Do dia-a-dia para a pista: conheça a história do Ford Focus de João Pensa, o Project Cars #145

João Pensa 11 junho, 2014 162
Do dia-a-dia para a pista: conheça a história do Ford Focus de João Pensa, o Project Cars #145

Cheguei ao quinto, mas não “dos infernos”. Pelo contrário, este quinto Focus continua me trazendo muitas alegrias assim como os outros quatro trouxeram. Após resolver desmontar e vender o quarto Focus (Bala de Prata) bateu um incômodo muito grande, tanto por ficar longe das pistas quanto por não ter em mãos um carro relativamente barato, com seguro baixo, fácil acesso à peças de performance, dentre outras facilidades.

Eis que a emoção superou a razão e fui atrás de outro Focus, e aí fui pros “quinto” com o Blue Label. É um Focus GLX 2008 2.0 16V, conhecido como versão Venezuela, atualmente com 64.000 km e completo, com duplo airbag, faróis de neblina, e umas firulas a mais que o GLX padrão: freios ABS com discos nas 4 rodas, luz de ré dupla, cinto central traseiro retrátil, temporizador do limpador de para-brisa com cinco regulagens, interior em perfeito estado e pintura num azul reluzente. Dá gosto de ver brilhando.

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Atualmente o carro se encontra praticamente no estado que comprei, pois ele pertenceu à um amigo e tive o grato prazer de participar da definição das peças de performance. As premissas para este projeto, diferentemente das do Bala de Prata foram: conforto, silêncio e economia.

Mas como conciliar estas três premissas sem matar a performance em pista? Pois é, estamos falando de um Ford Focus (1ª geração), um carro reconhecidamente com uma estrutura “muito bem nascida”. O conforto é igual ao original? Não, mas ainda se consegue viajar com a família sem qualquer incômodo, graças ao uso da suspensão completa do Focus SVT (molas e amortecedores).

Visando respostas mais diretas ao volante todas as buchas de suspensão foram substituídas por um kit de poliuretano de Energy Suspension. Para dar total liberdade no acerto da geometria se lançou mão de um camber kit na dianteira (montado no topo do amortecedor) e camber bolt na traseira (montado na ponta da manga), e dependendo da pista os parâmetros de cambagem, cáster e convergência são ajustados.

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O fôlego do motor vem de um par de comandos SWR 280 graus, o qual respira por um filtro cônico Inflow e descarrega tudo por um coletor de escape 4x2x1 em inox da TEC Motorsport. O acerto foi feito direto na ECU, roda com gasolina comum e produz saudáveis 188,5 cv a 6.300rpm e 23 kgfm a 5.600rpm. O silêncio só é rompido quando se abre a válvula cutout da Qtec, instalada antes dos abafadores… e dá-lhe berro até 7.200rpm (corte).

Casando com o motor, as relações de marchas foram devidamente redefinidas, pois o Focus tem um péssimo escalonamento (longo demais) a partir da 3ª marcha. Nisso entrou uma nova relação mais curta para a 3ª, 4ªe 5ª marchas, atendendo perfeitamente ao propósito do projeto. Mantendo a boa receita do Bala de Prata, os freios dianteiros são do Focus Rally (278 mm) com pastilhas Hawk HP Plus, todos os flexíveis substituídos por linhas Aeroquip, com fluido Pentosin Racing. Para melhorar a rigidez estrutural da traseira do carro recentemente foi instalada uma barra amarração que liga as duas torres dos amortecedores (strut bar), e completando a brincadeira toda um jogo de rodas de Audi 80 tala 7”, leves, resistentes e vestidas por pneus Toyo R888 na medida 195/5 R15.

Os números falam por si. Nas provas de Track Day e Hot Lap os melhores tempos são:

  • AIC — 1:43:6
  • Interlagos —   2:10:0
  • Vello Cittá —  2:05:4
  • Hot Lap Limeira — 1:04:7
  • ECPA (Piracicaba) — 1:21:0

Ainda falando em números, sempre há os interessados em saber sobre velocidade final e consumo. O painel ainda belisca os 225km/h sem muita dificuldade. E ao rodar, andando em modo civilizado o consumo urbano se mantém em 9,0km/l e na estrada 12 km/l (gasolina comum).

Casamento Wladimir

Sem deixar de lado o visual totalmente original e não esquecendo as três premissas iniciais (conforto, silêncio e economia) os resultados dos tempos de volta são muito superiores ao que se podia esperar de um carro com estes poucos upgrades, e sempre com extrema confiabilidade. Este é o típico projeto sleeper.. .afinal quem vê cara não vê coração. E sem deixar de falar em próximos ups, uma suspensão coilover cairá como uma luva, não? Mas disso falaremos num próximo post!

Por João Pensa, Project Cars #145

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  • Barba

    Queria muito saber se consigo ir numa lojinha de esquina e comprar amortecedores do focus rs, svt, st etc etc etc, barras anti torção e essas coisas -.-” nunca vejo isso em lugar algum = / so mt mal informado, me surpreendo

    • Lo Chun Man

      Ebay, cartao de credito internacional, e paciencia

      • Barba

        Sim sim, to ligado, mais com a sorte que eu tenho e a informação que não tenho, capaz deu compra um amortecedor de caminhão ¬¬” e a pressa é o de menos, fica 5 anos com o carro o que são 2 meses

        • Lo Chun Man

          para isso, existe a comunidade FlatOut, para auxiliar aigos que nao tenham as mesmas informacoes do que nos. Eles me ensinaram a como corrigir a geometria da suspensao do meu Gol num desses posts, e agora tenho um carro que faz curvas com muita precisao, tanto que na descida do Anel Rodoviario de BH muitos incautos de New Civic, T-jets e outros carros bons de curvas sao surpreendidos pelo meu carrinho!!

          • Barba

            Justo

    • Fábio Rabelo

      Eu tenho a barra anti torção. Fiz para mim e para uma galera do focusclube. Também tenho um anúncio bem simples no mercadolivre. Já os amortecedores SVT você acha na CFM: http://www.c-f-m.com/performanceparts/pc/Focus-c13.htm ou até no focusclube.

  • Chefe do Gustavo

    Esses discos de freio incandescentes são demóóóóis

    • João Pensa

      Realmente essa foto ficou demais!

      • Chefe do Gustavo

        Fora esse azul cara, que azul lindo! Não existe mais na linha 0km da ford, correto? tem algum nome específico essa cor?

        • PedroTelles

          Lembra, vagamente, o azul do fluence que é muito lindo também.

        • João Pensa

          O azul da linha nova é mais escuro….Me perdoe, mas não sei te falar o nome dessa cor. Vou procurar saber…

  • Bruno Brasil

    Vi ele correndo em Limeira, toca muito, mas não sabia das particularidades, deu até vontade de conhecer mais.

    • João Pensa

      Valeu, Brunão!! Será um prazer te encontrar e mostrar o carro…com direito à um rolê em modo soviético, topa?! rsrs

      • Bruno Brasil

        kkk, olha q topo hein, num sei se vc lembra, mas eu tava com a galera do Mix Riders, sou amigo do Fabio.

        • João Pensa

          Lembro sim, Bruno!! Foi nota 10 ter a galera do MixRiders aquele dia.

  • Rafael B.
    • Vinicius Guedes

      Esse ano a Toyota tem tudo pra ser a segunda japa a vencer em Le Mans. Já ganhou as duas primeiras etapas do WEC do ano, um Audi a menos…

      • Rafael B.

        Eu creio que não
        Acredito,aliás,que a audi vai dominar emcima da porsche também
        O foco dos engenheiros pro wec é exclusivamente Le Mans…os abastecimentos são decisivos em Le Mans,e a audi é super focada em eficiencia,tanto que,para economizar combustivel,veio com o Audi R10 em 2006,e seguiu até 2012,onde levou um audi E-tron pra pista,que é um turbodiesel hibrido

        • Vinicius Guedes

          Esse ano a Audi só tomou piaba até agora, melhor resultado foi com o chassi que está destruído. Os outros dois chassi só conseguiram um 5º e 6º lugar em Spa, atrás de Toyota e Porsche.
          Veremos como as coisas vão em Le Mans, mas a chance da Audi é apresentar uma plataforma mais confiável e uma equipe mais competente que a do ano passado, que só ganhou a corrida porque tinha um carro muito superior nas retas, devido ao desenho da cauda.
          O bom para o esporte seria a Audi perder, para quebrar a hegemonia e trazer a briga pra outro patamar ano que vem, com Nissan, Audi, Porshe, Toyota e (talvez) Ferrari no grid.

    • GSB

      A maldição do “Welcome Back”… Caraca, a quantos km/h foi a pancada?

      • Rafael B.

        Se a 160km/h a estrutura do carro nem sentiu,o piloto saiu andando e o R18 foi restaurado,pode chutar uma velocidade bem alta,acima de 200km/h

  • Cleberson Pertile

    Acho que esse Venezuela eu vi “nascer” no Focus Clube!

    O meu Ghia tá morrendo de inveja.

  • Erick Pereira de Oliveira

    Faltou vídeo desse focus roncando alto heim!

    • ThiagoVerdona

      Verdade!

    • João Pensa

      Erick, tá aí um pequeno vídeo de quando andei no Vello Città => http://www.youtube.com/watch?v=I7ifvRyJ5mg

      • dasc94

        João sabe me dizer se esse coletor que você usa serve no Focus de segunda geração?

        • João Pensa

          Este coletor serve somente no Focus MK1. Pra usar no MK2 precisa um pequeno retrabalho na região do “2×1”, o que não é nenhum bicho de sete cabeças…

          • dasc94

            ah, entendi! Valeu pelas informações!

      • dasc94

        Outra pergunta comprou as peças do SVT aonde? Deu vontade de adquirir o conjunto do ST agora…

      • Franklin Weise

        Belo circuito!

        • João Pensa

          Vello Città é animal…puta circuito! Em especial a parte mais alta do circuito, onde tem um retão que vira um “descidão”…ali vc tem que ter freio e muita auto confiança pra fazer rápido…bom demais!

          • Franklin Weise

            Minha experiência em pistas melhorzinhas se resume a kart na Aldeia da Serra e Granja Viana, mas já deu pra ver que subidas e descidas dão um tempero muito especial.

          • João Pensa

            Franklin, está mais que convidado pra andar comigo num próximo Track Day…..Rollercoaster animal….rs

  • MadSubaru

    Comando, filtro inflow, escape e remap. 189 pocotós. Média de 9km/l na cidade e 12 km/l na estrada. Pode isso Jão Pensa?!

    • Diogo Melo

      Pensei a mesma coisa….. poucos upgrades e nada extremo. Conseguiu tirar bons pocotos e com uma media de consumo totalmente aceitavel. Que bruxaria

      • João Pensa

        Diogo, o fato de ter sido feito remap na própria IE dele fez conservar todos os parâmetros em rotações baixas e parciais…com incremento de ponto e combustível em alta….e o resultado foi esse.

    • João Pensa

      Se pode ou não pode eu não sei te dizer…só sei que o resultado foi esse… Te convido a um longo rolê e vc verá que a economia é nítida, se é que se pode falar em bom consumo num carro preparado…

      • MadSubaru

        Se tu fez, e o resultado foi esse, é porque pode!!
        Me diz uma coisa, a não ser pela troca do comando, sistema pulmonar (admissão e escape) e o remap, houve alguma outra modificação no motor? Pistão e bielas continuam as originais?
        Sempre soube que o Duratec já era desenvolvido quase no limite, que não suportaria um aumento expressivo de potência (45 cv já é expressivo, ao menos para mim).

        • João Pensa

          Além dos comandos uso um filtro cônico da InFlow que mais parece o microfone do ET, no escape há um coletor 4x2x1 em Inox, lindamente calculado pela TEC, e o remap, claro. De resto o miolo é todo original….e sei bem que suas bielas são com pernas de frango, extremamente frágeis, mas que suportam até uns 26kfgm de torque; atualmente tenho 23, então tá tranquilo.

          • MadSubaru

            Muito interessante estas informações. E muito bem executado, parabéns!

  • Thiago Peres

    Cara mediu 0 a 100 dele já?
    Pra mim cavalaria pouco importa… o que importa é quanto dá pra ir de 0 a 100 😛

    parabéns pelo projeto… me deu uma coceirinha de fazer algo parecido… esses focus não são carros caros.

    • João Pensa

      Thiago, a única referência de arrancada que tenho foi uma brincadeira com um Jetta Tsi…andei colado nele. Se puder dar um chute, diria que está na casa dos 8 segundos e pouco….mas confesso que prefiro medir com GPS. Logo mais faço isso e posto aqui, blz?

      • Thiago Peres

        man… compra isso, ele não apenas mede seu 0 a 100 de forma cravada como tb é um must have para todo gearhead. eu tenho e uso no meu fitera… dei 12 segs. =(

        usando um aplicativo q chama torque (vem de graça em um cdzinho a parte que eles enviam) vc consegue saber até consumo real, quantos cvs estimados (no meu deu 105cvs, está bem próximo msm do q a montadora fala q é 101cvs) temperatura do ar, pressão de vácuo, sonda lambda…. fora isso apaga códigos de erro.

        http://www.dx.com/p/elm327-obdii-bluetooth-car-diagnostic-wireless-transceiver-dongle-blue-183801

        • Phenx

          Esse adaptador é mágico! Pena não dar pra editar valores/programar a injeção com ele kkkk

        • Roberto Ercole

          Pergunta idiota, mas como funcionam esses adaptadores? OBD? Sempre tive a vontade de ter um, mas até hoje não consegui entender a lógica hehe.. abraço

          • GabrielF100

            É um Obd que tem conexão por Bluetooth, pra ligar no celular e tal

        • Sheldon Mendes

          Os mais modernos são os OBD Wifi, aí conectar pelo celular. No Android tem o App Torque e no iOS tem o Dashcommand.

    • João Pensa

      Thiago, não sou de tirar pega na rua, mas hoje à noite foi impossível resistir a uma esfolada num Golf 1.4 Tsi…O cara tinha certeza que ia me levar…e tomou bonito, seja saindo parado do semáforo, ou mesmo em retomada após radar…hehehe

  • Franklin Weise

    João, você aqui? Não sabia que você era gearhead também! Quando estávamos na FEI, há mais 20 anos, nem carro tínhamos. Parabéns pelo Focus. E fico feliz de você ter entrado nesta de “sleepers”, é uma das preparações que mais admiro.

    • João Pensa

      Grande, Franklin, tudo bem, meu amigo!! Você viu as traquinagens? Curtiu o carro? Abs!

      • Franklin Weise

        De cara lembrei do Focus prata que você estava vendendo há uns anos, que eu estava pensando em comprar. Um outro amigo, também engenheiro da FEI também leu a matéria e falou que te inveja, por ter a iniciativa de fazer um carro preparado com bons critérios (por exemplo a base boa, já que o Focus é reconhecido por ter um ótimo acerto de suspensão, não?)

        • Phenx

          Por curiosidade, vocês se formaram em Eng. Mecânica com ênfase em automobilismo? Onde trabalham? Vou fazer no fim do ano vestibular da FEI!
          Valeu!

          • Sheldon Mendes

            heuaheuhaue tá lotado de gente da FEI aqui…..

            Eu fiz mecaut tb.

    • Rmavalli

      Caramba, mais dois aqui pra mostrar do que a FEI é capaz hahaha
      Ainda estou sofrendo em Calculo 1, mas daqui a algum tempo quem sabe não sou eu escrevendo um Project Car aqui hahaha

      • Victor Hugo de Lima

        Relaxa q é só vc q sofre em calculo hahaha

      • Franklin Weise

        Espere chegar a Física 4. Ou Refrigeração e Ar Condicionado…

  • Leonardo Mendes

    Vendo a tabela de tempos que eu entendi o sobrenome dele… quando você “pensa” que vai alcançar o Focus, já era.

    Alguma alma caridosa e de bom coração pode me explicar o porque da denominação “Venezuela”?
    (o primeiro sacana que disser “por causa do país, dããããã” eu mando longe).

    • Fulano

      Focus orginalmente para mercado venezuelano, mas que foram vendidos para funcionarios da Ford do Brasil…

      • Leonardo Mendes

        Funcionário de montadora tem uma sorte de pegar essa boiadas.

        Obrigado!

        • Fulano

          … Na verdade foi a unica “boiada”, nunca mais houve algo parecido… Eu tava loko pra pegar esses de cor azul… Rolou esquema de sorteio, e dancei…

    • Tales Cardoso

      A história que eu sei dos Focus Venezuela é a seguinte: Em 2008 uma série de Focus GLX foram barrados de entrar na Venezuela. Deste modo a Ford vendeu esses carros no Brasil, e eles diferem dos GLX normais nos seguintes itens: duas luzes de ré traseira (no lugar de uma ré e uma neblina), freio a disco nas 4 rodas com ABS (não era nem opcional no GLX), farol de neblina dianteiro de série (opcional no GLX) e o emblema escrito Duratec na tampa traseira (os demais Focus Duratec vem com o escrito 2.0 16v, como no meu Ghia).

      • Leonardo Mendes

        Ah, agora saquei… obrigado.

        Devem valer uma bala entre os aficionados do modelo, hein?

        • João Pensa

          Leonardo, eu paguei bem caro por ser Venezuela…e outros amigos que compraram tbm pagaram…

      • Eduardo Copelo

        Putz… eu vi um desses pra vender quando tava comprando o meu!! Achei estranho por causa do emblema Duratec, que eu não tinha visto em lugar nenhum, mas nem dei bola. Que vacilo….

      • Prezotti

        Você sabe dizer se há alguma diferença com relação a alimentação, visto a diferença de qualidade da gasolina Venezuelana para a nossa?

        • Tales Cardoso

          Até onde sei não tem diferenças, mas não tenho certeza disso. Acho que adaptaram o carro pra rodar com nossa “gasolina”, quando foram vendê-lo aqui.

          Eu sei que as duas luzes de ré é uma exigência da legislação deles, assim como o cinto de 3 pontos para o 5º passageiro.

        • Ezequiel Favero Pires

          A de lá é pura

      • guimmachado

        Andei atrás desse emblema “2.0 Duratec” um bom tempo e nunca encontrei =/

      • XRS250

        Então é isso. obrigado por me esclarecer. valeu.

      • João Pensa

        Tales, além dos itens acima ele tbm tem cinto traseiro central retrátil de 3 pontos (os GLX são apenas abdominais) e o limpador de para-brisas com temporizador regulável.

      • André

        Se alguém interessar tenho um Venezuela Cinza Hatch MT. Estou vendendo….to pedindo R$25.500 pra vender logo. Carro com 79000Km. 15 98142-7000 André

    • João Pensa

      kkkk….realmente, Leonardo, se pensou muito antes de sair comprando peça….

  • Tales Cardoso

    Vi esse Focus andando no 1º Track Day em Piracicaba mês passado. O carro
    anda muito forte e ronca muito alto, é impressionante, muito legal de
    ver mesmo. Esse Focus e o outro branco que também aparece aqui nos Project Cars são a inspiração para o meu, because a race car.

    • Joel Lima

      Realmente, servem de inspiração.
      Pegando as soluções mais interessantes de cada projeto.

    • João Pensa

      Valeu Tales!! Abs!

  • ovelho306

    que premissas para um carro esportivo ein??!!

    • Diogo Melo

      O cara quer desafio!!!!b hahahaha

      • João Pensa

        Diogo, olhando agora o carro pronto é bem gratificante…mas muitos neurônios do ex-dono e meus também foram gastos pra chegar nesta química interessante….bom demais curtir este carro!

  • XRS250

    Parabéns pelo Focus. mas uma curiosidade por que é conhecido como versão “Venezuela” é apenas uma curiosidade.

    • Marco

      Porque era destinado para aquele país

      • XRS250

        Ah tah, saia de General Pacheco- Argentina e seguia para lá. que legal. eu sei dos Monza feitos em CKD no Brasil que foram para Venezuela e em 1990 com lançamento do Vectra A encalhou por lá e entre 200 e 225 voltaram par ao Brasil. então por isso o nome Venezuela.

  • Chefe do Gustavo

    MegaOFF: Pessoal, venho à vocês como minha última esperança! Tenho um Fluence GT que já deu pau 2x na bomba de combustível, um problema crônico do carro. Não tenho mais confiança e queria saber de vocês: compro uma gringa booa ou o que? Pensei em ver qual é o modelo do Jetta TSI, pois imagino que seja exigida da mesma forma, sei lá…Valeu!!

    • Gabrownx

      Cara, procura uma com as mesmas specs porém de uma marca de confiança… Mas antes de comprar converse com seu mecâ ou com seu cérebro (se o mecânico for você mesmo).

    • Thiago Pessoa Vojciekovski

      mano meu pai tem um peugeot 408 thp, e deu o mesmo problema. A solução foi trocar a peça por uma de mais fluxo ( se eu estiver falando asneira me corrijam por favor), se não me engano foi um modelo Bosh, a própria concessionária efetuou a troca.

  • Leandro Pimenta

    tive um GLX Duretec 2.0 e ele não tinha ABS…esse equipamento só no GLX automático

    • Rafael

      Todo Focus GLX “Venezuela” (versão de exportação) possui ABS.

      • Leandro Pimenta

        ou seja…era o GLX que devia sempre ter existido…interessante essa versão

  • Alfista

    Carro belíssimo! Parabéns pela máquina.
    E esse azul é minha cor preferida.

    • João Pensa

      Valeu, Alfista! Abs

  • LeonardoXR3

    Excelente texto. Simples, direto e objetivo. Sem maiores delongas. Sou muito fã do Focus. Mecânica refinada e a um investimento relativamente baixo, tem-se um excelente brinquedo para as pistas. Parabéns pelo carro. E a cor é linda. Nada contra, mas diferente dos óbvios prata e preto.

    • João Pensa

      Valeu, Leonardo! Procurei ser bem conciso no texto e mostrar a realidade. Se engana apenas no baixo investimento. Se eu te contar a grana que foi vc chora….mas o resultado e a confiabilidade são fantásticos.

  • Leonardo Fournier

    Tive um Ghia 2005 Sedan.. que carro.. o Duratec é um puta motor..

    • João Pensa

      Baita carro mesmo, Leonardo. Este é meu terceiro Duratec…..ooo troço que vicia o cabra….hehehe

  • Gabrownx

    Que carro belíssimo, a roda casou tão bem que eu tava pensando de que modelo Ford é essa roda…

    • João Pensa

      Gabrownx, um amigo que me indicou essa roda de Audi 80, que tem a mesma furação dos Ford (4×108), além de ser super leve e de marca boa => Speedline

  • ThiagoVerdona

    Caramba, só peça gringa no Ford eim.
    Essas peças do Focus SVT devem ser uma paulada, nao ?

    • João Pensa

      Thiago, infelizmente foi uma bela paulada mesmo….como quase todas peças importadas.

  • Boris Vasiliev

    Parabéns pela construçao.
    Me deu algumas idéias aqui ehehhehehe

    • João Pensa

      Pula que a água tá quentinha, Boris….rs

  • gordo

    Parabéns pelo projeto, João. Assim como é bacana ver um projeto de preparação extrema, é bom ver uma descrição de um sleeper, com ups na medida, de bom gosto, deixando o carro muito mais divertido e esperto.

    • João Pensa

      Valeu, Gordo!! Tá bem divertido mesmo!

  • PedroTelles

    Projeto lúcido e muito bem feito, parabéns.
    O carro fica muito lindo nessa cor, já andava bem original, agora então…

    • João Pensa

      Obrigado, Pedro!! abs!

  • dasc94

    [OFF] Quem puder ajuda esse ex feiano será um grande agradecimento! http://www.kickante.com.br/campanhas/construindo-um-caminho-pra-formula-1

  • AD

    Eita, Jão… projeto mal feito, piloto bração e carro feio. Só dá certo por sorte. :^D
    Quero ver se vai continuar saudável assim ou se vai gripar mesmo…

    • João Pensa

      Gripar não seria ruim, né, Mineiro?

      • Rodrigo Sublime

        Vixe… ai começa a espirrar… Pode Arnaldo?

        • João Pensa

          Vamos com calma…rsrs…. As coilover devem vir antes.

  • Bruno Reis

    Essass rodas do Audi 80 lembram um pouco as Minilites…

  • Ricardo Hartemink

    Sempre vejo muitas pessoas falando bem do mk1, hoje em dia qual um valor honesto de se pagar por um ?

    • João Pensa

      Cara, isso é muito relativo…começa pagando 13k por um 2001 1.8 meio peladão….chegando a pagar 27k num Ghia ou mesmo num Venezuela 2008 como este….ao meu ver você deve considerar o estado do carro em si. Um bom histórico de manutenção é fundamental pra evitar chateações futuras…independente de quanto esteja rodado

    • Tales Cardoso

      Se você tiver interessado tem um mk1,5 ghia 2005 preto anunciado no mercadolivre por R$ 23 mil. O valor é um pouco alto , mas acho que é negociável e o carro parece estar impecável. Sei de mk1 ghia 2001 prata que está em Tatui também em ótimo estado de conservação por R$ 16.500,00.

      • Ricardo Hartemink

        ^^ obrigado, porem nem cnh tenho ainda. Sou por enquanto um mero sonhador :)

    • DuratecPower

      Como o João falou, o importante é o estado geral de conservação do carro.
      Motor em bom estado é 80% do caminho.
      Os mk1 tem um ponto “fraco”, as bieletas !! De resto é só curtição !!

  • Reginaldo Ferreira Campos

    João Pensa e seus neurônios amestrados… pois zé, sou dos longínquos anos 80′, mais conhecido como “década perdida”. KKKKKKK Falar o quê desse seu filhote? É “nave” como se diz por aí, e mais bem cuidada do que quando saiu de fábrica. Ainda vou ter a paciência e (principalmente) os recursos para uma aventura dessas.

    Estou pensando seriamente em subir alguns degraus na hierarquia automotiva e passar do velho fiel Gol Ball Z 1.tá bom para um 1.6 e o Focus está na minha lista junto à um PolO e um Civic. Toda vez que vejo essa geração do Focus fico admirando o seu estilo New Edge e chego a conclusão que taí um carro que demora a envelhecer.

    • Franklin Weise

      Até hoje acho que esta geração de Focus aí é a mais bonita de todas.

      • João Pensa

        Vocês tem razão….parece um carro bem atual ainda…

  • Rodrigo Sublime

    Pensa João, Pensa! Dinâmica e Focus são uma coisa igualmente maravilhosas e os teus tempos estão baixos pra Caraca! rsrsrs… beliscando os 225 de final… juro que fiquei surpreso! trabalho na Oval azul, e sei o potencial absurdo deste powertrain… mas 225… parabéns!!!

    • 015b

      Trabalha na Oval mas com o escorpião no avatar?

      QUE ISSO RAPÁ

      • Rodrigo Sublime

        Simples… Sou filho de Português com uma Italiana… e prefiro as Italianas…

        A Oval paga meu salário… mas não me dá nada em troca… estava restaurando um escort, solicitei algumas peças, e recebi um NÃO… estava querendo montar um Cosworth, veriquei junto ao Diretor de engenharia a possibilidade de importar alguns itens da Inglaterra com ajuda da FORD, a resposta? NÃO…

        Gosto de carro Turbo, e isso é um gosto meu… e a FORD não tem nd…

        Agora se acha que sou contra, longe disso… meu antigo TD CAR, era um Fiesta SC 2.0 Duratec… até bater e vende-lo há um amigo que sempre está nos TD…

        • 015b

          Relaxa cara, é só uma brincadeira! hahaha =P

          Morro de vontade de ter um 500 Abarth, mas não tenho cacife pra bancar.

          Desculpa a pergunta, mas tu faz o que lá na oval? É departamento de vendas ou algo mais pro lado de desenvolvimento? =)

          • Rodrigo Sublime

            Suave, todo mundo enche meu saco pq chego de FIAT no Estacionamento! Mas tbm tem muito cara aqui que pensa que nem eu… Desenvolvimento de Produto, engenharia… 😉

          • Leonardo Mendes

            Na Peugeot é cheio de Palio, Gol e C3 no estacionamento em Porto Real… o C3 ainda se entende.

          • Rodrigo Sublime

            Leonardo trabalhei lá na PSA em Porto Real, morei em Resende… mas na época eu tinha um PUG mesmo…

          • Leonardo Mendes

            Resende eu fiquei hospedado no curso de lançamento da 206 SW… fomos pra Porto Real num comboio de 20 SWs, 10 1.4 e 10 1.6.

            Adorei a cidade, aliás essa região do Rio é uma calmaria que dá vontade de comprar um casa e ficar lá pra sempre.

          • 015b

            Mas tem que pensar assim mesmo, ter algo que lhe agrada!

            Poxa, que bacana! Dá pra ver que muitos dos leitores do flatout, trabalham na parte de engenharia das grandes montadoras daqui do Brasil…

    • João Pensa

      Rodrigo, bom saber que vem do Oval Azul. Este meu menino veio lás das bandas Ovais do pé vermeio. Tenho muitos amigos lá dentro……Não tem mágica, este par de comandos 280 empurra com raiva até o corte e as relações curtas fazer o bixo virar um estilingue. Meu Focus anterior (Bala de Prata tinha um Duratec 2.0 com pistões e bielas forjadas, conjunto rotativo balanceado e aliviado resultando em 230cv, girando a 7800rpm…era impressionante ver a aceleração. Aquele sim passava dos 240 brincando, e rápido. Te convido a um rolê e verá com seus próprios olhos o potencial do carro. 😉 Abs!

  • Rafael Fernando

    Show de bola, esse era um projeto q eu qria pro meu, mas infelizmente falta grana, como vc msmo ja comentou ele não é de tão baixo custo assim :(

    • João Pensa

      Valeu, Rafael!! Até daria pra montar com peças baratas, mas aí mataria a premissa da confiabilidade, né?! Abs!

      • Rafael Fernando

        crtza, ainda mais no meu caso q uso o carro no dia a dia… valew!

  • dogmarley

    é disso que eu gosto em carro: conforto, silêncio e economia. + pimenta;
    tá no capricho, man ! chique demais.
    sem adereços extravagantes, sem cromados exagerados de 1,99, sem firoulas.
    ta completo, ta limpinho, andando bem, e baixinho.
    nota 10

    • João Pensa

      Valeu, dogmarley!! Abs!

  • Iuri Glazar

    Me diz ai, melhorou muito o torque em baixa? Porque original é muito manco… (tenho um)

    • João Pensa

      Iuri, não melhorou, mas também não perdeu em baixa. Em alta ganhou 4,0 kgfm

  • Metalcuba

    E o vídeo pra ouvirmos o ronco com a válvula aberta E fechada com esse coletor?

    • João Pensa

      Logo abaixo postei um vídeo com a válvula aberta. Abs

  • Kalil Aby Faraj Filho

    Carrão viu, parabéns!!!

    • João Pensa

      Valeu, Kalil.

  • AstolphoGM6

    Lindo Focus cara, carro Maneirissimo de Fábrica, com esse UP’s ainda, Foda!

    Fiquei na dúvida de uma coisa, o motor do seu é o Zetec, ou já é o Duratec? pq quase 189cv com esses UP’s é Coisa pra caramba, queria saber qual o motor “base”….

    • Iuri Glazar

      Vou responder por ele: 2.0 Duratec – 147cv originais

      • AstolphoGM6

        Opa, valeu Cara!

    • Tales Cardoso

      Astolpho, o Zetec 2.0 foi usado no Focus de 2001 até 2005 (raríssimos são os 2005 com motor Zetec), e o Duratec de 2005 até hoje.

      • AstolphoGM6

        Imaginei que fosse o Duratec mesmo, apesar d Zetec ser ótimo, não acredito que alcançaria essa cavalaria com tão poucas modificações… Só não sabia a época que foi usado cada motor…

  • João Paulo

    Excelente projeto, parabéns!
    João, por você ter tido 5 focus, talvez possa me tirar uma dúvida: penso em comprar um 1.6 e ficar por um tempo (enquanto as condições não estão favoráveis para um 2.0) e depois fazer um swap. É algo muito complicado no focus ? Você acha que o custo compensaria, ou melhor partir pro duratec de primeira ?
    Obrigado

    • Tales Cardoso

      Quando fui comprar o meu pensei na hipótese de comprar um 1.6 por causa do consumo, já que rodo bastante, mas pesquisando descobri que o 1.6 não é muito mais econômico que os Duratecs. Hoje faço na média de 8,5 km/l na cidade.

      No Focus Clube vejo que a média de consumo dos 1.6 é de 9km/l.

      • João Paulo

        Opa, valeu pela resposta Tales!
        É que eu moro em Brasília, então consumo aqui é bem diferente.
        Ouço muito que duratecs fazem 9,5, enquanto os RoCam 11,5 – 12
        a gasolina aqui tá 3,169, então dá uma diferença considerável.

    • João Pensa

      Xará, vai direto pro 2.0….quero te poupar tempo e grana. Eu passei por essa sequência 1.6 => 2.0. Não é complicado, é fácil, mas fica uma bica de tão caro que não compensa.

      • João Paulo

        Hmm entendi! Valeu pela ajuda João, vou esperar mais um pouco e então ir de 2.0 logo.

  • Roberto Falcão

    Tenho 2 Fosucs, um Mk1.5 rocan que está desde 0 na familia e um mk2 que não fez nem 1 ano. Otimos carro. Adorei seu projeto. Abraço

    • João Pensa

      Valeu, Roberto! Abs!

  • Rafael Lanzaro

    Muito bacana o projeto. Tenho um também, e queria saber onde se compra esses discos de Rally.

    • João Pensa

      Valeu, Rafael. Este conjunto de freio dianteiro veio da CFM. http://www.c-f-m.com

      • Rafael Lanzaro

        Obrigado, João. Achei que fosse nacional. É muito complicado freio pra esses carros aqui no Brasil, não existe upgrade decente pra esses carros por aqui. Importar fica caro demais, mas não vai ter jeito..

        • João Pensa

          Rafael, já teve gente aqui no Brasil que tentou adaptar freios maiores usando a mesma manga de eixo original do Focus mas não deu certo. As mangas tem dois “dentes”, onde deslizam os cavaletes de freios. Estes dentes seriam cortados e posteriormente soldados apoios para fixar as novas pinças. Particularmente acho um crime soldar novos apoios em aço nas mangas feitas em ferro fundido. Não pela solda em si, afinal nos dias de hoje temos tecnologia de solda para materiais diferentes….mas sim por falarmos de um freio, que é algo relacionado à segurança do veículo…. E uma triste realidade é que, no caso dos Old Focus, o câncer dele é o freio, totalmente subdimensionado…..

  • Pedro Henrique

    Tive a oportunidade de conhecer o João no meu primeiro Hot Lap de Limeira.
    O cara manja demais, parabéns pela matéria e pelo carro!

    • João Pensa

      Fala Pedro!! Prazer em te conhecer! Valeu!!

  • Samuel Batista

    Há, entrei pra esse grupo; Focus Ghia 2.0 2003 inteiraço (e manual =D);
    Quem sabe também não rola um PC… mais por enquanto a vontade é pegar a criança e cuidar bem dela, coisa que não fiz com o Fox rsrs

  • Eloisio Almeida

    Ola parabens pelo projeto, esse comando SWR eh “plug and play”, ou requer troca de bicos e bomba de combustivel? Onde adiquiriu, na gringa?

  • ARAUJOAMS

    joão , cadÊ a continuação cara?! tamo ai na espera ! força cara.