A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #413

Construindo um Shelby Cobra na garagem: a montagem do painel e da direção

Fala galera, de volta aqui para continuar a história do PC 413, agora chegando à parte elétrica. Queria fazer o mais simples possível. E sem mão de obra, Aí mais uma vez acabei no faça-você-mesmo. Até ai a única intimidade que tinha com elétrica era trocar tomadas e fazer reparos em casa. Então parei o projeto, voltei para a internet e saí catando tudo que era apostila sobre elétrica automotiva básica e fui estudar. Sim: com força de vontade dá para aprender qualquer coisa basicamente de graça, sem sair de casa. Fiquei quase um mês parado lendo sobre circuitos, relés fusíveis antes de entrar nesse mundo de fios que testaram muito, muito mesmo, a minha paciência.

Encontrei uma caixinha universal de fusíveis modernos na internet, fui até uma loja de elétrica e comprei fios, terminais, relés, interruptores, botões de acionamento, conduites e tudo mais. Comprei também, numa loja de material de construção, três daquelas barrinhas de cobre com vários parafusos que são usadas p organização de fios nas caixas de fusíveis residenciais e coloquei uma como pós chave — uma como positivo direto e uma como terra —, o que me ajudou muito na organização e montagem de cada circuito.

20158342_10203452518309462_142206187_n

Mostradores Cronomec comprados, chave de partida de caminhão antigo (o design dela foi o mais simples e compatível com o original que encontrei) interruptores tic/tac, alguns LEDs indicativos de maquinário e pronto. Foi só cortar a madeira, embutir os parafusos, medir e recortar os furos e forrar tudo. Para a parte elétrica fiz uma bandeja de madeira com algumas dobradiças e um fecho na parte de baixo do painel, assim fica tudo embutido. Se precisar mexer é só abrir.

 

Comprei também um som moderno, com USB e Bluetooth, mas é claro que ele não poderia aparecer, então fiz o mesmo esquema: dobradiças e o rádio fica atrás do painel. Quando usar é só descer. Outra coisa que fiz foi procurar um rádio com controle remoto, o que facilita o uso por ele ficar embutido).

Como disse antes minha bomba de direção é eletro-hidráulica (do Mercedes Classe A) e a intensidade dela é dada pelo módulo, como não tinha nada disso, consegui encontrar um potenciômetro para maquinas que era compatível com a voltagem e a amperagem usadas por ela. Dai foi só bolar un circuito contendo um fusível, um relê de acionamento, o potenciômetro, um botão tic/tac e um led indicativo. Ficando com uma direção que pode ser ligada, desligada e ajustada por um botão no painel.

20217435_10203455524104605_1102362377_n

Basicamente é isso, a elétrica ficou mto boa e o acabamento do painel também, O carro está quase pronto, mas ainda vou escrever mais algumas etapas. Quem quiser acompanhar mais só seguir lá no instagram (@diegojacobini) que posto bastante sobre a montagem.

20196917_10203455523664594_1008933410_n

Por hoje é só, espero que tenham gostado. Obrigado e até a próxima!

Por Diego Jacobini, Project Cars #413

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Project Cars #394: a história do meu Honda Civic Coupé 1.8

Leonardo Contesini

Project Cars #58: colocando a tração nas rodas certas no Mazda 626

Leonardo Contesini

Project Cars #265: os erros e acertos da montagem do motor turbo no meu Focus

Leonardo Contesini