A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

De pé embaixo e som no talo: acelere com o que rolou de melhor no Rally Legends 2014

Todos os anos a República de San Marino recebe um dos maiores eventos de rali histórico do mundo: o Rally Legends, onde carros e pilotos de todas as eras correm para celebrar uma das nossas categorias favoritas no automobilismo. São quatro dias de evento — quatro dias nos quais podemos fingir que o Grupo A, o Grupo B, o WRC moderno e tudo o que veio antes ou depois convivem juntos, na mesma realidade. Não precisamos dizer que isto garantiu alguns momentos memoráveis também, não é?

E não era para menos: reunindo nomes como Juha Kankkunen, Jari-Matti Latvala, Armin Schwarz e Stig Blomqvist, ao volante de carros que iam do Lancia Delta S4 do Grupo B ao atual VW Polo WRC nas estradinhas montanhosas de San Marino, um evento como o Rally Legend é uma experiência para a vida toda — e, o melhor: que acontece todos os anos.

Para ter uma dimensão do que estamos falando, dê o play nesta pedrada: quase dez minutos de imagens cruas do evento, com carros de todas as épocas do rali, sem edição pesada, sem trilha sonora e sem filtros: só a boa e velha música mecânica tocando no volume máximo!

Não há um instante sequer que não seja digno de nota, mas é claro que temos que destacar algumas passagens — começando pelo Delta S4, o primeiro carro do vídeo acelerando ao limite seu motor 1.8 com turbo E compressor mecânico de quase 600 cv (!). A partir da marca do 1:00, podemos ver o contraste entre o Polo R WRC de Jari-Matti Latvala e o Lancia Stratos HF de Claus Aulenbacher e Andreas Mirow: de um lado, um quatro-cilindros turbo e do outro, um V6 aspirado Ferrari — como podem dois carros tão distintos parecerem tão à vontade no mesmo cenário? Em um mundo perfeito, veríamos cenas como estas todos os dias.

Aos 1:35, Audi Sport Quattro S1 com seus pouco mais de 1.000 kg (peso pena, guardadas as devidas proporções) e 540 cv a 7.500 rpm vindos seu cinco-cilindros turbinado de 2,1 litros — um dos mais famosos da era de ouro do Grupo B. Na marca dos dois minutos, um Porsche 997 GT3 de rali — ou você acha que o 911 só se dá bem no asfalto? Perto dos três minutos, uma bela trinca do Grupo B: MG Metro 6R4 (com o motor do Jaguar XJ220!), Ford RS200 e Audi Quattro (sem Sport). A lista ainda vai longe, passando por Ford Focus e Peugeot 206 do WRC, a dupla obrigatória Subaru Impreza e Lancer Evolution, e até alguns BMW M3 E30.

Acontece que temos certeza de que alguns de vocês vão pedir mais, então lá vai (com ainda mais barulho!)

E que tal uma coletânea de saltos, filmada pelo já conhecido Marchettino? Alguns cinegrafistas sempre conseguem os melhores lugares na beira da pista.

Mas é claro que nem tudo dá certo… também rolam alguns acidentes, como este envolvendo um BMW M3, um Lancia Delta HF Integrale e uma quina no muro:

Ou este, com um Escort Mk2 que não teve tanta sorte quanto seu piloto…

Por fim, que tal uma bela demonstração de pilotagem com um Lada 2101, mostrando que o clássico soviético não precisa se intimidar no meio de tantas lendas e pilotos representantes do que há de melhor no rali atual?

O Rally Legends 2014 aconteceu entre os dias 9 e 12 de outubro, e nós já estamos mais que ansiosos para o ano que vem!

[ Foto: Rowan Harrison ]

 

Matérias relacionadas

É assim que um Porsche de Le Mans deve roncar

Leonardo Contesini

Dezenas de supercarros, uma pista de pouso e motores berrando no VMax 200

Dalmo Hernandes

E92 e F82: as últimas (r)evoluções do BMW M3 – até agora

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados