A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

“Cordett”: o que acontece quando você junta a carroceria de Kadett e a mecânica do Corvette

Você deve se lembrar do Golf MK1 com motor V8 de Porsche 928 que mostramos há algumas semanas — ou era um Porsche 928 com carroceria de Golf? Bem, a dúvida continua nesta outra criação insana, vinda dos mesmos caras: o Cordett que, como você já deve ter adivinhado (especialmente se leu o título deste post…) era um Kadett com motor V8 de Corvette — ou um Corvette com carroceria de Kadett?

cordett (1) cordett (2)

O Golf-928 era uma criação de Gunter Artz, proprietário de uma autorizada VW na Alemanha chamada Nordstadt. O Cordett também — mas, diferentemente de seu antecessor, não se sabe tanta coisa sobre ele. O que se sabe é que a Nordstadt seguiu a mesma receita pelo menos seis anos depois, pegando um Corvette C4 1984, retirando sua carroceria de fibra de vidro e colocando a carroceria de um Kadett no lugar.

kadett-corvette (5)

Mais precisamente, a de um Kadett E, velho conhecido dos brasileiros que, na Europa, tinha até mesmo uma versão GSi com motor C20XE, 2.0 16 válvulas com comando duplo no cabeçote. Naturalmente, a carroceria do Kadett passou pelas mesmas transformações que o Golf — um aumento substancial na largura, que exigiu a fabricação de vidros sob medida.

kadett-corvette (6)

O interior do Corvette foi mantido, com direito a painel digital, bancos de couro e ar-condicionado. Quanto ao motor, trata-se de um V8 small block 350 (5,7 litros) de 208 cv. Não parece muito, mas era o suficiente para garantir que o Cordett chegasse aos 100 km/h em 6,5 segundos, com velocidade máxima de 245 km/h com a transmissão automática de quatro marchas do Corvette.

cordett

“E como eles conseguiram um Corvette na Alemanha?”, talvez você queira saber. Simples: o Corvette C4 foi oferecido na Europa, com algumas diferenças — entre elas, as lanternas traseiras, que tinham piscas laranja em vez de vermelhos.

Como no caso do Golf-928, não se sabe ao certo quantos Cordett foram feitos, mas aparentemente existem pelo menos dois — um deles, o mais famoso, com body kit do Kadett GSi, e o exemplar abaixo, com os para-choques do Kadett “comum”.

kadett-corvette (1) kadett-corvette (7)

Em qualquer um dos casos, dificilmente você entenderia o que aconteceu quando fosse ultrapassado por um Kadett esquisito na Autobahn a mais de 240 km/h.

Matérias relacionadas

É assim que se restaura uma Ferrari F40 LM/GTE!

Dalmo Hernandes

The Ride of Her Life: um filme dos anos 1980 para promover o novo Subaru WRX

Leonardo Contesini

Lendas do WRC: Citroën C4 WRC e a consagração de Sébastien Loeb na elite do rali mundial

Dalmo Hernandes