FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #108

Das telas para a garagem: um Pontiac Firebird Trans Am “pro-touring” é o Project Cars #108

Olá, galera! Meu nome é Henrique Fonseca, tenho 24 anos, moro em Piracicaba/SP e sou fanático por carros antigos, especialmente os gloriosos “muscle cars”.

Descobri a ferrugem no sangue exatamente aos 13 anos de idade assistindo ao seriado “Smokey and the Bandit” junto com meu pai. A paixão por autos antigos veio à tona quando vi aquele carro preto com a fênix monstruosa no capô. Logo pensei: “que animal! Quero um carro parecido!

Foi assim que minha busca por clássicos V8 começou.

IMG_0165

Meu primeiro carro antigo foi um Ford Maverick GT 1974 302 V8 original, que está na família até hoje. Mesmo assim, a busca incansável pelo tão desejado Pontiac Firebird TransAm seguiu firme até o ano passado, quando encontramos um exemplar em Santa Catarina com o motor V8 6.6 e o câmbio TH400 originais e bom de lata.

Captura de Tela 2014-05-14 às 19.04.29

Melhor ainda: o preço estava muito bom. Tudo o que eu queria em um carro só. Depois de um pouco de conversa conseguimos fechar negócio e, finalmente, meu sonho de moleque estava se tornando realidade.

IMG_0342 IMG_0341

A restauração começou pela funilaria e pintura. A carroceria será mantida original, mas o objetivo é fazer um “pro-touring” ou algo próximo disso. Como o objetivo era ter um carro como o da TV, ele foi pintado todo de preto. A próxima fase será a instalação dos vidros, tapeçaria e sistema elétrico, e por último — e a melhor parte — vamos trabalhar na mecânica.

IMG_1342

Praticamente todas as peças são importadas e muitas vezes são difíceis de encontrar até mesmo nos EUA. Com calma e paciência vamos encontrando. Por enquanto já tenho as rodas da stock car de 18 polegadas com tala 10,5 e os pneus 265/45 na frente e 285/45 atrás. A suspensão usa molas e amortecedores da famosa Hotchkis Sport Suspension.

IMG_1350

Quanto ao motor, espero tirar perto de 400 cv do motor usando um carburador Quadrijet, comando e cabeçote trabalhados e coletor dimensionado de 2,5 polegadas e saídas na lateral do carro. Os detalhes da receita, contarei nos próximos posts.

Por enquanto é isso, galera. Até o próximo!

 

Por Henrique Fonseca, Project Cars #108

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Fiat Marea Weekend Turbo: férias forçadas, um banho de tinta e mais upgrades para o Project Cars #34

Leonardo Contesini

Construindo um Shelby na garagem: a montagem do motor V8 302

Leonardo Contesini

Project Cars #202: a história do meu Voyage Turbo preparado para trackdays

Leonardo Contesini