Denatran libera pagamento de multas com cartão, Mercedes-AMG terá rival para Boxster/Cayman, Ariel Atom ganha nova geração com motor do Type R e mais!

Leonardo Contesini 11 julho, 2018 0
Denatran libera pagamento de multas com cartão, Mercedes-AMG terá rival para Boxster/Cayman, Ariel Atom ganha nova geração com motor do Type R e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Denatran libera pagamento de multas com cartão de crédito

multa_transito

Depois de dois meses de suspensão, o Denatran voltou a liberar o pagamento de multas com cartões de crédito e/ou débito. O método havia sido suspenso em maio para que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) redigisse um novo texto de regulamentação para este tipo de pagamento, que acabou publicado na última sexta-feira (6).

Com a nova regulamentação, será possível quitar todo tipo de pendência financeira relacionada aos veículos, desde multas ao IPVA e licenciamento, que poderão ser parcelados em até 12 vezes com juros. Isso, claro, se o órgão de trânsito em questão optar por oferecer o pagamento por esta modalidade, uma vez que a adoção do pagamento por cartão não será obrigatória.

A principal diferença em relação ao texto anterior, é que agora os bancos e operadoras de crédito que quiserem parcelar as multas precisam estar credenciados no Detran como forma de controle e isonomia de regras para os órgãos e empresas. Antes, os órgãos negociavam acordos diretamente com as empresas financeiras. Agora, os estabelecimentos precisarão se credenciar e solicitar autorização para firmar as parcerias.

Mercedes-AMG terá esportivo para rivalizar com o Porsche Cayman

2018-mercedes-amg-gt-c-coupe-edition-50-front-grille

Já faz alguns anos que a Mercedes-AMG está pensando em um novo esportivo compacto de entrada. A primeira vez que falamos sobre isso foi em março de 2015, quando a revista alemã Autobild revelou os planos da divisão esportiva de criar um modelo baseado no Classe A para rivalizar com o Audi TT.

Agora, a divisão já fala abertamente sobre o modelo, porém apontando sua mira para o Porsche 718 Cayman. O carro já foi apresentado ao conselho da Mercedes e seu desenvolvimento já foi iniciado. Ele irá substituir o SLC, que viu suas vendas declinarem desde quando ainda se chamava SLK, e até perdeu a versão 63 AMG ao ser rebatizado.

Criado como resposta ao Boxster e ao Z3, o SLK teve seu auge na segunda geração, mas depois disso acabou ficando para trás do Boxster e até mesmo do Audi TT. Por isso, faz muito mais sentido para a Mercedes criar um novo esportivo derivado de um modelo de entrada como a Classe A (o SLK/SLC era ligado ao Classe C).

Segundo a revista britânica Autocar, o novo AMG terá duas versões — cupê e conversível — ambas com dois lugares. De forma análoga ao Porsche 718 e ao Audi TT, ele deverá ser oferecido com dois níveis de potência, baseados no A35 e no A45, o que significa que ele deverá usar o 2.0 turbo da marca com cerca de 300 cv na versão 35 e com 400 cv ou mais na 45.

Como o projeto ainda está nas primeiras etapas, ainda não foi definido qual será o layout mecânico. Um cupê/roadster de motor dianteiro certamente seria mais barato de produzir e provavelmente usaria o sistema de tração nas quatro rodas do A45 AMG. Porém a Mercedes avalia que há um grande potencial de mercado para o modelo, o que ajudaria a diluir o custo de produção de um modelo de motor central-traseiro, tornando-o mais barato e mais atraente frente aos rivais.

Caso seja aprovado, o novo AMG será o quinto modelo exclusivo da divisão, depois do SLS, GT, GT 4 portas e Project One. Inicialmente dizia-se que o modelo seria lançado em 2019, mas isso nos parece improvável. Visto que o desenvolvimento acabou de começar, é mais sensato imaginá-lo para 2020 ou 2021.

 

Volkswagen confirma detalhes do T-Cross

Já se tornou praxe na Volkswagen revelar seus novos modelos camuflados em vídeo-teasers antes do lançamento oficial. Com o novo T-Cross não foi diferente: a fabricante confirmou alguns detalhes que já imaginávamos sobre o modelo, e publicou um vídeo com o carro menos camuflado e em movimento, mas sem mostrar nada que realmente importa, como também é praxe destes teasers feitos para ganhar espaço na mídia.

4c12431b-a1f4-4fac-acad-4014de50e1b2

Por outro lado, a Volkswagen convidou um pool de jornalistas europeus para dirigir a versão local do carro, que será ligeiramente mais curta que a brasileira, e confirmou que o carro terá 1,56 m de altura, porta-malas de 455 litros e motores TSI de 95 cv a 150 cv.

db2018au00611-large

Isso significa que o modelo europeu deverá usar os motores 1.0 TSI e 1.5 TSI, enquanto a versão nacional poderá ser equipada com o 1.0 TSI de 128 cv do Golf/Polo/Virtus e com o 1.4 TSI do Golf, bem como o 1.6 MSI que deverá ser oferecida na versão de entrada. Todas as versões terão apenas tração dianteira.

03af9a1c-f2e7-4bde-93f5-a0a06c7ac5a2

Lá fora o carro deverá chegar em agosto ou setembro, mas no Brasil a estreia certamente acontecerá como prévia do Salão do Automóvel deste ano.

 

Ariel Atom chega à sua quarta geração com motor do Type R

9084f49e-2019-ariel-atom-4-4

Você talvez não tenha percebido porque ele continua igual, mas o Ariel Atom chegou à sua quarta “geração” completamente atualizado e, felizmente, ainda mais potente. Segundo a Ariel, somente a tampa do bocal do tanque de combustível e os pedais foram mantidos em relação ao modelo anterior. Todo o resto é novo.

33004bbb-2019-ariel-atom-4-2

Eu gostaria de dizer que a principal mudança está sob o capô, mas não poderei fazer isso porque o Atom não tem um capô. Além disso, seu motor fica semi-exposto na traseira do carro. Encaixado sob a carenagem traseira, os tubos do chassi spaceframe e o abafador do escape, agora está o novo motor 2.0 turbo do Civic Type R, com 320 cv e combinado ao câmbio manual de seis marchas e um diferencial de deslizamento limitado. Instalado sobre o eixo motriz, ele vai de zero a 100 km/h em 2,8 segundos e chega aos 261 km/h.

38789e06-2019-ariel-atom-4-7

A suspensão também mudou, e agora usa amortecedores Bilstein ou Öhlins como opcionais. Pela primeira vez o Atom de entrada terá controle de tração e sistema de largada como opcionais, bem como rodas de fibra de carbono, que podem substituir as originais de liga leve de 16 e 17 polegadas. O chassi/carenagem pode parecer o mesmo, mas agora os paineis são feitos de fibra de carbono e tiveram sua aerodinâmica revisada para otimizar a downforce e minimizar o arrasto.

 

Pininfarina anuncia conceito elétrico

f34c584d-pininfarina-pf0-hypercar-monterey-1

Não é novidade que a Pininfarina decidiu se transformar em uma fabricante de carros independente, mas o que não esperávamos é que seu primeiro carro desse as caras tão rapidamente. O modelo será apresentado na forma conceitual em agosto, durante a Monterey Car Week, na Califórnia.

Batizado PF0, o modelo será um hipercarro elétrico capaz de ir de zero a 100 km/h em menos de dois segundos e poderá chegar aos 300 km/h em menos de 12 segundos antes de chegar aos 400 km/h de velocidade máxima. Além disso, a Pininfarina diz que ele poderá rodar até 500 km com uma única carga.

s1200

O modelo foi antecipado por um teaser, que mais parece um pod de F-Zero com a dianteira da Ferrari Sergio — e tudo indica que ele deverá ser realmente uma versão atualizada e eletrificada da edição especial feita em 2014. A chegada está prevista somente para depois de 2020, e ele irá competir com os modelos elétricos da Rimac e da Koenigsegg.