FlatOut!
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Zero a 300

Copa Hyundai HB20 começa neste fim de semana, Honda reajusta preços do Civic, Porsche Speedster chega semana que vem e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Copa HB20 começa com 20 pilotos neste fim de semana

Ontem (9) à tarde, a Hyundai Motor Brasil apresentou a versão de especificação final de seu HB20 de competição, que será utilizado por 20 pilotos na Copa HB20 na temporada deste ano. O campeonato usa o modelo “seat and drive”, no qual o piloto paga o valor de R$ 200 mil que inclui o veículo pela temporada, toda a logística de transporte, manutenção, pneus, combustível, inscrições e o suporte de engenheiros, mecânicos e de técnicos em coleta de dados. O carro foi apresentado ao público no Salão do Automóvel em novembro do ano passado e se manteve praticamente inalterado.

Serão 16 etapas disputadas em oito autódromos do Brasil, acompanhando as provas da Copa Truck e Mercedes-Benz Challenge: 14/4 em Campo Grande (MS), 2/6 em Londrina (PR), 14/7 em Curvelo (MG), 18/8 em Santa Cruz do Sul (RS), 6/10 em Tarumã (RS), 27/10 em Curitiba (PR), 8/12 em São Paulo (SP) e uma etapa adicional com locação ainda a ser confirmada. Os circuitos de Tarumã e AIC também ainda estão a confirmar.

A prova deste fim de semana terá sua primeira largada às 14:45 do sábado e a segunda largada às 15:00 do domingo.

A especificação final mudou muito pouco do carro apresentado no Salão: a diferença principal está nas rodas e pneus: as Rays Gram Lights 57XV 17×7″ com pneus Pirelli PZero 205/45 deram lugar às rodas e pneus originais do modelo R-Spec de rua, Pirelli Cinturato P1 com rodas  15×6″. Outro detalhe é que os faróis de neblina foram removidos para serem transformados em dutos de ventilação para os freios.

Na prática, a spec do Copa HB20 é realmente bastante próxima ao carro de rua. O motor apresenta cerca de 30 cv a mais (160 cv a 6.200 rpm e 17,8 kgfm a 5.400 rpm), vindos de um comando de válvulas mais bravo, coletor de escape dimensionado tubular 4-2-1, sistema de admissão redimensionado e gerenciamento Pro Tune PR4 – por sinal, o mesmo que utilizaremos no Sandero RS do FlatOut Driving Academy em sua próxima fase. Transmissão é 100% OEM com exceção da embreagem reforçada. Suspensão apresenta amortecedores Bilstein, molas de competição 65 mm mais baixas e buchas de poliuretano.

 

Bentley divulga teaser do novo Continental Flying Spur

A Bentley divulgou hoje (10) um teaser do novo Continental Flying Spur, a versão de quatro portas do Continental GT. Nas imagens são reveladas o ornamento de capô “Flying B” retrátil e a silhueta do carro. A estreia do sedã é aguardada para o Salão de Frankfurt em setembro, mas a Bentley pode adiantar para julho em um evento de comemoração do centenário da marca.

O Flying Spur usará a plataforma MSB que o irmão Continental GT usa desde 2018 e é usada também no Porsche Panamera. Ele fará a estreia com o motor W12 biturbo, e mais tarde receberá o V8 4.0 biturbo e possivelmente uma versão hibrida, equipada com o V6 3.0 do Panamera 4 E-Hybrid. (ER)

 

Jeep diz que o V8 Hemi cabe perfeitamente no Gladiator, mas que é inviável

Depois que a picape Gladiator foi lançada, muitos fãs da Jeep começaram a se perguntar se haveria uma versão com motor V8. Afinal, um Wrangler picape com os 727 cv do motor V8 Hellcat 6.2 seria o rival perfeito para a Ford F-150 Raptor e seu V6 biturbo. Mesmo uma Gladiator com a versão naturalmente aspirada de 6,4 litros e 490 cv do V8 Hemi seria interessante.

A notícia boa é que o motor Hemi de 6,1 litros cabe “como uma luva” no cofre da Gladiator, nas palavras do próprio Tim Kuniskis, presidente da Jeep, que foi entrevistado pelo site The Drive. Questionado a respeito da possibilidade técnica de uma Gladiator com motor Hemi, Kuniskis foi direto. “Todo mundo sempre faz esta pergunta: ele cabe. Você sabe disso. Cabe como uma luva”, disse ele.

A notícia ruim foi o que Kuniskis disse depois disto. “O problema é que justamente que [o V8] cabe como uma luva – então não há espaço entre em volta do motor e o exterior do veículo, portanto não temos espaço para estruturas de impacto. Não há nada que possa ser usado para absorver energia em uma colisão.”

A Jeep sabe que uma Gladiator  com motor V8, Hellcat ou não, venderia feito pão quente de manhã. No entanto, a prioridade é passar nos testes de colisão – no ano passado, a geração anterior obteve apenas uma estrela em seu crash test do Global NCAP. Com isto, a geração atual recebeu cuidado especial para ser a mais segura possível e desfazer a má impressão causada pelo modelo antigo.

Kuniskis disse também que seria um desafio e tanto colocar o V8 Hemi na Gladiator, ajustá-lo de acordo com as leis de emissões, torná-lo seguro, e ainda fazer tudo isto por um preço competitivo. Agora, nada impede que os donos de Gladiator (ou mesmo do Wrangler) o façam por sua própria conta – e risco. (DH)