A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Contran fará baixa automática de carros antigos sem licenciamento, Dodge Demon usará ar-condicionado para resfriar motor, Amazon terá série sobre F1 e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Carros antigos sem licenciamento terão baixa automática depois de 10 anos

cicatriz-620x465

Poucas coisas são mais fascinantes no universo gearhead que a possibilidade de encontrar uma relíquia sobre rodas guardada ou abandonada por anos a fio, como um tesouro esquecido. Nos últimos anos dezenas, talvez centenas, de clássicos foram recuperados desta forma, incluindo modelos que se pensava estarem perdidos para sempre — como o protótipo do Mustang Boss 302, os primeiros protótipos do Pontiac Firebird, um dos três Ford GT40 “Mk1,5” e o último dos Shelby Daytona Coupé.

O Brasil também teve os seus barnfinds, mas infelizmente parece que a partir de hoje eles serão mais raros de acontecer. Não por que o que tinha de ser encontrado já foi encontrado. Os barnfinds brasileiros vão acabar na base da canetada: o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou nesta quinta-feira (30) uma resolução que prevê a baixa automática de veículos antigos não licenciados há mais de dez anos.

Até ontem a baixa se aplicava somente a veículos com danos de grande monta (irrecuperáveis ou “perda total”), desmontados ou vendidos como sucata. Com a nova resolução, qualquer veículo produzido há mais de 25 anos e que tenha mais de 10 anos de licenciamento atrasado será incluído automaticamente em um registro de “frota desativada” por um prazo máximo de cinco anos. O proprietário será notificado 60 dias antes do encerramento deste prazo e, caso não manifeste interesse em regularizar as pendências, o veículo será baixado automaticamente, tendo seu número de identificação e de cadastro eliminados do registro nacional de veículos automotores (Renavam).

A intenção do Contran é manter o registro nacional de veículos atualizado pois, segundo o Conselho, “há um elevado número de veículos fabricados há 25 anos ou mais que não são licenciados há mais de dez anos”.

 

Dodge Demon usará o ar-condicionado para resfriar seu motor

Hoje é quinta-feira e, como tem sido nas últimas doze semanas, a Dodge revelou mais uma dose homeopática de seu supermusclecar, o Challenger Demon. Desta vez eles explicam que o Demon terá um inédito sistema de arrefecimento líquido/ar para obter temperaturas mais baixas de admissão na arrancada.

Na prática, como havíamos falado há algumas semanas, o “drag mode” do Dodge Demon usará o sistema de ar-condicionado para resfriar a temperatura do ar admitido a até 7,2º C, permitindo não apenas um ganho expressivo de potência para a arrancada, como também o resfriamento rápido do motor e compressor, possibilitando arrancadas consecutivas sem perda de desempenho.

srt_demon_teaser_hotcoldij5jubf73tkbbnhd2gdlacj1vd

Como sempre, a Dodge deixou um enigma ao final do vídeo, desta vez um número exibido no painel da pista esquerda da drag strip. O que significa? Boa sorte tentando adivinhar.

 

Amazon Prime terá série sobre a Fórmula 1

1490367102828

 

O pessoal da Amazon está preparando mais um motivo para convencer os entusiastas a assinar seu serviço Prime Video. Depois de The Grand Tour, a gigante norte-americana irá produzir uma série documental sobre a Fórmula 1. Parece que os novos chefes da categoria já andaram mudando algumas coisas quando se trata de conteúdo online.

Os primeiros capítulos irão exibir os bastidores da McLaren-Honda, mostrando as dificuldades da equipe em sua atual fase e os desafios que o novo chefe da equipe, o piloto americano Zak Brown, terá que enfrentar para tornar a McLaren grande novamente.

Além disso, o documentário irá mostrar imagens exclusivas do desenvolvimento do carro, dos acordos com patrocinadores e da preparação física e mental dos pilotos da categoria, nesse caso, Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne. Apesar de promissora, a série ainda não tem nome, nem data para estrear.

 

A nova pintura da Hoonigan Racing

Enquanto Ken Block não inventa um carro novo, nem uma Gymkhana nova, sua equipe de corrida, a Hoonigan Racing, acaba de ganhar uma nova pintura. Nós também ficamos com a vista embaralhada.

Os Focus RS RX da equipe foram pintados pelo artista Death Spray Custom (sim, esse é o pseudônimo do cara), que usou uma combinação de cores típica daquelas imagens feitas para serem vistas com óculos 3D, que foram muito populares nos anos 1990 — uma época que parece influenciar fortemente o artista.

Os carros irão disputar o World Rallycross Championship, e serão pilotados por Ken Block e Andreas Bakkerud.

 

Mitsubishi poderá vender modelos Renault rebatizados no sudeste da Ásia

Renault-Alaskan-7

Como você já deve saber a esta altura de 2017, a Mitsubishi foi comprada pela Nissan no final de 2016, passando a fazer parte da aliança Renault-Nissan. Agora, os novos proprietários da marca pretendem usar a Mitsubishi para ampliar a participação da Renault no sudeste da Ásia, onde a presença da marca francesa é praticamente nula.

Em entrevista ao site AutoNews, o COO da Mitsubishi, Trevor Mann, disse que “se for interessante para a Mitsubishi vender um produto Renault no sudeste da Ásia, seria algo interessante a se fazer”. Mais adiante, Mann confirmou que as duas empresas também planejam produzir picapes conjuntamente na região. Será que a próxima L200 será uma irmã da Renault Alaskan?

Matérias relacionadas

Volkswagen Virtus é revelado – veja todos os detalhes do novo “Polo Sedan”

Dalmo Hernandes

Chevette, SLK55 e C63 AMG, XR3 Conversível, Accord Wagon e mais à venda no GT40!

Juliano Barata

Peugeot 3008 lançado no Brasil, Roush lança Mustang P-51 de 737 cv com inspiração aeronáutica, Tesla e motorista falharam em acidente fatal com carro semi-autônomo

Leonardo Contesini