A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Dino 206 Berlinetta Speciale: a origem de todas as Ferrari de motor central-traseiro

A Ferrari Dino é um carro que tinha tudo para ser injustiçado. No início de sua vida, em 1968, ela sequer se chamava Ferrari: era apenas a Dino 206 GT, que tinha metade dos cilindros que se costumava ver em uma Ferrari e apenas dois litros de deslocamento, era um tanto fraco demais. Só que a Dino era um carro muito bonito, trazia diversas primazias para a Ferrari e ainda se tornou o primeiro modelo produzido em grande volume da marca, além de ser a primeira Ferrari com motor central traseiro. A Dino é um clássico de extrema importância para a história da companhia de Maranello. E foi com este protótipo que tudo começou. Esta é a Ferrari Dino 206 Berlinetta Speciale, um conceito único, projetado por Sergio Pininfarina para atender um pedido do próprio Enzo Ferrari: criar uma linhagem mais acessível, voltada ao público entusiasta que se preocupava mais com o comportamento dinâmico do carro do que com o número de cilindros – e, por isso, acabavam comprando um Porsche 911. Era um

Matérias relacionadas

Lendas do WRC: Peugeot 206 e a volta dos franceses ao topo do mundo nos ralis

Dalmo Hernandes

Acredite: tem um Dodge Viper escondido debaixo deste Chevrolet Camaro 1968

Dalmo Hernandes

Lendas de Le Mans: DBR1, o primeiro e único Aston Martin a vencer em La Sarthe (com Carroll Shelby ao volante!)

Dalmo Hernandes