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Devil Z da vida real: conheça o carro que inspirou o Nissan 240Z de Wangan Midnight – e o carro que foi inspirado por ele

Embora sejam muito comuns, comparações entre Initial DWangan Midnight não fazem lá muito sentido. A primeira franquia, mais famosa, conta a história de um entregador de tofu que, entre uma viagem e outra, encontra tempo para disputar corridas ilegais de dorifuto nas estradas nas montanhas (as famosas touges) da província de Gunma, no Japão. Já Wangan Midnight conta a história de Akio Asakura, que também disputa corridas ilegais – porém com um Nissan S30 preparado e “endiabrado”. E o cenário não são as touges, mas sim a rodovia Wangan, que liga as cidades de Tóquio e Yokohama e, com asfalto de qualidade, pista larga e muitos túneis, é um cenário mais que propício para se passar dos 300 km/h.

As duas franquias também têm outras coisas em comum: ambas surgiram nos mangás (os quadrinhos japoneses) e depois foram transformadas em animações, filmes e games. Ao contrário do que se possa imaginar, Wangan na verdade começou a ser publicado antes, em 1990, enquanto Initial D estreou em 1995. Dito isto, talvez a saga de Takumi Fujiwara e seu Toyota AE86 seja mais famosa simplesmente porque o anime foi produzido antes, em 1998, enquanto Wangan só virou uma série animada em 2007.

O primeiro episódio legendado, só para dar uma palhinha

A inspiração de Initial D é bem conhecida, como mostramos aqui mesmo no FlatOut – existia uma tofu shop, ou melhor, tofu den de verdade, e de fato seu dono corria de Subaru Impreza nos anos 1990. No caso de Wangan Midnight a maior inspiração é o Mid Night Club, lendária gangue de pilotos de rua que participavam de rachas a Wangan e rotineiramente chegavam aos 300 km/h com seus carros preparados. Mas não há tanta certeza quanto à existência de versões “do mundo real” para os personagens e carros da franquia, como acontece com Initial D.

Por outro lado, o Nissan Fairlady Z S30 pilotado por Akio Asakura foi transformado, em 1991, em um carro de verdade para uma série de filmes live action lançados diretamente para a televisão. E, meus amigos, que carro animal.

Antes de falar qualquer coisa, veja abaixo o vídeo que nos inspirou a abordar este assunto hoje: 23 minutos de ação com o carro. Assista primeiro, e depois continue lendo. Ou assista um pouco, deixe a bela trilha sonora proporcionada pelo seis-em-linha preparado rolando e siga com a leitura.

Talvez você conheça o filme de Wangan Midnight que foi lançado em 2009. Embora seja melhor produzido, a verdade é que aquele filme deixou a desejar por tentar contar em 90 minutos uma história que, originalmente, teve 42 volumes publicados entre 1990 e 2008. Embora a rivalidade clássica entre o Devil Z e o Porsche 911 Turbo “Blackbird” esteja presente, muitos personagens importantes na trama original não foram inclusos no filme e diversos elementos do enredo foram alterados para melhor se adaptar à telona.

Por outro lado, o filme lançado em 1991 deu origem a nada menos que outros 12 filmes lançados entre 1993 e 2001. Como curiosidade, estes filmes foram lançados todos diretamente em VHS, sem exibição na TV ou nos cinemas, e no Japão isto tem um significado bem diferente do que no ocidente: por aqui, os chamados direct-to-video são produções cinematográficas que não tinham qualidade ou orçamento suficientes para serem exibidos ao público na telona ou na telinha. Já no mercado japonês era o oposto: lançar produções diretamente em VHS era uma questão de atender a uma demanda altíssima por este tipo de conteúdo.

Os filmes live action de Wangan Midnight são muito bem vistos pelos fãs japoneses por sua adaptação precisa dos mangás e também por mostrar com fidelidade e realismo os carros preparados correndo na famosa rodovia japonesa, com ênfase nos dados técnicos sobre os motores e receitas de preparação usadas. Há cenas de puxadas no dinamômetro, detalhes praticamente pornográficos das partes mecânicas dos carros e muita ação no asfalto. E, uma notícia boa e ruim ao mesmo tempo: não é difícil encontrar os filmes na íntegra no Youtube, mas eles são em japonês (obviamente) e geralmente não têm legendas, nem em inglês.

Wangan Midnight, de 1991, na íntegra

De todo modo, onde queremos chegar: no capricho que os produtores tiveram em descolar um Nissan S30 preparado e customizado de verdade para representar o Devil Z nas telas.

Como você deve saber, o Devil Z é um carro “amaldiçoado”. Na história de Wangan Midnight, todos os donos anteriores do Nissan morreram em acidentes, e seu último proprietário o vendeu a um ferro-velho para que ele fosse destruído. Acontece que, ao procurar um carro para derrotar nas noites da Wangan um Porsche 911 Turbo preto (o Blackbird), Akio Asakura – que até então dirigia um Nissan 300ZX vermelho da geração Z31, chega à conclusão de que um S30 amaldiçoado é exatamente o que ele precisa, e por isso decide comprar o carro e salvá-lo da destruição.

Não exatamente pela maldição, claro, mas pelo motor: um seis-cilindros L28 com deslocamento ampliado de 2,8 para 3,1 litros, dois turbos e para lá de 600 cv.  O carro é leve e tão forte que chega a ser difícil controlá-lo, mas este é meio que o grande atrativo do Devil Z para Akio.

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Plot twist: o carro de Wangan Midnight foi inspirado por um Z da vida real – um 280ZX fabricado em 1978 cujo dono fazia parte do Mid Night Club. O carro vermelho foi preparado por uma oficina chamada Air Breathing Research, ou simplesmente ABR.

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O carro tinha o motor L28 com deslocamento ampliado para 3,1 litros; pistões forjados; bielas virabrequim e comandos de válvulas ABR e dois turbos IHI 3P-13. Alimentado por um sistema de injeção eletrônica GReddy com ECU de 16 bits, o motor do “Devil Z de verdade” chegava aos 680 cv e usava o câmbio manual de cinco marchas de um 300ZX turbo. A força era levada para as rodas traseiras através de um diferencial de deslizamento limitado construído pela própria ABR.

Os freios usavam discos de Toyota Supra e as pinças vinham do Nissan Skyline GT-R R32 (o que significa que o projeto não pode ter sido feito antes de 1989, quando o GT-R R32 foi lançado). Já a suspensão tinha molas TRD (divisão esportiva da Toyota) e amortecedores ajustáveis Bilstein. as rodas eram um jogo de Panasport C5R de 16×8 polegadas na frente e 16×9 polegadas atrás, com pneus 225/50 e 245/45, respectivamente.

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O body kit completo era fabricado pela própria ABR e incluía novos para-choques, para-lamas dianteiro e traseiro, spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais, difusor traseiro e capô. Por dentro havia mostradores extras (temperatura do óleo, temperatura do fluido de arrefecimento, pressão do óleo e pressão do turbo), gaiola de proteção, bancos Recaro, cincos Sabelt de quatro pontos e volante Nismo.

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Foto: Japanese Nostalgic Car

O Devil Z para o filme de 1991, por sua vez, foi montado por uma oficina chamada Speed Shop Shinohara, ou SSS – que se tornou uma espécie de lenda por si só, e há quem acredite que ela sequer existiu.

Veja bem, estamos lidando com um assunto delicado – são muitas informações desencontradas, dados que não batem e histórias que não podem ser confirmadas. No entanto, quem curte esse tipo de coisa geralmente se dedica com muito afinco a descobrir a verdade. Então, de acordo com os entusiastas na página Auto Team Retro no Facebook – que pesquisaram em revistas e mídia da época, além de conversar com pessoas que estavam envolvidas na cena – a SSS existiu mesmo, ainda que não tenha conseguido o mesmo sucesso e reconhecimento de outras preparadoras japonesas daquele tempo, como a Top Secret ou a própria ABR.

A Shinohara Speed Shop foi fundada por um mecânico e piloto conhecido apenas como Mr. Shinohara em algum momento entre 1980 e 1982. Além de manter um perfil mais discreto que outras oficinas de preparação, a SSS preparava carros para um tipo diferente de corrida, que não era tão popular no Japão: provas de arrancada. Geralmente os eventos eram realizados pela revista Carboy (que também fazia vídeos de drift, como mostramos neste post) no circuito de Fuji Speedway, e os Nissan S30 preparados por Mr. Shinohara eram capazes de virar o quarto-de-milha nos 12 segundos baixos, por vezes chegando à casa dos 11 segundos. Em poucos anos a SSS estava relativamente famosa na cena japonesa de arrancadas.

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Foi o bastante para que um certo diretor de cinema chamado Hisashi Watanabe procurasse Mr. Shinohara com uma missão: ele iria começar a produzir o filme de Wangan Midnight e precisava de alguns carros preparados para as gravações, incluindo uma réplica fiel do Nissan S30 dos animes. Ele queria que a SSS cuidasse da montagem dos carros, e Mr. Shinohara aceitou prontamente.

Não se sabe exatamente quando aconteceu, mas o carro ficou pronto no prazo, e saiu exatamente como Watanabe queria. O motor original, assim como no 280ZX da ABR, teve o deslocamento ampliado para 3,1 litros e recebeu componentes internos forjados. E também era biturbo, porém usava um par de Garrett T3/T04. A alimentação ficava por conta de três carburadores Mikuni de corpo duplo, e a potência ficava entre 600 e 630 cv.

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A pintura azul metálico, os para-lamas alargados e a entrada de ar maior na dianteira eram fiéis à imagem do Devil Z dos mangás. O toque pessoal de Me. Shinohara ficou por conta dos pequenos emblemas da SSS, que com o sucesso do filme se tornaram uma coqueluche entre os donos de Nissan S30 do Japão e ajudaram a Speed Shop Shinohara a ficar relativamente conhecida no país.

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Outros detalhes do carro começaram a surgir pela internet nos anos seguintes, e hoje há uma ficha técnica que circula pela Internet cuja precisão não pode ser confirmada, mas dá uma ideia do nível do projeto.

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Além do motor de 600-630 cv, o Devil Z do primeiro filme tinha um câmbio BorgWarner T5 de cinco marchas, embreagem Ogura, suspensão com amortecedores coilover de fabricação própria da SSS – que também fabricou as barras estabilizadoras e a gaiola de proteção –, cintos Takata de cinco pontos e bancos concha Bride. Os dreios usavam o kit completo do Nissan Skyline GT-R R32, com discos de 296 mm na dianteira e na traseira e pinças de quatro pistões.

O paradeiro do carro hoje é desconhecido, e mesmo imagens que não seja screenshots do filme são difíceis de encontrar. E mesmo todas estas informações aqui reproduzidas são fruto de pesquisas de entusiastas, discussões em fóruns e relatos da época que dificilmente poderão ser verificados, ainda mais por quem não domina o idioma japonês, mas esta aura de mistério até que combina com um carro chamado “Devil Z”.

O que se sabe é que Mr. Shinohara morreu em meados dos anos 2000 e não deixou indicações sobre quem deveria continuar tocando SSS, que acabou fechando as portas pouco depois.