Dart Games: os detalhes do anfitrião do Project Cars (motor e transmissão)

Juliano Barata 22 abril, 2014 193
Dart Games: os detalhes do anfitrião do Project Cars (motor e transmissão)

Caros amigos, finalmente estamos começando o segundo capítulo das histórias dos Project Cars! Será o momento de matar as lombrigas e começar a revelar os detalhes dos projetos e, posteriormente, acompanhar o que está sendo feito, o que já deu de errado e tudo o mais. Mas antes de falarmos do Dart Games, tenho alguns anúncios bacanas para fazer:

 

Novidades no Project Cars

1) Fechamos um patrocínio muito bacana para o Project Cars, que será anunciado nos próximos dias. O benefício não é apenas nosso: os participantes ativos do Project Cars também serão beneficiados, em um formato que ainda estamos definindo com a empresa que se identificou e decidiu apoiar nossa iniciativa. Fique antenado!

2) Por conta de algumas desistências e sumiços, abriremos mais algumas vagas no Project Cars. Teremos alguns participantes eleitos por nós, outros eleitos por vocês e uma parte reservada a projetos acadêmicos, como Baja e Fórmula SAE. Ainda nesta semana teremos um post convocando os participantes – ou seja, não se inscreva neste post aqui!

 

Dart Games

No post de apresentação do Dart Games no Project Cars, sintetizei quais eram os pilares do projeto – “um muscle car de rua feito para ser quase como um carro de corrida da época, com respeito ao visual de antigamente (sem modernizações estilísticas, portanto) mas com o objetivo de ser tão bom quanto um muscle tipo Pro Touring. Um carro legalizado que possa passear na rua, viajar pelo País e participar de eventos de velocidade, como subidas de montanha e track days.”

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A minha relação com este Dodge Dart 1978 vai muito além de ser um brinquedo ou um hobby. Minha carreira (que, por si, já mistura prazer e trabalho) está intimamente ligada a ele – quase tudo o que sei de mecânica e dinâmica aprendi nestes quase dez anos de convivência, e boa parte da grana que conquistei ralando na área volta para o próprio Dodge. É um automóvel que quero manter para o resto da vida.

Agora é hora de começar a mostrar o que estará em suas entranhas.

A foto abaixo tem uns dois anos e foi tirada antes de eu organizar as peças em caixas para guardá-las em um galpão – alguns destes componentes já mudaram, como acontece em quase todo projeto do tipo.

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Motor

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Bloco 340 LA da Chrysler. Foto: Mopar Muscle Magazine

O bloco 318 (5,2 litros) original e caretinha será aposentado na última etapa do projeto, dando lugar a um bloco 340 de 1972, que importei ano passado. Não são apenas 22 polegadas de diferença: o 340, apesar de ser da mesma família LA que o 318 e de ter compatibilidade de quase 100% em seus componentes internos, possui uma diferença em particular que muito me interessa. Seus cilindros possuem diâmetro muito maior (0,13″ a mais) e as paredes do bloco são significativamente mais grossas. É o único small block da Chrysler da época que nasceu para ser um motor de alta performance e não um grocery getter. Compare as medidas originais:

Bloco 318: 3,91″ de diâmetro / 3,31″ de curso

Bloco 340: 4,04″ de diãmetro / 3,31″ de curso

O resultado? Anote aí: terei 4,08″ de diâmetro (obtido na retífica) e 4″ de curso com o virabrequim stroker, de curso ampliado. Serão 418 polegadas cúbicas, ou 6,85 litros – tamanho de small block, deslocamento de big block!

Mais ainda: note que há mais diâmetro que curso, característica que favorece rápida subida de giro. Em contrapartida, é curso demais para o tamanho da biela (6,123″), que trabalhará mais angulada – isso desgasta mais os anéis dos pistões e tende a reduzir o giro máximo do motor por resistência mecânica. Na prática, ele terá um comportamento parecido com o V10 do Viper: um motor de “pernas curtas”, que sobe de giro num tiro só, mas com RPM máximo relativamente baixo, em torno dos 6.000 rpm.

Essa característica é um pouco chata de se trabalhar em pista, pois exige mais trocas de marcha e não é exatamente difícil dar corte de giro acidental. Mas são as regras do jogo e ponto final.

Outras coisas que favorecerão a subida de giro: virabrequim aliviado, volante de alumínio da marca RAM (sua massa é quase a metade da peça original), comando de válvulas com tuchos mecânicos e lobe center fechado (106º) mas geometria não tão extrema (não pretendo passar de 240º a 0,050″ de levante) e um belo par de cabeçotes, possivelmente os AirWolf da Dr. J’s ou ainda um par da Indy Cylinder Head.

Outros componentes: bielas forjadas da Scat, pistões de alumínio forjado para taxa em torno de 11,5:1 (ainda serão comprados) e sistema de lubrificação redimensionado para pista, com cárter úmido dotado de comportas laterais e sistema Accusump – trata-se de um acumulador de óleo, que alimenta o sistema por uma válvula solenóide assim que a pressão de óleo baixa. Outra vantagem do Accusump é que você pode liberar este óleo antes da partida, pré-lubrificando os componentes antes da própria bomba de óleo mecânica fazer o serviço, ajudando muito a preservar tuchos, anéis e bronzinas.

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Accusump. Foto: Chevy High Performance Magazine

Ainda não decidi o que farei no sistema de alimentação. Estou com um quadrijet ProForm de segundo estágio mecânico e 750 cfm, corretamente dimensionado para a demanda de fluxo, e possivelmente vá combiná-lo a uma admissão Edelbrock Air-Gap retrabalhada, mas cada vez mais considero um sistema de injeção eletrônica com oito corpos de borboleta. Ainda estou pensando sobre isso.

Por tudo o que pesquisei por aí, estimo que o 418 renderá algo em torno de 450 cv e 70 mkgf de torque com a nossa gasolina. All motor, sem nitro, sem compressor, sem turbo. Não é uma estimativa exorbitante considerando o deslocamento e o fluxo do conjunto, e certamente será insuficiente para acompanhar as monstruosidades que estão saindo de tantas garagens por aí. Não me importo com isso, porque nunca projetei o Dart Games para ser o muscle car mais rápido do País – e sim, para ser rápido o suficiente para mim.

 

Transmissão

Em um dos últimos posts do Jalopnik Brasil, alguns de vocês testemunharam a chegada do câmbio Tremec T-56 Magnum, de seis marchas – é a mesma transmissão do Dodge Viper, Mustang GT500 e Camaro ZL-1. Este é o único componente no qual eu realmente chutei o balde – e o fiz por uma questão de necessidade: como vocês viram, o 418 tem pernas curtas, não gira muito.

Para extrair o máximo de desempenho de um motor assim, é preciso compensar a falta de rotação máxima no escalonamento de marchas. Ter mais do que quatro marchas também faz toda a diferença na dinâmica do automóvel em pista, ajudando a manter a frente obediente (faça uma rotatória em 2ª marcha e depois em 3ª ou 4ª e comprove isso).

Outra coisa bacana é que, com seis marchas, posso usar uma relação de diferencial bem curta, pois a sexta marcha do T56 é um overdrive bastante generoso e provavelmente não será usado em pista. Veja o cardápio das marchas:

1ª marcha: 2,66:1 (original do Clark 260-F de Dodge = 2,67:1)

2ª marcha: 1,78:1 (260-F: 1,86:1)

3ª marcha: 1,30:1 (260-F: 1,30:1)

4ª marcha: 1,00:1 (260-F: 1,00:1)

5ª marcha: 0,80:1

6ª marcha: 0,63:1

Essa é a parte boa. O resto é uma cagada completa. Para instalar o T56, muito mais largo que o 260-F original, é preciso ampliar o corte no túnel central, o que também significa uma cirurgia na travessa de suporte de câmbio – que obviamente precisará ser substituída por uma peça feita sob medida. Isso sem falar nas adaptações para instalar a embreagem, o redimensionamento do cardã e a compra de um monte de pecinhas – rolamentos, coxins, alavanca do trambulador, etc.

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Adaptação feita em um Barracuda 1969, que tem a mesma plataforma do Dodge Dart (A-Body)

Usarei um diferencial Dana 44, de Maverick ou de Dodge, com relação bem curta (provavelmente 4,09:1) e pouco bloqueio. Contrariando a turma dos pegas de semáforo, gostaria de ter não mais do que 20% de bloqueio, porque meu estilo de tocada em autódromos tende a resultar em sub-esterço nas entradas de curva – e com isso, todo o ajuste dinâmico precisa ir na mão oposta, contrabalanceando o braço-duro aqui. Ainda não sei que sistema usarei, mas provavelmente será o tradicional bloqueio por discos com molas feitas sob medida.

Muita gente me xinga por isso, mas prefiro sistemas de diferenciais mais abertos que os muito bloqueados

Não fosse toda essa adaptação necessária para instalar o T-56, o Dart Games seria um projeto relativamente simples, pois como vocês verão no próximo post, a parte de freios, suspensão e pneus não é nada de outro mundo, pelo contrário: é total old school, trabalhando com princípios muito básicos do automobilismo – carga e geometria dinâmica.

 

Como está hoje?

Mudou pouca coisa desde este post de janeiro. O João praticamente finalizou a parte de funilaria, mas ainda está engatinhando com a produção das peças de fibra de vidro (capô, portas, para-lamas, para-choques e tampa do porta-malas). Tenho certeza de que vai levar muito tempo ainda até o carro voltar às ruas com o 318 original (o 418 só será instalado após a conclusão de todas as outras etapas).

Por outro lado, uma notícia bacana é que os Toyo RA1 (o “pai” do R888 – usa o mesmo composto, mas tem a carcaça um pouco menos rígida e tem vida útil mais longa) 255/50 R16 chegaram, importados pela turma da America Parts. Veja como eles ficaram com as Torq Thrust II 16×8!

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Nos próximos posts vou falar sobre (1) suspensão, freios, pneus e rodas, depois sobre (2) estrutura e visual interno e externo, e finalmente (3) vou contar as coisas que deram errado e as mudanças que o projeto sofreu ao longo dos anos. Costurado no meio destes posts, vou mantê-los atualizados sobre como o Dart Games está indo atualmente. Até a próxima galera!

 

Por Juliano Barata, Project Cars #0

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  • Scarified_8

    Finalmente mais um post do Dart Games!!!!!!!!!!!

  • Eduardo Mateus Klein

    Não li ainda! Mas nem acredito que estamos na fase 2 do PC! Apesar da ansiedade que dá ler cada post, até que passou rápido!

    • Sim, passou bem rápido. Na verdade, tem cerca de 15 atrasados, mas eles pingarão já com a fase 2 em andamento… 😀

      • Eduardo Mateus Klein

        Não é a primeira vez que leio essa sua frase por aqui, já entendi mais ou menos, mas não exatamente o porquê, fica a dica de um post.

        “faça uma rotatória em 2ª marcha e depois em 3ª ou 4ª e comprove
        isso”

      • msouza91

        Acho que podia passar a faca na lista da galera que voou, fica até melhor pra não criar espectativa

  • Pedro S. Liguori

    Poxa, que pena que nem todos os PCs foram ao ar. Alguma estimativa de quantos, +/-, ficaram pelo caminho? Fico fascinado com a diversidade de projetos. E com água na boca de começar o meu, hehe.

    Se eu fosse fazer, faria um Escort Cosworth à moda dos britânicos dos anos 90. E também, dependendo da loucura, tentaria colocar um V8 numa Explorer 92. m/

    • Mais ou menos uns 15-20. Na real, serão menos, porque tem uma galera que se atrasou e que ainda vai mandar os textos!

  • Carlos Bragatto

    Jebuis Citrus… Que coisa de doido !!!

  • Felipe Cluk

    Agora já posso me candidatar ao Project cars, porém meu processo será um pouco longo. Neste ano o projeto vai ser deixar o Miata 0 bala, tirando todos detalhes e concertando as porcadas que foram feitas pelo mecânico do dono anterior. Ano que vem é quando começa a preparação para track days. Róla participar duas vezes no Project cars com o mesmo carro, ou uma participação a longo prazo?

    • Eduardo Mateus Klein

      Dica que aprendi com os Project Cars por aqui, deixe a funilaria e pintura por último.

      • msouza91

        Na realidade a última coisa que eu sempre penso em fazer é tapeçaria. Pra mim, a ordem deve ser: Chassis, freio e suspensão, motor e câmbio, funilaria, pintura, elétrica, interior, detalhes e tapeçaria. Detalhes e tapeçaria sempre por último, além de ser melhor fazer tapeçaria quando não tem que passar mais fio nem nada, e dá pra aproveitar e esconder muita coisa que ficou mal feita e não vai dar pra refazer, se tem uma coisa que eu aprendi é que uma boa tapeçaria faz verdadeiros milagres

      • Felipe Cluk

        Por sorte a funilaria esta praticamente perfeita, um detalhe aqui ou outro ali, como é carro preto acaba mostrando. O problema mesmo estava de baixo do capo. Algumas peças nao originais, remendos, pra vc ter noção o filtro de ar estava preso com uma braçadeira de plástico. Serviço bem porco mesmo.

  • Breno Ribeiro

    Essa cirurgia no Dart é de dar dó, mas é para uma boa causa. 😛
    Estou pensando seriamente em inscrever a minha motoneta no Project Cars. Como eu pretendo fazer algumas alterações mecânicas seria interessante compartilhar conhecimento com a galera.
    Fora que é um ciclomotor, então eu sofro preconceito bagarai por causa das 50cc. xD

  • Bruno Domingues
    • Fagundes_V8

      Eu acho que não…

  • Fagundes_V8

    Saudade do Dart Games , bom vê-lo novamente!

  • Bruno Nogueira

    Ah, se eu conseguisse expressar minha felicidade em ver começar a segunda etapa do Project Cars…

  • Angelo_Jr

    mas cada vez mais considero um sistema de injeção eletrônica com oito corpos de borboleta. Ainda estou pensando sobre isso.

    NÃO BARATA!!!! Não faz isso!!! Poxa, se não precisa ser o dart mais rápido do Brasil, deixa carburado, é roots cara!

    ps: Barata, eu tinha já falado num comentário pro AstolphoGM6, o dana 44 tmb é usado no Troller. Talvez tu ache oq tu queres numa loja de off-road

      • AstolphoGM6

        Que é bonito de ver (e ouvir) aahh isso é… Mas cá entre nós, Carburadores São Mágicos! kkkkkk

        Bota 4 Weber 48 IDA e seja Feliz! huahaau

      • Leooo

        Lembro de uma foto no Jalop, se não me engano de um V8 de BMW (mexido) em que os bicos ficavam em cima das cornetas e injetavam o combustível por cima mesmo ( não sei se expliquei certo), não sei a viabilidade, mas que ficou lindo ficou.

        • Danilo Gamarros
          • Leooo

            Exatamente isso que eu estava querendo dizer, muito obrigado!

          • Diego

            Caralho que coisa linda

          • Marcos Amorim

            Esses biquinhos são bonitos, mas não injetam combustível. Se não estiver enganado, é para uma mistura de álcool e alguma outra coisa – acho que água – para diminuir a temperatura nas câmaras de combustão.

        • Marcelo Henrique

          O objetivo é fazer o motor girar muito, acima dos 10.000 RPM, e uma das várias coisas que ajudam a realizar esse trabalho doido é despejar diretamente o combustível nas cornetas.
          Outras coisas que são necessárias: curso reduzido, comandos agressivos e taxa de compressão elevada.
          Os efeitos ruins são a baixa durabilidade, consumo elevadíssimo e marcha lenta alta que traduz em baixa durabilidade no kit de embreagem.

      • es1

        Barata, na boa: seja injeção ou carburação, old ou new schools, interessa é fazer um carro que te alegre e que vc consiga manter!

      • Angelo_Jr

        Pô, aí é trapaça, tu me joga oito cornetas demoníacas diretas?? Até imagino os cavaleiros do Apocalipse saindo delas!

      • LobisomemDoArvoredo

        Eu escolheria os corpos de borboleta individuais, são pornográficos. haha

  • Diego Souza

    vou candidatar minha rd 350 ’73 que será uma café racer

    • Scarified_8

      Manda brasa!

    • Fagundes_V8

      Moto não é minha especialidade , mas Café Racer tem meu extremo respeito!

    • AstolphoGM6

      Viúva Negra Café Racer???

      Vc ta esperando oq cara??? OQUE???? kkkkkk

    • Muito legal! Fique de olho no post da convocação, vamos soltar esta semana!

      • Prezotti

        Barata, só uma coisinha: Você ainda está nos devendo a foto da parte interna das rodas (no post do finado Jalop, onde você vez unpack das redondas, você comentou da parte côncava das rodas, e que postaria a foto). Aposto que calçadas devem ter ficado lindas!

        Abraços!

      • Diego Souza

        ok internet zerada, barata respondendo meu comentário *rs

        estou acompanhando quem sabe minha moto cumpre os requisitos pra um PC

        • brunollo

          PB, de project bike, amigo!

      • Punisher

        Barata, não sei se vc acompanha o canal Drive no YT, então dê uma olhada no último vídeo do Mike Musto:

        https://www.youtube.com/watch?v=6ztP6xUskg8&list=PL933202463D47A1C2

        Um primo do Dart repaginado!

    • Vitor Silva Marques

      Demoro RD 350
      falta motos aqui no flatout

    • HighwayStar_84

      Esse é um projeto que gostaria de ver!!!

      Café Racer com uma Viúva Negra = pornografia automotiva, se for feito com todo o cuidado e dedicação, como o Dart do Barata…

    • André Matos

      Até animei a me candidatar com a restauração da minha rd 350 ’87 tbm! rsrsrsrs

      • Mauricio Dias

        Eu tive uma RD 350 LC 86/87. Preparada, andava a alcool, 190 km/h na 4a., as outras marchas nem chegava a usar…rs… foi roubada 4 meses depois de preparada. Tinha a carenagem dela (andava sem) até uns 2 anos atrás.

    • matheus

      meu total apoio. cafe racers são uma das customizações mais bonitas para veículos automotores.

    • Yamaheiro

      Yamaheiro apoia!

    • RaphaelXocaravan19784100

      Verdade cara. Ta esperando o quê.
      eu ainda terei uma RD, sou louco no giro

    • Igor Serra

      Ctz q tem q rolar umas motos no Project Cars(oi?)… o importante eh a fumaça…

  • Thyago Szoke

    Se existe um post que me deixa ansioso pelo próximo… é esse!!!

  • BLK_Poomah_GTE78

    Caramba, Barata! Genial a ideia de “mexer” no deslocamento! Não estou desconsiderando o resto, mas que sacada!!!

    Abraços e froça na caneta aí.

  • Neto Neto

    Barata, na comunidade do google do Dodge, vi um pessoal falando do Blocante Kaiser, inclusive acho que tinha uns comentários seus lá.. to querendo colocar esse blocante, entrei em contato com a secretária deles e ela disse que não tem um modelo específico para o Dodge. Se tiver alguma informação adicional gostaria que me passasse (por ex. se o blocante do Diferencial Dana que eles oferecem pro Troller dá certo nos dodges e etc)

    • Maths

      blocante kaiser ? esse vai beber…

    • Eu não gosto. Faz um baita barulho e dá um tranco entre o acoplamento e o desacoplamento. Pro meu estilo de tocada, que trago mais velocidade pra dentro da curva, desequilíbrios são nada bem-vindos. E um amigo se acidentou com um Maverick em Interlagos quando o Kaiser quebrou… eu passo. Mas há quem goste bastante, porque ele em linha reta fica 100% bloqueado e fica um monstro pra arrancadas!

      • Eduardo Mateus Klein

        Até pra off-road não gosto nada desses engates e desengates desse tipo de bloqueio “automático”

      • Marcos Amorim

        Posso estar enganado, mas nos Opalas de Stock de meados dos anos 80 não usavam blocante de picape? Não lembro se mudavam o eixo traseiro – a caixa era a mesma dos modelos de rua – mas se eles usavam Dana, acho que pode ser uma boa opção. Pelo menos já foi usada e testada exaustivamente.

        • Eduardo Mateus Klein

          Tinha umas D-20 que vinham com bloqueio ARB.

      • Andre Teruo Kawakami

        Barulhento bagarai mesmo.

  • XRS250

    Parabéns pelo Dart está bonito para caramba com seus 340V8 da família LA e câmbio de seis marchas. imagino o canhão. hehhee

  • Fábio Brito

    Bom, se retornamos ao PC #0, quer dizer que as segundas partes dos outros começarão a vir?

    É isso que eu entendi?

    • Sim. Começa a segunda parte dos outros, mas teremos algumas “primeiras partes” pingando aí no meio ainda…

      • EuMeSmObYmYsElF

        que venham os Clios!! hahahaha

        • Eduardo Copelo

          E que venha o Chevette também!!!

        • Renan Santos Vieira

          Que venha o Corcel!!!!!

        • Rafael Lopes

          Que venham todos os Franceses, principalmente os 206!

        • Lucas Lira Oliveira

          que venham os VW’s!!! :)

      • Marcos

        Me deixa entrar com meu audiiiii.!!!!!

  • Francis_ms

    onde eu posso ler os antigos posts do dart games no jalop?

    • Marcelo Toyofuku

      impossibru

  • EuMeSmObYmYsElF

    confesso que não entendi nada kkkk mas ver o Dart Games tomando forma, evoluindo é sensacional… tava sentindo falta já..

  • André Avancini

    Que carro espetacular! (e nem está pronto, mas é show).

  • GSB

    Na moral, Dart mais bonito que esse, só dois desse hahaha… Anfitrião de volta, LINDAÇO Barata!!

  • Eurípedes Marley

    Tipo, desgraçou todos os outros PCs HAHAHAHAAHAHAHAHAHA

    Quando li sobre a admissão, até brilhou os olhos só de imaginar as ITBs funcionando!

    Nivel de detalher ótimo Barata, muito bom!

    E que venha essa novidade prometida!

    • MadSubaru

      Desgraçou nada man, o fuscabaru, o unor1, o corsa f3, tudo é jalopnik, rock and roll, flatout e tudo direto na veia!

      ps.: outros PCs, não me levem a mal, mas foi os que lembrei na hora!

      • Eurípedes Marley

        HAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHA eu to ligado! Eu tenho um PC perdido ali no meio, então me inclui na parada hahahaaha

        Mas a pegada é essa mesmo, eu tava zuando! Piro muito mesmo nesse projeto do Barata, desde o começo, até por ser um sonho meu fazer algo nessa linha, um dia!

      • Vitor Silva Marques

        Fora o Golf com vr6, a sp2 ,o Cherokee do capeta e tantos outros

        • GSB

          E a imaculada Bimmer 850i s2

          • msouza91

            imaculada??? com o Swap que ela sofreu, já foi maculada faz tempo!

          • GSB

            kkkk eu sei, é que a Serie 8 para mim é imune à maculações, mesmo com todos os swaps do mundo, é uma pureza interior sabe haha…

  • Mateus Bordin Lucas

    Certamente vou inscrever meu c4 vtr turbo nessa nova chamada!

  • RicardoSS

    Chega de mimimi, blablabla, agora ninguem segura esse site!! meus olhos chegam a brilhar lendo esse texto, eu preciso ter um Dojão pra chamar de meu!!!

  • lightness RS

    Mais q coisa bem linda!! Pqp, e esses posts com bastante detalhes técnicos são de babar

    Barata, uma duvida, vai rodar com a gasolina normal ou podium? Quando li a taxa de 11,5:1 ate pensei q iria rodar no álcool, pq é nesses motores q custumamos ver essa taxa, bem alta!!

    • Boa pergunta… vai da capacidade do conjunto em resistir à detonação. Os cabeçotes de alumínio ajudam. Tem outro detalhe, o cruzamento entre admissão e escape (tempo em que as duas ficam abertas) causa um pequeno “vazamento” de compressão e permite uma taxa maior, e o meu comando tá bem servido disso. Eu gostaria de usar entre 11 e 11,5, que seria o ideal pro comando. Mas só na prática vamos saber se a gasosa comum dá conta…

      • Marcos Amorim

        No meu caso, cheguei a usar pouco mais de 11,5:1 no GTS, queimando gasolina aditivada e com um comando com 108° de lobe. Acho que nesse caso dá para rodar sem maiores complicações.

    • AstolphoGM6

      A galera costuma usar 13:1 até 14:1 no Alcool… pra Metanol, tem casos até de 16:1!!!!!

      • Marcos Amorim

        Já vi até 14,8:1 no álcool, mas não sei se vale a pena. Chega uma hora que a taxa alta começa a atrapalhar, tem até alguns estudos explicando isso.

        • AstolphoGM6

          A câmara de combustão vira uma Pólvora né… pra uso que não seja em arrancada, acho que não vale a pena tanta taxa mesmo não… em um projeto meu, iria de 13:1 na Cana!!

  • AstolphoGM6

    Dart Games… que saudade de ler sobre este projeto…

    Barata, me tira uma dúvida, uns pistões com “saia curta” e pino deslocado, combinados com Bielas mais longas não seriam uma boa pro seu projeto??

    Quanto a Alimentação, eu iria de Carburador, mais pelo saudosismo, que é a principal marca do projeto, mas que as 8 borboletas instigam… aaah se instigam… hehehehe

    • Então, do que eu vi, a biela do small block LA na verdade já é imensa… 6,123″. Existem algumas 6,125″ na prateleira das lojas nos EUA, mas aí é muito pelinho. E mandar fazer uma biela sob medida fica fora do meu orçamento!

      • AstolphoGM6

        Realmente, 6 polegadas e lá vai fumo é coisa pra caramba (aahh as bielas de 6″ de Silverado no Opala hehehe) E se as de prateiras são tão pouca coisa maiores, realmente não deve valer o investimento…

        Se “caubesse” no bolso, umas Susin Francescutti 7″ ficariam Lindíssimas hein? hehehehehe

        • Marcos Amorim

          Pensei em um Opala 3800 com essas bielas, pistões do 151 e aquele cabeçote 24V argentino. O que iria matar era balancear direito aquele vira gigante.

          • AstolphoGM6

            Com o Vira do 3800 (230ci) e os pistões do 151ci, da um 4000cc, ao estilo das Carreteras Argentinas! hehehehe

            Acho que esse vira não da Taaanto trabalho de balancear não… ele tem menos curso que o do 250.

            Esse Cabeçote é a maior Joia de toda a América do Sul! hauhauahau

            Eu ficaria mais que contente com um 4400, e aquele cabeçote Bertta de alumínino, com tripla Weber 44 IDF e alguns Kituts a mais… 😉

          • José Curado

            Estou querendo fazer um desses. Ou ignorantar e enfiar um 350 mesmo…

          • AstolphoGM6

            Um desses que vc diz é um 250 com pistões 4″, 3 Weber 44 e UM CABEÇO BERTTA DE ALUMÍNIO???? *-*

            Se for isso mesmo cara, por favor, não coloca o 350, meche no 6zão mesmo!!!

          • José Curado

            Positivo. Quero fazer um Opala para track day como manda o figurino, gaiolado, aliviado, pneus slick, etc… Estou em dúvida entre um 6 assim ou um V8. Sempre achei que seria legal fazer um SS8, caracterizado como um SS6 mas com os emblemas V8…

          • AstolphoGM6

            Meu Sonho também cara… apesar que na mecânica, eu iria de 6cil. com Cabeçote de Omega, e carburador Quadrijet ou tripla Weber… V8 é FODA, mas no Opala pra mim não vira… Coisas de Xiitas kkkkkkk

            Mas no caso do 6cil. vc iria atras do Bertta de Alumínio?? esse cabeçote é raro e Caríssimo!

          • José Curado

            Kra, eu sou bem xiita, do tipo que ranca som de ultima geração para por o tape original em carro 95, mas no caso do Opala, acho que fazer um SS8 é reparar um erro da GMB. Se bem que isso seria um carro de rua, com aspecto de original de fábrica, etc. No meu caso, como a idéia é um carro de track day, acho que o cabeçote de Omega com a tripla Weber é a receita mais pé no chão, além de ser a mais rápida. Quanto ao Bertta, se pintar na minha frente eu vou fácil, mas não tenho nem noção de quanto vale. Você sabe me dizer?

          • AstolphoGM6

            É… acho que vc é mais Xiita que eu! =P kkkkkkkkkk

            Acho que a GMB reparou esse “erro”, quando provou na pista que mesmo com um motor 6cil antiquado, o Opala era um carro beeem competitivo em comparação a seus rivais, e é por isso que eu sou Doente por esse motor!!! Concordo que um V8 ficaria TOP no Opala, e cá pra mim, se tivesse rolado, a GM tinha colocado o 307, e não o 350 como muita gente especula… O lance é que o L6 é Mágico, e Como está na tampa de válvulas Clinford, 6=8 hehehehehe

            Cara, quanto esse cabeçote custa na Argentina eu não sei não, mas tinha um cara vendendo aqui no Brasil sob encomenda, por coisa de 20k… Um Absurdo, já que um Sissel custa quase isso e vem completinho…

          • José Curado

            Realmente 20k estou fora, ahahahahah. Quando começar o projeto te falo o que eu inventei, ahahahah.

          • AstolphoGM6

            Eu também!!! kkkkkk mas cá entre nós, sempre pensei se não seria possível ir lá na Argentina buscar um… até a viajem dahora valia a pena! ah, e o Churrasco! kkkk

            Demoro, novas ideias são Sempre bem vindas! heheeh

          • José Curado

            Descobre onde vende e vamos juntos. Pago a gasolina!

          • AstolphoGM6

            hauahau Da pra juntar uma porrada de Opaleiros carentes de Peças de Performance a preço justo, e ir lá fazer umas comprinhas kkkkkk além do Cabeçote, já traria umas tralhas da Joseph e uns pistões Iasa Box! =P kkkkkk

          • Marcos Amorim

            Se for um cara do sul que também vende peças usadas, ele mesmo vendia esse cabeçote por 8 mil (só não lembro se reais ou dólares) há uns bons anos. E realmente ele vinha pelado.
            Mas com a Argentina é logo ali, o peso não vale muito, estão em crise e corrida tem em qualquer lugar, acho que tem como achar um Berta usado. Porque duvido muito que tio Orestes iria usinar apenas um cabeçote para brasileño entusiasta…

            E agora me bateu uma dúvida: Sissel é usado em circuito? Até hoje só vi em arrancada.

          • AstolphoGM6

            Não lembro de onde é o cara não hein… mas o cabeçote era realmente MUITO caro kkkkk

            E como vc disse, tamo do lado da Argentina né? vale a pena ir lá, comprar o cabeçote, trocar uma ideia com o Seu Bertta, comer um Churras, e voltar de boa, com a joia debaixo do Braço! hehehehe

            Cara, vc levantou um ponto beeem interessante, também nunca ouvi falar de Sissel em circuito, só em Drag Race mesmo…. será que vira usar um cabeçote desses num Track Day?

            Ps: Achei o anúncio que vi na época, o de Alumínio Peladão é 8 mangos mesmo, um completo e com carburadores é 19k!!
            http://www.venenoparts.com.br/cabecotes.htm

          • Marcos Amorim

            O problema do balanceamento desse vira, assim como de todo GM seis cilindros nacional, é que ele é cheio de detalhes e muita gente não gosta de usar tolerância baixa. E para piorar, insistem em pegar o vira só por uma ponta ou não seguem a ordem de montagem correta, o que ajuda a jogar o trabalho fora.

          • AstolphoGM6

            É, tem seus Melindres… mas um preparador Bom, e uma boa retífica, que faça balanceamento dinâmico e tal, dão conto do trabalho! hehehe

    • Scarified_8

      Eu curto a ideia de injeção 8 borboletas! já está chutando o balde mesmo!
      Torque em baixa o carro tem de sobra, e como vai ter alívio de peso é capaz de nem fazer tanta diferença (em direçao ao dart normal e motor original)

      • AstolphoGM6

        A injeção ai já seria pra Chutar o Saco de vez kkkkkk

        Eu iria de Quadrijet… se faltasse motor, mudava pra 4 Weber, se ainda assim não suprisse a gana (como o Barata já disse antes, veneno acostuma) ai iria de Injeção e 8 Brabuleta! =)

  • Vitor Augusto Pança

    Como montar um Dart bacana: parte… sei lá, já perdi a conta. :B
    Se eu tivesse um Dart, provavelmente montaria deste jeito também: bem oldschool.

    Oldschool is cool.

  • Leandro Amorim Corrêa

    Poxa vou aproveitar e candidatar um dos meus carros. Seguindo o incentivo de um pessoal que comenta por aqui!

  • Paulo Bazam Junior

    injeção, injeção, injeção, injeção, injeção, injeção, injeção, injeção, injeção, injeção, injeção, injeção, pls

    ps.: to terminando meu texto, envio hoje sem falta!

  • Lucas Romeiro

    Pessoal do FlatOut, estamos começando o segundo capítulo do Project Cars, mas desculpa perguntar: é impressão minha ou nem todos os projetos inscritos se apresentaram no primeiro capítulo? Estes ainda vão aparecer ou já perderam sua inscrição.

    • Lucas Romeiro

      Foi mal, acabei de ler o tópico 2 das “Novidades”.

  • Fórmula Finesse

    Biscoito fino ficará o Dart Games, e o bacana é que priorizará a condução, o balanço acertado…a sintonia entre piloto e carro, e não apenas uma máquina geradora de força G bruta em todos os sentidos, que não dá tempo nem para o piloto respirar!

  • Leonardo Brito

    O Barata vai me espancar…hehehe… mas, juro, vou sentir saudades do Dart Games do jeito que ele está na foto de abertura: preto, com a faixa vermelha vertical e grade cromada.

    Só dois comentários:
    1) quando eu li a lista dos Project Cars pensei “acho que uma galera vai acabar pulando fora”… dito e feito.
    Uma pena, tinha muita coisa interessante no meio… mas cada um sabe onde aperta seu calo… e taí uma boa oportunidade pro Fear e pra um rapaz dono de uma Ranger Sport preta entrarem no projeto.

    2) Essas rodas… com esses pneus… WHY SO BEAUTIFUL, SON?

  • DoSo94

    Rodas Torq Thrust. Um aro de verdade para um Muscle de Verdade.

    • Murillo Balbo

      Rodas que podem ser chamadas de obras primas.

  • Paulo Kise

    até chorei de emoção ao ver a foto das peças organizadas nas caixinhas, coisa mais linda, eu colocaria na minha cama e dormiria em cima abraçado

  • Pedro Gomes

    Bem Juliano, com 14 anos de idade não entendo muita coisa de motores, mas no texto você citou que estava pensando entre o carburador e a injeção de combustível. Se quiser manter o estilo clássico do carro, qualquer um em seu lugar iria optar pelo carburador. Agora, se quiser mais potência e eficiência (fora a economia de combustível) deve optar pela injeção de combustível. Mas vai do gosto de cada um. Quem sou eu pra te dizer o que fazer ? Acho que todos que visitam o FlatOut querem que você nos mantenha informados sobre o estado e a progressão do projeto. Gostaria de ver mais posts sobre o carro.

    • Douglas Duarte da Silva

      Vc tem meu respeito parça…

    • Mansadordeputa

      Cara se leva na conta o custo de instalação e manutenção , pois dependendo do local onde se esta um sistema de injeção eletrônica acaba por questões de preço de mão de obra e de profissionais especializados acaba se tornando inviável .

  • Jwoll

    Espero que o cara do jaaaag e o cara do uno com motor de r1 e o cara do polo Classic vr não tenham ido.

    Tem outros mas esses me lembro.

  • Fabricio Lima

    ISSO E VERDADEIRO MUSCLE CAR

  • Marcos

    Será que posso candidatar minha Audi s4 (700hp Project) aqui neste post???
    Falta pouco pra danadinha ganhar as ruas…

    • Pode não, DEVE! Mas não neste post, fique antenado que nesta semana soltaremos o convite para as novas vagas! abs

  • Aenima

    Sério mesmo que tiveram desistências? Todas as historias me cativaram de alguma forma e gostaria muito de ver como os donos concluiriam seus projects…

    Agora, que legal essa foto das ver peças organizadas!

  • DiDi.gt

    Eu contei errado ou realmente só saíram 60 Project Cars ?

    • Douglas Duarte da Silva

      KD o escort mk1?????

      • Ele tá dentro, o dono pediu só pra segurar um pouquinho o texto. Mas vai rolar sim!

  • Marcos Amorim

    Juliano, aquela foto das peças mais parece o catálogo da Summit. E só de lembrar a atual cotação do dólar e as tarifas de importação, chegou a doer no meu bolso. Mesmo assim é algo que vale a pena, e por mais que a fatura do cartão de crédito te faça chorar, tudo é esquecido assim que se vira a chave.

    Agora uma dúvida: você disse que quase todos os componentes do 318 e do 340 são compatíveis, mas isso inclui cabeçotes, comando e virabrequim? Sempre tive a impressão do 340 ser mais longo, exatamente por causa das paredes dos cilindros mais grossas.

    E já que você quer algo old school e está indeciso na alimentação, que tal quatro Weber 48 IDA? Se forem originais são caras, mas existem boas réplicas, pelo menos de DCOE e IDF.

    Edit.: Barata, mais uma dúvida: vai usar gasolina mesmo, nada de álcool?

  • Sinatra

    Barata, muito obrigado por cantar a pedra da importadora dos pneus. Estou de saco cheio de uns caras daqui de CTBA que insistem em não poder trazer os faixa-branca de 1 polegada.

    • Marcelo Toyofuku

      pelo que o barata disse num post do jalopnik para importar pneus precisa de uma licença específica e nem todos os distribuidores tem ela.

  • Filipe Soares

    absolutamente sensacional!!! em algum momento tu pensou em injetar esse motor, ou desde o inicio era pra ser old school?

    • Tenho pensado em botar injeção nestes últimos meses. Até então, a ideia era usar bura mesmo…

  • Rodrigo Sublime

    Barata acompanho o Dart Games desde de os primeiros posts no Jalop… E tenho que dizer que foi uma das influências em manter a Time Bomb em casa… Abç e boa sorte…

  • Anderson Zaniboni

    O Dart Games Voltôoo! O Dart Games Voltôoo! já estava com saudades de novidades sobre o carro…450cv no puro! imagina isso com um compressor em…

  • Marcelo Abib Valentim

    Ler o Projeto do Dart Games tomando uma cerveja escura, ouvindo Heavy Metal, fez meus níveis de testosterona subirem a níveis estratosféricos! Hahahahaha

  • Victor Carvalho

    Gostei muito da mudança do câmbio Juliano!! Nada de manete de videogame!! kkk

    Sucesso!!

  • Paulo Penna

    Juliano, ao invés de se apegar em marca de cabeçote, da uma olhada na shaddydellspeedshop, um dos melhores especialistas de cabeçote sbm dos eua.

  • Adilson Pedro Scheid

    Onde me candidato? comecei o projeto de restauração do meu Golzinho GL 92 justamente agora! (tenho intenção de seguir uma linha parecida com a do famoso GLR)

    • Marcelo Toyofuku

      “Ainda nesta semana teremos um post convocando os participantes”

      • Adilson Pedro Scheid

        Okay! 😀

    • Lucas Lira Oliveira

      Esse eu quero vê!!! :)

  • Jonatas Souza

    Aê finalmente parte 2

  • Altino Farias

    Sistema Accusump? Não tinha ouvido falar, mas achei muito interessante.

  • Reinaldo Noeli Schroeder

    Só eu que adoro o Dart Games Preto com faixas vermelhas? vai dar saudade.
    Barata, que talvocê fazer um resumão das despesas e do tempo que levou para chegar até aqui com o projeto? Ia ser legal para se ter uma idéia de como é um projeto ousado, mas ainda não maluco como o seu……

  • Douglas Duarte da Silva

    Barata acabei de assistir esse video do 1.4T….vc como trabalha nesse meio não pode confirmar se o novo jetta vai vir mesmo com esse motor maravilhoso???? Pq ninguém fala mais nada…

    Sobre o seu carro…pqp lindo e bem agressivo

    • O Jetta, por enquanto, não no Brasil. Mas o Audi A3 sedan 1.4T acabou de chegar no mercado.

      • Douglas Duarte da Silva

        Pqp que merda…desanimei de vez agora..estavam dizendo que esse motor ia equipar o jetta reestilizado…mas depois dessa desisti…

  • Fabio Luis Reis

    Uma palavra: Inspirador!

  • caio

    Dojao ta ficando endiabrado! Isso que eh amor a maquina. Parabens!!!
    Huuuummm cafe racer….. apoiado!!!

  • Thiago Peres

    Só tira essas faixas vermelhas da traseira, por favor… de resto, tá ótimo. Porr4, um dia quem sabe pegarei um carro para fuçar end-to-end assim.

  • Rodrigo Padula

    Mãe De Deus….

  • Hector Balke Nodari

    Como assim, não vai ser trêiskilimei?

  • Thiago SG

    Estou curioso pelo projeto da BMW 318 compact, espero que não tenha desistido.

  • Ander Gralde

    Barata, sobre as rodas, como você vai fazer para trocar a furação do Dodge nacional? minha maior dúvida é a adaptação na traseira… obrigado!

    • Vou usar discos da wilwood nas quatro rodas, daí são outros cubos!

  • Irineu_Siqueira_Neto

    Toda vez que eu leio o Dart Games eu sinto uma inveja branca! rsrsrsrs
    Parabéns J.B!
    Vou começar o texto da parte 2,”a missão”, do nosso Dodjão!

  • Irineu_Siqueira_Neto

    Barata, sobre essa grade dianteira, você vai utilizar ela? Se não, pretende vende-la?

    • Eu já vendi Irineu… estou com uma grade do modelo 1968 americano! abs

  • thelucs

    DART GAMES, THE KING

  • André Ferreira

    Caramba! Parabéns, vai ficar muito massa. Mas eu acho que iria contribuir bastante para o pessoal que pretende fazer projetos assim se os custos e prazos fossem compartilhados!

    • Entendo que seria legal, de verdade, mas como o investimento é alto e a gente já se expõe demais ao contar detalhes, é meio normal não se falar em valores…

  • DeenisV12

    Aquele momento que você já concluiu parte do seu projeto e n deu pra aparecer no project D=

  • Gustavo Miranda

    Barata, acompanho o DG desde o começo no Jalop, tá cada vez mais foda! Achei que você fosse optar pelo cárter seco, se não me engano li em algum lugar no finado site… Se me permite uma sugestão (sei como é pessoal esse tipo de coisa), fica com o carburador! Pelo saudosismo 😛

  • Elder Júnio

    Cara, sem palavras….

  • Vou cadastrar meu chevette para drift… que será aspro andando de 40… vamos ver se consigo.

    • KzR

      Ayrton, bom saber de seu projeto. Quero te fazer algumas perguntas:
      1. Que mudanças básicas você realizou nele (motor, câmbio)?
      2. Está usando algum diferencial de maior bloqueio?
      3. Modificou a suspensão traseira original?
      4. Alterou cambagem e caster?

      • Vou te deixar curioso… e descobrir no Project cars. HUAHAUHAUA .. ate pq se eu contar aqui vai perder a graça ver no PJC

        • KzR

          KKKKKKKKKKK Que baita crueldade!
          Ou como diria o Ronaldo, “trairagem!” rsrsrs

          É meio justo de sua parte. Mas tenha certeza, se você não for chamado, irei te chamar a atenção para você falar! kkkkkk
          Abs.

  • PortnoyLima

    Tô achando que falta um “Autolatrina” da VW na lista dos PC’s.

    Se precisar, tem um Apollo que me contou estar maluuuco para contar sua história pra galera. ^-^

    • Lucas Lira Oliveira

      o Apollo VR6??!!! Hahah! Queria muito vê esse projeto! É seu ele man?!

      • PortnoyLima

        Não, esse é um outro ‘Apolleiro’. hahaha

        O meu não sei exatamente o que vai ter no cofre não. Só sei que a tração vai deixar de ser (só) na frente. Quero ele um restomod sleeper.
        O do Apollo_VR6 se não me engano vai ser Rat Look.

        • Lucas Lira Oliveira

          Ah, ok… Seria legal ele contar a história aqui também no PC, coloca a sua aí também cara! Valeu.

  • Sidious_Darth

    è foda ver as peças do brinquedo guardadas e de vez em quando não ficar alguns minutos contemplando-as ou levantar no meio da noite pra ver alguma coisa e pensar como ela será instalada…rs

  • Barba

    Fusquinha ai vamos nós !

  • Guest

    Muito top, da um ligo no Dart de um amigo, roda com 600cv

  • Murilo Ramos

    Muito top, da um ligo no Dart de um amigo, roda com 600cv no dia a dia

  • Sidious_Darth

    O flatout abriu mais vagas… o que vai ter de fusca disputando não será brincadeira.. a lista anterior para mim terminava na vespa…kkk

  • RaphaelXocaravan19784100

    Benção Pai

  • Guilherme Jegue Lee

    Estava procurando os posts mais antigos do DG mas não acho. Queria ler novamente a respeito dos freios, cilindro mestre…. onde acho os posts anteriores do Dart Games?

    Muito tempo sem notícias. Nos acostumamos a um post por mês!!

    • Vou abordar estes assuntos novamente nos próximos posts do Dart Games. Só vai demorar um pouco, mas eles estarão aqui :)

  • FearWRX

    Convocação YAY.
    Hora de eu tentar a sorte, quem sabe dá certo.

  • Rodrigo Schoenardie

    Juliano Barata, entro em contato com o senhor como? 😀

  • Lucas Gusi

    Quando vi a T-56 pensei exatamente isso “chutou o balde!”, as rodas são um dos poucos modelos de roda de liga que são candidatas ao meu Maverick também. Parabéns mesmo!
    Imagino que os cabeçotes são uns monstros, pois assumindo os 450hp em 5500rpm a PME estará quase em 10 Bar, o que seria necessário um rendimento volumétrico absurdo no seu motor.

    Acompanhei umas puxadas de antigos no dinamômetro e a reação foi sempre a mesma, o torque sempre nos engana. Aliás 70 kgf.m em um 418 também é coisa pacas.
    Que a força continue ao seu lado com a carroceria e demais atividades chatas na restauração… legal mesmo é a mecânica…

  • Andre Teruo Kawakami

    Outra vantagem de colocar injeção é que você pode cortar o giro, para evitar acidentes de upshifting. No calor da tocada em um track, pode acontecer com qualquer um.

  • Rodrigo Passos

    Começou de novo! Já estou preparando o meu texto!
    Parabéns Juliano pelo projeto roots, me serve muito de referência!

  • Colbert Bramont Loureiro

    Curti demais!!!!… esse dart está sensacional… o resultado será magnifico… não vejo a hora de ver esse resultado… parabens pela maquina!!

  • Igor Perciavalli Paulo

    Como minha esposa diz: “Fiquei com uma invejinha branca”. Parabéns e parabéns !! Espetacular !

  • ochateador

    Cara, ter de cortar a lataria ainda mais deve ser bem sofrido 😡

  • Acelera!

    Barata, seguinte… Tem um post do finado Jalop, que foi reproduzido no FlatOut também, sobre importação de peças, usando como exemplo o volante do classe A. Ok, bacana. Mas e no caso da sua transmissão, como foi? Alguma peculiaridade devido ao peso/dimensões? Veio por DHL ou USPS ou alguma outra? E a taxação, como foi? Usou despachante? Se possível, faz um post clareando isso pra gente!

    Acelera!

  • Samuel Morais

    Acompanhando os projetos fiquei pensando…Pq o FlatOut não cria uma seção só para os leitores relatarem suas melhores fontes de informações para condução de projetos tão distintos quanto esse? Com certeza todos os envolvidos possuem ótimas referencias mecânicas, principalmente em sites, clubes e blogs do exterior.

  • Douglas Duarte da Silva

    Juliano sou eu de novo…por esses dias vi no carplace que a VW prepara a nova geração do jetta e que ele chegaria no fim de 2016…vc acha isso possível???? Pergunto isso pq penso em adquirir um jetta no final do ano que vem e no final do ano seguinte ser lançado outro carro…vc acha que poderia ocorrer isso mesmo… E o NMC???? Ela já ta pronto…sera lançado aqui????o que vc sabe dos planos da VW?