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Da Variant ao Golf: uma retrospectiva das peruas da VW no Brasil

O mês de fevereiro ainda nem acabou, mas já nos parece que 2019 é o ano das despedidas – depois do anúncio da Ford, que encerrou as atividades da fábrica em São Bernardo do Campo onde era produzido o Fiesta, e do fim do Mercedes-Benz SLC, foi a vez de a Volkswagen comunicar que o Golf Variant deixará de ser importado do México por baixa demanda. A perua teve menos de 600 unidades emplacadas em 2018 e só permanecerá à venda enquanto durarem os estoques. Estamos tristes? Sim. Surpresos? Nem um pouco.O Golf Variant era um carro interessante para os entusiastas – uma das poucas alternativas à onda de SUVs que inundou o mercado nos últimos anos. E tinha um belo conjunto mecânico para um daily driver, na forma do motor 1.4 TSI de 140 cv acoplado a uma caixa manual de seis marchas ou DSG, também de seis marchas. Ao mesmo tempo, porém, foram justamente os SUVs e crossovers que o mataram, pois além de vender pouco, na disputa pela preferência do consumidor médio não-entusiasta, certam