 530 cv, o segundo equipado com um 3.8 aspirado de 430 cv. Isto sem falar na briga entre supercarros protagonizada pelo Porsche Carrera GT e o 918 Spyder. Para quem gosta do ronco dos boxer da Porsche, o vídeo é um prato cheio!

 

Inside Driver: o Bianco S, criado por Toni Bianco, é um dos fora-de-série mais famosos do Brasil. Feito de maneira artesanal, o carro usava plataforma e mecânica Volkswagen “a ar” com carroceria de fibra de vidro. De linhas curvas e proporções estranhamente atraentes, o Bianco tornou-se um ícone da era do-it-yourself da indústria automotiva brasileira. No vídeo de hoje, o Inside Driver mostra o Bianco S 1979 de Marcelo Camargo, que encontrou o carro em estado deplorável e o transformou em um verdadeiro hot rod, com direito a um V8 de quatro litros com carburador Quadrijet no lugar do flat-4 de 1,6 litro.

 

Bufalos TV: a novidade da semana fica por conta do canal Bufalos TV, que é 100% brasileiro mas investe em produções feitas no exterior. No primeiro vídeo dos caras na nossa seção, você fará uma visita à Mooneyes, nos EUA. Trata-se de uma das mais tradicionis fabricantes de componentes para hot rods dos EUA, fundada em 1961 por Dean Moon. Ele era fotógrafo por formação e entusiasta por paixão, e começou a fabricar cabeçotes, blocos, rodas e peças de carroceria para os hot rods dos amigos.

O negócio deu certo e, mesmo quase trinta anos depois de sua morte, a Mooneyes continua firme e forte. Seu atual dono, Chico Kodama, faz questão de preservar a história e os meios de fabricação de antigamente: não há robôs ou computadores fabricando as peças — tudo é feito como em 1961.

 

Garagem do Bellote: nesta semana, Renato Bellote acelerou um raro Volkswagen Eos, conversível que foi vendido no Brasil entre 2009 e 2010. Equipado com um 2.0 16v turbo de 200 cv, acoplado a uma caixa DSG de seis marchas, o Eos é capaz de chegar aos 100 km/h em menos de oito segundos, com máxima de 230 km/h. A plataforma compartilhada com a quinta geração do Golf garante a boa dinâmica, com um bônus: diversão a céu aberto.

O outro vídeo traz um presente para os fãs e picapes nervosas: uma Dodge Dakota R/T, equipada com um V8 de 5,2 litros e 232 cv e câmbio automático de quatro marchas com alavanca na coluna — clássica combinação americana. De visual mais arrojado, com rodas de 15 polegadas e para-lamas alargados, a Dakota R/T conquistou admiradores fiéis, sendo capaz de acelerar até os 100 km/h em 9,8 segundos, com máxima de 180 km/h — nada mau para uma picape de seu porte.

 

Marcelo Tonella: de volta ao mundo motos, Marcelo Tonella da sequência ao serviço de manutenção da clássica Honda CB750 Four, dona de um dos roncos mais bonitos entre as motos de quatro cilindros. No vídeo de hoje, ele mostra como é feita a regulagem dos platinados, a fim de otimizar o ponto de ignição dos cilindros — como sempre, explicando cada etapa de maneira clara e detalhada.

 

Planeta Caminhão: em uma sequência de dois episódios, o Planeta Caminhão apresenta um especial sobre o Unimog, o caminhão que nasceu para ser uma espécie de trator melhorado, e se tornou um dos melhores veículos para off-road em condições extremas.

Não é à toa que o Unimog é fabricado ininterruptamente há 68 anos e, mesmo depois de tanto tempo, se mantém fiel à fórmula: eixos rígidos, altura elevada, pneus de trator e tração integral permanente — ainda que os antigos motores a diesel tenham cedido lugar aos modernos turbinados.

Além disso, o canal também publicou a segunda parte do especial sobre o Encontro de Caminhões (em miniatura) de Nova Odessa. As réplicas absurdamente detalharas são guiadas por controle remoto, e uma delas nos leva para um passeio onboard. A brincadeira é levada tão a sério que o diorama ao ar livre tem pista de asfalto, pontes e sinais de trânsito.

Matérias relacionadas

A briga das picapes no Velo Città, acelerando no SEMA Show, como fazer um Chevette de drift, uma Parati GLS Turbo e mais nos melhores vídeos da semana!

Dalmo Hernandes

Gran Turismo na vida real: pegue uma carona no Pennzoil NISMO GT-R, campeão do JGTC em 1998 e 1999

Dalmo Hernandes

O BMW M3 V10 de Phil Morrison e seu ronco de Fórmula 1: revisitando um clássico

Dalmo Hernandes