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Automobilismo Virtual

Concurso de Pinturas da Fanatec, Automobilista 1.5, Deep Forest Raceway no GT Sport e muito mais

Caros pilotos virtuais! Bem vindos ao SimRacer House, a seção semanal do FlatOut integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro – do Gran Turismo ao iRacing, do Forza ao Assetto Corsa! Notícias, lançamentos de mods, softwares e hardwares (de volantes a placas de vídeo), atualizações, campeonatos, recordes, você irá encontrar tudo aqui. Acelere conosco!

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Concurso Oficial de Design de Pinturas da Fanatec

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A Fanatec começa 2018 com uma competição que dá a oportunidade de desenhar uma pintura oficial do Fanatec para os carros McLaren 650S GT3 e Porsche 911 Cup.

Toda a comunidade criativa está convocada a participar, pois há alguns prêmios interessantíssimos. As pinturas vencedoras do concurso serão apresentadas no Raceroom Racing Experience como pinturas oficiais para o simulador.

A pintura Porsche vencedora será premiada com uma caixa de presente surpresa com a arte vencedora e um dos novos produtos Fanatec que serão lançados no final deste ano.

Mas isso não é tudo. A pintura vencedora da McLaren ganhará um novo volante Fanatec McLaren GT3 com ClubSport Quick Release.

Termos e condições do concurso:

  • A competição termina em 14 de Janeiro de 2018
  • Envie a pintura do McLaren 650S GT3 e/ou Porsche 911 Cup (2017/2018) nos comentários da publicação do Blog Fanatec. Certifique-se de publicar várias visões em diversos angulos, mas não mais de 4 fotos por carro.
  • A logo Fanatec e a assinatura “F” podem ser baixadas na seção de download. Por favor, use preto em branco ou branco em preto.
  • Uma terceira cor é permitida, mas você precisa escolher o ClubSport vermelho ou o Podium gold.
  • Você pode usar os seguintes simuladores para criar a obra de arte: RaceRoom (preferido), Assetto Corsa, iRacing ou rFactor2.
  • Ao publicar sua obra de arte, você concorda que Endor ou qualquer outro membro da comunidade pode copiar e/ou usar este projeto.
  • Todos os outros usuários são bem-vindos para permitir que o Fanatec saiba quais os desenhos que eles mais gostam.

 

Gran Turismo Sport poderá ter a Deep Forest Raceway

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Muitos fãs da série GT ficaram bastante decepcionados ao ver que os mapas clássicos do Gran Turismo estavam ausentes no Gran Turismo Sport. Agora, meses após o lançamento, Kazunori Yamauchi confirmou que os jogadores terão o gosto da nostalgia, começando pelo Deep Forest Raceway.

“Nós já estamos trabalhando em Deep Forest; nós realmente temos os dados para a Deep Forest que funciona no Gran Turismo Sport, mas há alguns problemas “.

Kazunori explica que as pistas originais clássicas têm alguns problemas flagrantes com a escala de certos elementos. “O problema que tivemos com algumas das pistas mais antigas dos jogos anteriores do Gran Turismo foi a escala em certos lugares. O tamanho das árvores é muito grande, ou a largura das zebras, etc. Havia zebras que eram mais largos do que os carros!” (As árvores fora de escala, ok. Mas o tamanho das zebras não é relativo? Se há pistas reais nos quais a zebra é bem larga, porque em pistas fictícias isso seria um problema? Enfim…)

“Se queremos trazer isso para a qualidade do GT Sport agora, há muito o que temos de redesenhar e não é tão fácil”, ele continua.

Embora esta não seja uma confirmação oficial, é questão de tempo para termos uma sessão nostalgia no Gran Turismo Sport.

 

Apenas um jogo de corrida no Top 50 da Eurogamer

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Em um ano tivemos os lançamentos de Gran Turismo Sport, Project CARS 2 e Forza Motorsport (para não mencionar inúmeros outros títulos de corrida, incluindo vários lançamentos anuais), poderíamos afirmar que 2017 foi o ano dos jogos de corrida.

Mas para nossa tristeza, temos apenas um título entre os 50 melhores jogos de 2017 segundo a Eurogamer: Gran Turismo Sport na 21ª posição.

Em contrapartida, o ranking feito segundo os leitores da Eurogamer colocou quatro jogos de corrida entre os 50 melhores em 2017. Coincidentemente ou não, Gran Turismo Sport é o jogo de corrida mais bem colocado segundo voto popular na 21ª posição. Na lista ainda figuram Mario Kart 8 Deluxe, a frente de Forza Motorsport 7 e finalmente WipEout Omega Collection.

Mas e aí, caros Simracers? Quais jogos de corrida vocês acham que deveria ter feito parte nessa lista dos 50 melhores jogos do ano?

 

Kunos Simulazioni sugere planos futuros do Assetto Corsa

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A Kunos Simulazioni nos deu uma pequena dica dos planos para o Assetto Corsa em 2018.

A declaração completa inclui uma parte interessante em que o gerente de produto, Marco Massarutto, nos dá uma idéia do que esperar do estúdio.

“Sim, o futuro: o que você pode esperar agora? Como já disse, o Assetto Corsa manteve a Kunos Simulazioni ocupada por quase sete anos, e continuamos a atualizar o jogo por três anos após a versão 1.0. Assetto Corsa não é apenas um “jogo”; baseia-se em uma tecnologia projetada e desenvolvida internamente, o que não é um detalhe secundário, uma vez que esta é a tecnologia que determinará e definirá a qualidade, a jogabilidade e o potencial dos jogos para se basearem nela. É por isso que dedicamos anos para melhorar um motor que originalmente foi concebido em 2011, e é por isso que, durante o ano de 2017, também dedicamos tempo e recursos para atividades de P&D que definirão o que estaremos ocupados nos próximos anos.

Em 2011, o Assetto Corsa foi concebido para ser uma plataforma modulável com, possivelmente, 20 carros, 5 pistas e as funcionalidades básicas típicas de uma simulação de direção. Hoje, oferece 177 carros em 20 classes e gêneros, 19 pistas em 35 configurações, uma carreira off-line, campeonatos personalizados, uma sólida experiência multiplayer e muito mais, para não mencionar o suporte contínuo para modding, que tem visto melhorias ao longo dos anos e resultou em uma coleção incrível de conteúdo de terceiros criado por uma comunidade dedicada. E, algumas vezes, ainda não acreditamos que o Assetto Corsa tenha ido tão longe.

Mas não é apenas o software que mudou e evoluiu ao longo destes anos, mas também a própria empresa. O que antes era um grupo de quatro caras tentando fazer guerra aos nomes mais estabelecidos no negócio é agora uma equipe maior. Encontrar as “pessoas certas” para se inserir em um ambiente de trabalho tão peculiar, como a Kunos Simulazioni, não é uma tarefa fácil, e é algo que nos manteve ocupados durante o ano de 2017 também. Fico feliz em dizer que os resultados são encorajadores e o futuro parece brilhante graças aos novos talentos que pudemos adicionar à nossa equipe e que se juntará aos fundadores eu e Stefano, os caras da “velha guarda” que nos juntou desde o início e todas as outras pessoas que você aprendeu a conhecer durante esta aventura.

Tudo isso acima, também graças aos nossos novos “Benevolent Overlords” na Digital Bros, permitindo-nos pensar e sonhar mais alto do que poderíamos pensar apenas alguns meses atrás.

Falando sobre a equipe, em 2017, recebemos quatro novos programadores especializados, respectivamente, em gráficos e GFX, UI e animações, mecânica e física, ambiente de corrida online e ranking, com o objetivo de melhorar nas áreas que podem fazer sua experiência com o Assetto Corsa melhor e melhor.

Sempre há uma margem para melhoria: mesmo depois de muito trabalho duro para reduzir essa margem durante um longo período de desenvolvimento, 2017 foi um ano muito importante para definir a nova base na tecnologia que usaremos no futuro. Ainda hoje, a comunidade continua perguntando por algo novo, e isso é ótimo, pois significa que você continua a nos envolver no abastecimento de suas ferramentas de hobby, paixão e treinamento. Para atender às suas expectativas e para suportar os recursos que nossa tecnologia atual não consegue gerenciar, alguns – na verdade um monte de – trabalho será necessário. Então, é hora de avançar.

Quando chegou, não havia nada como Assetto Corsa antes. Estamos trabalhando duro para replicar esse sentimento com o que há para vir no futuro.”

Um pouco vago para você? Bem, a imagem lançada ao lado da declaração pode nos dar uma idéia de onde nossos amigos italianos estão indo, mostrando o que se parece com o Spa Francorchamps à noite, mesmo que as corridas noturnas não sejam suportadas no Assetto Corsa. Então, logo…

 

Automobilista chega à versão final v1.5.0

A Reiza Studios lançou a atualização final v1.5.0 para o Automobilista, contendo uma boa lista de novos recursos e uma nova pista.

Esta última atualização nos leva ao que Reiza chama de versão definitiva do Automobilista. De agora em diante, a equipe de desenvolvimento começará a se concentrar em um novo desafio. No entanto, a Reiza Studios continuará a dar suporte ao Automobilista com novos conteúdos DLC e competições oficiais ao longo de 2018.

A atualização do Automobilista v1.5.0 apresenta o esperado novo sistema oficial de classificação multiplayer chamado Race Rank. O objetivo da tabela de classificação não é apenas para os pilotos virtuais do mais rápidos, mas também para criar uma atividade constante no simulador. Uma programação semanal completa começou dia 1 de Janeiro.

Com relação ao conteúdo, o V1.5.0 apresenta a nova Buskerud Kart Track, que vem com 2 layouts, e um novo layout de 11km de Mendig Langschliefe. Além das correções e ajustes habituais, a atualização também contém código de AI atualizado, configurações de regras revisadas, atualizações da interface de usuário, conjuntos de pneus limitados, atualizações de áudio e muito mais.

 

Uma aula de Drift Virtual no iRacing

Mais uma vez Marcel Pfister deu um show de habilidade e edição e compartilhou em seu canal uma aula de Drift Virtual no iRacing em Nordschleife com direito a Realidade Mista e tudo mais. Ao longo dos 9 minutos de vídeo, é possível ver como o piloto virtual se adapta naturalmente à ausência da famosa Força G aplicada ao corpo e compreende o comportamento simulado do carro buscando as manobras com outras referências sensoriais.

Isso explica em partes o porquê as equipes profissionais têm investido em pilotos virtuais para explorar os limites da simulação na prospecção de dados para o desenvolvimento dos carros nas categorias reais. Afinal, cada piloto acaba se especializando no seu universo, seja ele real ou virtual.

E aproveitando, gostaríamos de convidar a comunidade a compartilhar conosco suas peripécias nas pistas e estradas virtuais. Quem sabe a gente não seleciona os mais legais para comentarmos aqui na Simracer House?

 

Nota: A Comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil possui diversos Clubes e Ligas independentes. Neste espaço, iremos divulgar o máximo possível os campeonatos online e eventos realizados seguindo uma ordem alfabética nos resumos e uma ordem cronológica na agenda de eventos. Qualquer Clube, Liga, Equipe e Piloto Virtual pode nos enviar seu release (via Portal do 3Wide) para divulgarmos semanalmente aqui no Flatout.

 

Inscrições Abertas na H2O Motorsport

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A partir do dia 29 de Janeiro começa a MX-5 Cup do Japaneses Pack DLC no Assetto Corsa com etapas quinzenais sempre às segundas. Todo o campeonato será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Uma regra interessante no campeonato, que tem uma taxa de inscrição de R$ 25,00, é a progressão do lastro para os 8 primeiros na tabela do campeonato ao longo da competição, no qual o líder correrá a segunda etapa com 10kg de lastro e chegará à ultima com 50kg.

As corridas terão 60 minutos de duração, após 15 minutos de classificação. Para saber mais e se inscrever, acesse o site da H2O Motorsport aqui.

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