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Sessão da manhã

De Golf GTI a Nissan GT-R Nismo: dez esportivos e “a maior corrida de arrancada do mundo”

Já faz quatro anos que a revista Motor Trend coloca os melhores esportivos testados em um ano para disputar o que eles chamam de “World’s Greatest Drag Race” — um grid com dez carros, de todas as categorias, disputando juntos um quarto-de-milha. Obviamente a ideia é muito mais ver todos eles acelerando juntos do que descobrir qual deles é o mais rápido, mas de qualquer forma o resultado é sempre um épico movido a gasolina.

Os motivos? Bom, a imagem de abertura fala por si, mas em todo caso aqui vai o grid em ordem alfabética: Alfa Romeo 4C, BMW i8, BMW M4, Chevrolet Camaro Z/28, Ford Fiesta ST, Jaguar F-Type R Coupe, Nissan GT-R Nismo, Porsche 911 Turbo S, Subaru WRX STI e Volkswagen Golf GTI. Sim, isso significa que teremos a chance de ver como esportivos de segmentos inferiores se saem quando correm perto de gente grande — ainda que a grande atração seja entre os dois carros mais potentes — o Nissan GT-R Nismo e o Porsche 911 Turbo S.

Em comum, ambos têm motores de seis cilindros e 3,8 litros com dois turbocompressores e tração integral. A diferença fica por conta da configuração dos elementos: o 911 Turbo S tem um boxer pendurado na traseira, enquanto o Nissan GT-R Nismo tem um V6 na dianteira. Mas qual dos dois leva esta briga na pista de pouso abandonada da base militar de El Toro, na Califórnia? É o tipo de pergunta que não respondemos com palavras — ao menos não antes de você assistir ao vídeo:

O Nissan GT-R tem 603 cv a 6.800 rpm e 66,5 cv a 3.200 rpm. Embora seja cerca de 30 kg mais leve que o GT-R comum — graças a medidas de redução de peso, como a remoção de isolamento acústico e a adoção de componentes de fibra de carbono, como a tampa do porta-malas —, o peso do GT-R Nismo ainda está na casa dos 1.700 kg. Já o Porsche 911, com 560 cv a 6.500 rpm e 71,3 mkgf de torque, não é nenhum peso-pena com seus mais de 1.600 kg. Ambos têm caixas de dupla embreagem com borboletas atrás do volante — a do GT-R Nismo tem seis marchas, e a do 911 Turbo S, sete.

A relação peso-potência ligeiramente mais favorável e o torque a mais certamente ajudam o 911 a vencer esta. Ele vira o quarto-de-milha em 10,9 segundos a 202 km/h, enquanto o GT-R faz o mesmo em 11,1 segundos a 201 km/h. O carro que chega mais perto deles é o Jaguar F-Type Coupe R, com seu V8 supercharged de 550 cv: ele vira o quarto-de-milha em 11,8 segundos (quase 1 segundo inteiro atrás do Porsche) a 196,8 km/h.

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Entre os comparativos de categorias diferentes, fica como destaque o duelo Golf GTI vs. Fiesta ST. Sim, o Golf é rival do Focus, mas com câmbio DSG e motor 2.0 TSI de 230 cv ele fez o quarto de milha em 14,5 segundos a 157,5 km/h. O Ford Fiesta ST, com seus 197 cv vindos do motor 1.6 turbo, por sua vez, percorreu os 402 metros em 14,9 segundos a 152,2 km/h — uma diferença de apenas 0,4 segundo, algo surpreendente se você considerar que  o Fiesta usa câmbio manual, com trocas mais lentas que a do câmbio DSG do Golf. Colin Chapman sorri satisfeito, onde quer que esteja.

Entre os dois extremos, algumas disputas paralelas, como a trinca entre BMW M4, Camaro Z/28 e o híbrido BMW i8 (!). O cupê alemão com motor seis-em-linha turbinado de 430 cv, o muscle car americano com seu V8 supercharged de 507 cv e o híbrido com dois motores (um elétrico de 131 cv e um três-cilindros de 1,5 litro turbinado de 231 cv que, combinados, rendem 362 cv) ficaram surpreendentemente próximos, virando 12,2, 12,3 e 12,4 segundos respectivamente.

O que estes números dizem? Não muita coisa, se querem saber: a aceleração em linha reta é só um dos parâmetros para avaliar o desempenho de um carro e compará-lo com outros, concorrentes diretos ou não. De qualquer forma, é divertido vê-los acelerando — e temos certeza que muitos leitores adorariam estar ali, conferindo tudo de perto.

E talvez você queira ver (ou rever) como foram as edições anteriores da “Maior Arrancada do Mundo”, não é? Pois confira abaixo:

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