A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Copa Hyundai HB20 começa neste fim de semana, Honda reajusta preços do Civic, Porsche Speedster chega semana que vem e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Copa HB20 começa com 20 pilotos neste fim de semana

Ontem (9) à tarde, a Hyundai Motor Brasil apresentou a versão de especificação final de seu HB20 de competição, que será utilizado por 20 pilotos na Copa HB20 na temporada deste ano. O campeonato usa o modelo “seat and drive”, no qual o piloto paga o valor de R$ 200 mil que inclui o veículo pela temporada, toda a logística de transporte, manutenção, pneus, combustível, inscrições e o suporte de engenheiros, mecânicos e de técnicos em coleta de dados. O carro foi apresentado ao público no Salão do Automóvel em novembro do ano passado e se manteve praticamente inalterado.

Serão 16 etapas disputadas em oito autódromos do Brasil, acompanhando as provas da Copa Truck e Mercedes-Benz Challenge: 14/4 em Campo Grande (MS), 2/6 em Londrina (PR), 14/7 em Curvelo (MG), 18/8 em Santa Cruz do Sul (RS), 6/10 em Tarumã (RS), 27/10 em Curitiba (PR), 8/12 em São Paulo (SP) e uma etapa adicional com locação ainda a ser confirmada. Os circuitos de Tarumã e AIC também ainda estão a confirmar.

A prova deste fim de semana terá sua primeira largada às 14:45 do sábado e a segunda largada às 15:00 do domingo.

A especificação final mudou muito pouco do carro apresentado no Salão: a diferença principal está nas rodas e pneus: as Rays Gram Lights 57XV 17×7″ com pneus Pirelli PZero 205/45 deram lugar às rodas e pneus originais do modelo R-Spec de rua, Pirelli Cinturato P1 com rodas  15×6″. Outro detalhe é que os faróis de neblina foram removidos para serem transformados em dutos de ventilação para os freios.

Na prática, a spec do Copa HB20 é realmente bastante próxima ao carro de rua. O motor apresenta cerca de 30 cv a mais (160 cv a 6.200 rpm e 17,8 kgfm a 5.400 rpm), vindos de um comando de válvulas mais bravo, coletor de escape dimensionado tubular 4-2-1, sistema de admissão redimensionado e gerenciamento Pro Tune PR4 – por sinal, o mesmo que utilizaremos no Sandero RS do FlatOut Driving Academy em sua próxima fase. Transmissão é 100% OEM com exceção da embreagem reforçada. Suspensão apresenta amortecedores Bilstein, molas de competição 65 mm mais baixas e buchas de poliuretano.

 

Bentley divulga teaser do novo Continental Flying Spur

A Bentley divulgou hoje (10) um teaser do novo Continental Flying Spur, a versão de quatro portas do Continental GT. Nas imagens são reveladas o ornamento de capô “Flying B” retrátil e a silhueta do carro. A estreia do sedã é aguardada para o Salão de Frankfurt em setembro, mas a Bentley pode adiantar para julho em um evento de comemoração do centenário da marca.

O Flying Spur usará a plataforma MSB que o irmão Continental GT usa desde 2018 e é usada também no Porsche Panamera. Ele fará a estreia com o motor W12 biturbo, e mais tarde receberá o V8 4.0 biturbo e possivelmente uma versão hibrida, equipada com o V6 3.0 do Panamera 4 E-Hybrid. (ER)

 

Jeep diz que o V8 Hemi cabe perfeitamente no Gladiator, mas que é inviável

Depois que a picape Gladiator foi lançada, muitos fãs da Jeep começaram a se perguntar se haveria uma versão com motor V8. Afinal, um Wrangler picape com os 727 cv do motor V8 Hellcat 6.2 seria o rival perfeito para a Ford F-150 Raptor e seu V6 biturbo. Mesmo uma Gladiator com a versão naturalmente aspirada de 6,4 litros e 490 cv do V8 Hemi seria interessante.

A notícia boa é que o motor Hemi de 6,1 litros cabe “como uma luva” no cofre da Gladiator, nas palavras do próprio Tim Kuniskis, presidente da Jeep, que foi entrevistado pelo site The Drive. Questionado a respeito da possibilidade técnica de uma Gladiator com motor Hemi, Kuniskis foi direto. “Todo mundo sempre faz esta pergunta: ele cabe. Você sabe disso. Cabe como uma luva”, disse ele.

A notícia ruim foi o que Kuniskis disse depois disto. “O problema é que justamente que [o V8] cabe como uma luva – então não há espaço entre em volta do motor e o exterior do veículo, portanto não temos espaço para estruturas de impacto. Não há nada que possa ser usado para absorver energia em uma colisão.”

A Jeep sabe que uma Gladiator  com motor V8, Hellcat ou não, venderia feito pão quente de manhã. No entanto, a prioridade é passar nos testes de colisão – no ano passado, a geração anterior obteve apenas uma estrela em seu crash test do Global NCAP. Com isto, a geração atual recebeu cuidado especial para ser a mais segura possível e desfazer a má impressão causada pelo modelo antigo.

Kuniskis disse também que seria um desafio e tanto colocar o V8 Hemi na Gladiator, ajustá-lo de acordo com as leis de emissões, torná-lo seguro, e ainda fazer tudo isto por um preço competitivo. Agora, nada impede que os donos de Gladiator (ou mesmo do Wrangler) o façam por sua própria conta – e risco. (DH)

Matérias relacionadas

Um Shelby GT350R feito de fibra de carbono, Mazda RX-9 Wankel pode ser revelado em outubro, novos detalhes do novo TVR e mais!

Leonardo Contesini

Inline Six: estes são alguns dos carros com motor de seis cilindros em linha mais bacanas do GT40

Dalmo Hernandes

Um Civic Hatch bem conservado, um BMW V8 de 286 cv, uma bela perua francesa e mais no GT40!

Dalmo Hernandes