Edição diária: 20/06/2019
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Dodge Demon usará suspensão de pista, Jaguar F-Pace terá versão SVR com motor V8, Italdesign irá vender supercarros e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Dodge Demon terá suspensão especial para arrancada

Third_Law_Version_04_Demonvtbpukg096mie3udbhlbeepm65

Hoje é quinta-feira, e isso significa que é dia de teaser novo do Dodge Demon. Desta vez a fabricante mencionou a Terceira Lei de Newton para falar da suspensão do muscle car. A terceira lei, como você sabe, diz que “quando um corpo exerce uma força sobre um segundo corpo, este segundo corpo exerce uma força oposta de igual magnitude sobre o primeiro corpo”.

Foi o jeito que a Dodge encontrou de falar sobre a transferência de peso durante a arrancada e a necessidade de se ter uma suspensão otimizada para maximizar a tração do carro. Ela usará amortecedores adaptativos da Bilstein, molas com menos carga nas quatro rodas e barras estabilizadoras menos rígidas nos dois eixos. Soa estranho? É que para conseguir a máxima aderência na drag strip a suspensão precisa ter pouca carga na distensão dos amortecedores dianteiros e pouca carga na compressão dos amortecedores traseiros. Com isso a transferência de peso para a traseira será maior, proporcionando mais aderência para a arrancada.

Normalmente esse tipo de ajuste compromete a estabilidade lateral do carro — ele fica sem muita precisão para apontar nas mudanças de direções/entradas de curvas. É por isso que, embora não tenha dito explicitamente, a Dodge certamente desenvolveu um modo de arrancada, que ao ser ativado modifica os parâmetros dos amortecedores adaptativos para as especificações ideais para a drag strip.

No comunicado oficial que acompanhou o vídeo-teaser de hoje, a Dodge menciona molas com 35% menos carga na dianteira e 28% menos carga na traseira. A barra estabilizadora dianteira é 75% menos rígida e oca, enquanto a traseira é sólida e 44% menos rígida que as originais do Hellcat.

E como não poderia faltar, a Dodge deixou uma charada sobre a programação ou algo do tipo:

Software:

  • Rear = F/F and Front = F/S
  • F/F – F/S maintained @ wide open throttle (WOT)
  • F/F – F/F < WOT
  • Traction control disabled/ESC maintained

Result:

Desta vez não temos nenhum palpite sobre o que eles estão querendo dizer. Só temos certeza de que 13,5 não é o tempo no quarto-de-milha.

 

O novo trailer do novo novo Top Gear

Talvez você não esteja muito empolgado para assistir à nova temporada de Top Gear, o que é perfeitamente normal depois da desastrosa temporada passada. Mas a BBC promete fazer diferente desta vez, começando com o novo trio de apresentadores, muito mais carismático e conhecido dos entusiastas. Só isso já deu um novo sopro de vida ao programa e já foi suficiente para atrair o interesse dos entusiastas. Agora, eles continuam o processo de reconquista com um novo trailer para mostrar que Top Gear continua com a mesma qualidade automotiva de sempre.

 

O trailer é curto como sempre, mas suficiente para mostrar que o trio terá viagens para Cuba, Cazaquistão, Mônaco e para os EUA, sempre a bordo dos carros mais admirados do momento, como o Ford GT, o Aston Martin DB11 e os incríveis Bugatti Chiron e Ferrari FXX K — além de algum tipo de corrida entre compactos urbanos com motor turbo e carros antigos em um país muito frio.

O programa estreia em 12 de março nos EUA e na Inglaterra. No Brasil não há previsão para ser exibido, mas se a BBC for esperta irá negociar um contrato com o Netflix o mais rápido possível.

 

Jaguar está desenvolvendo versão SVR do F-Pace com V8 de 550 cv

FPaceSVR

O próximo superJag produzido pela divisão SVO da Jaguar Land Rover não será o sedã XF nem seu irmão menor, o XE, e sim o SUV F-Pace. A intenção aqui é clara: fazer frente ao Porsche Macan Turbo também ao primo Range Rover Velar, que deverá ganhar uma versão com motor V8, segundo a imprensa europeia.

O modelo já foi flagrado em Nürburgring Nordschleife no final do ano passado, e agora voltou a ser fotografado com menos camuflagem nas estradas da Espanha. A Jaguar ainda não confirmou os dados técnicos do SUV, mas ele deverá usar o mesmo V8 5.0 supercharged de 550 cv do F-Type R e do Range Rover SVR — ao menos é o que nos parece, considerando o ronco áspero e encorpado do SUV no vídeo acima.

 

Italdesign irá lançar supercarro em Genebra

italdesign-2017-geneva-motor-show-1

 

Ao longo de quase 50 anos a Italdesign projetou alguns dos carros mais belos e icônicos da história. O Alfa Romeo Brera, o Lancia Delta e os Volkswagen Golf e Scirocco originais são apenas os mais famosos deles. Agora, depois de ser vendida para a Audi em 2015, a Italdesign decidiu que não irá apenas fazer carros para outros fabricantes, mas também venderá modelos próprios com a sua marca.

italdesign-2017-geneva-motor-show-2italdesign-2017-geneva-motor-show-3

Em um comunicado à imprensa a Italdesign anunciou que pretende criar uma divisão de supercarros feitos em produção limitada chamada Italdesign Automobili Speciali. O primeiro modelo da nova divisão é este que ilustra esta nota, um cupê com visual agressivo e o conjunto mecânico V10 do Audi R8 para levá-lo aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos. A Italdesign irá produzir apenas cinco exemplares, cada um a venda por US$ 1,6 milhões.

 

Renault anuncia Recall de Logan, Sandero e Duster no Brasil

Renault Duster Oroch Dynamique (38)

A Renault do Brasil anunciou nesta quinta-feira (23) um recall dos modelos Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch. O motivo da convocação é a verificação e/ou substituição dos parafusos do eixo traseiro e do subchassi dianteiro, que fixam os elementos da suspensão dianteira.

Segundo a Renault, foi detectada a possibilidade de falha de aplicação do torque de aperto dos parafusos, o que pode ocasionar uma deformação ou, nos casos mais severos, até a ruptura dos parafusos, podendo gerar uma perda das características originais de dirigibilidade.

O recall envolve 24.814 unidades — 13.559 Sandero, 5.111 Logan, 4.237 Duster e 1.907 Duster Oroch —, fabricadas entre 3 de agosto e 29 de setembro de 2016.

Os chassis dos Sandero envolvidos vão de GJ482682 a GJ601778 e de HJ246861 a HJ601818 nas versões Authentique, Expression, Dynamique, Stepway, Vibe, GT Line e R.S. 2.0. Os chassis dos Logan vão de GJ481696 a GJ556423 e de HJ301482 a HJ579345 nas versões Authentique, Expression e Dynamique. No Duster os chassis envolvidos vão de HJ246871 a HJ600336 nas versões Expression e Dynamique. No Duster Oroch os chassis vão de HJ246869 a HJ589223 e JJ582317 nas versões Expression e Dynamique.

O reparo será feito gratuitamente nas concessionárias Renault e tem duração prevista de uma hora. O serviço deve ser agendado pelo cliente por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800-055-5615 ou pelo site www.renault.com.br/servicos/recall.

Matérias relacionadas

Este BMW Z4 com motor 2JZ-GTE de 572 cv é o novo Toyota Supra virado ao avesso

Dalmo Hernandes

Uma visita à exposição “Ayrton Senna L’Ultima Notte” no Museu Lamborghini

Leonardo Contesini

Propagandas antigas: alguns dos anúncios de carros mais legais dos anos 70 – parte 2

Dalmo Hernandes