A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Conheça a gata que trabalhou nos boxes da Nascar trocando pneus – muito rápido

Quanto tempo você levaria para trocar dois pneus do seu carro com a ajuda de um amigo? Christmas Abbott, a garota aí em cima, é capaz de fazer isso com o seu assistente em doze segundos num carro da Nascar. E vale lembrar que não é exatamente aquela roda peso-pena e de apenas um parafuso da Fórmula 1: estamos falando de 27,2 quilos e cinco parafusos por roda, exatamente como em um muscle car da década de 1960. Sexo frágil?

christmas-abbott

Foto: ChristmasAbbott.com

Tão impressionante quanto o seu desempenho – que foi premiado com uma vaga no pit crew da equipe Michael Waltrip Racing ao longo deste ano – são os fatos de Abbott ter conquistado o seu espaço em uma das categorias mais conservadoras (eufemismo para machista) que existem e justamente na área mais exigente fisicamente. Não se engane: apesar de seus 1,60 m de altura e 52 kg, ela é capaz de erguer 100 kg em levantamento terra.

Forte, ágil e flexível, Christmas é longe de ser só um rosto bonitinho (aliás, bacana ver como, mesmo extremamente forte, ela consegue ser tão feminina) para enfeitar o paddock e atende a todos os requisitos da árdua tarefa – ainda que, como em todo ambiente do tipo, haja os céticos que afirmam que sua presença é apenas uma ação de marketing. E talvez isso tenha a ver com sua dispensa, que ocorreu no fim de 2013.

Antes de surgir no mundo dos stock cars norte-americanos, Christmas já era relativamente famosa: atleta de CrossFit (tipo de treinamento misto e funcional extremamente exigente fisicamente, muito utilizado no exército e em forças táticas), ela é dona e principal treinadora do CrossFit Invoke, academia sediada na Carolina do Norte.

christmas_abbot_background_front_high

Foto: ChristmasAbbott.com

Seus vídeos em competições e demonstrações acabaram chegando até Ted Bullard, um executivo da Nascar, que decidiu convidá-la em 2012 para participar de uma sessão de treinos de sua equipe. E então, na oficina da Turner Motorsports, Christmas descobriu que tinha o talento natural e (obviamente) os requisitos físicos para a tarefa: logo de cara, ela conseguiu desparafusar o quinteto de parafusos em 1,7 s – a média dos mecânicos é de 1,2 s.

Convencido do potencial da garota, Bullard apresentou Abbott para todas as equipes – e daí para ela começar a trabalhar com a Michael Waltrip Racing, foi só uma questão de tempo. Quem acompanhou a temporada de 2013 pôde vê-la ralando nas provas da Truck Series aos sábados e observando o trabalho da equipe na Sprint Cup aos domingos, com a qual ela fazia todos os treinos. Nós ficamos na torcida pela sua promoção para a Nascar, mas infelizmente a MWR a dispensou sem justificativas oficiais. Desconfiamos que tenha a ver com o ritmo de suas competições e eventos extra-pista.

C2

Foto: ChristmasAbbott.com

Ah, sabe qual foi o seu primeiro carro? Um Golf conversível. Quem sabe a vemos um dia nas pistas novamente.

Matérias relacionadas

Nostalgia JDM: viaje no tempo com estes vídeos de drift da revista Carboy

Dalmo Hernandes

Qual é a deste cara dirigindo um caminhão com três alavancas de câmbio?

Dalmo Hernandes

Il Commendatore: a trajetória de Enzo Ferrari, dos Grand Prix aos carros mais rápidos do mundo – Parte 1

Dalmo Hernandes