A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Dodge pode ter revelado o torque do Demon, Picanto terá versão 1.0 turbo, Lamborghini anuncia recall de quase 6.000 Aventador e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Dodge Demon mostra suas rodas, pneus e… seu torque?

Como você já deve saber, em todas as quintas-feiras até o dia 12 de abril, a Dodge irá revelar um vídeo com novas informações do seu novo Challenger Demon. Até agora tudo o que vimos, encontramos e especulamos sobre ele foi resumido neste post (que será atualizado à medida em que novas informações chegarem). Nesta quinta-feira, a Dodge mostrou pouco, mas parece ter entregado um pequeno e revelador “easter egg”.

O tema do vídeo desta semana são as rodas do Demon, que até agora não haviam sido exibidas. Elas terão 18 polegadas de diâmetro, 11 polegadas de largura (sim: tala 11!), cinco raios e serão feitas de liga super leve, como parte da redução de peso do carro. O vídeo, porém, dá mais ênfase nos pneus em ação. Como a própria Dodge já havia dito anteriormente, ele usará pneus radiais de arrancada feitos exclusivamente para o Demon, nas medidas 315/40 (haja borracha!), e agora vemos suas paredes enrugando durante o despejo brutal de torque do motor 6.4 supercharged.

Wrinkle_Tweak_2017_02_15bnejuh1j53716se07j0bl08b8v

As rodas aparecem por um breve instante, confirmando o visual exibido no vídeo da redução de peso e naquele outro víeo do discurso de Vin Diesel. No fim, a Dodge exibe um close das informações dos pneus, o que causa um certo déjà vu… até você observar com atenção os números e letras.

Captura de Tela 2017-02-16 às 11.18.55 gallery-1485437368-demon2

 

No primeiro teaser dos pneus, as informações mostravam P315/40 R18 102W. Desta vez as inscrições foram alteradas para P815/40 R18 102W. Mas isso não significa que ele usará pneus 815. Nosso palpite é que a Dodge esteja revelando o torque do carro: 815 lb ft (112,5 mkgf) ou ainda sua potência, 815 hp (826 cv). Nesse caso, é possível ainda que o número 757 do outro easter egg seja o torque do modelo: 757 lb ft ou 104,5 mkgf.

Além do vídeo, a Dodge também revelou que ele usará um conversor de torque com rotação de estol mais elevada e relação 3,09:1 no diferencial (bem mais curto que os 2,62:1 do Hellcat; uma modificação típica de arrancada). Segundo a fabricante isso significa que em comparação ao Hellcat o Demon terá mais que o dobro da aderência, multiplicação 18% maior no conversor de torque e no eixo traseiro. Somente isso já permite que o SRT Demon tenha 35% mais “força de arrancada” que o Challenger Hellcat.

 

Kia Picanto terá versão 1.0 turbo de 100 cv

463049

Você talvez sequer lembrava de sua existência, mas o Kia Picanto está prestes a ganhar uma nova geração — e ela parece nervosa. O porte do carro é o mesmo: o comprimento continua medindo 3,6 metros, porém ele ficou ligeiramente mais espaçoso (ou menos apertado) por dentro com o aumento de 15 mm no entre-eixos, obtido pelo deslocamento dos eixos em direção às extremidades do compacto.

3rd-generation-kia-picanto_gt-line-interior

O visual agressivo é cortesia da versão GT Line, que tem apelo esportivo na decoração, como os detalhes em vermelho na carroceria, as costuras contrastantes no interior, o volante com empunhadura esportiva, saias laterais e rodas de liga leve.

O modelo já havia sido revelado há algumas semanas, mas nesta última quarta-feira (15), a fabricante coreana abriu o jogo sobre os motores que estarão sob o diminuto capô do compacto. Nas versões básicas (acima) ele continuará com o motor 1.0 de três cilindros e 66 cv (uma variação do motor que equipa a atual geração e também seu primo brasileiro, o HB20) e um 1.2 de 84 cv. Os dois usarão o sistema start-stop para economizar combustível e ambos serão combinados a um câmbio manual de cinco marchas.

3rd-generation-kia-picanto_gt-line-rear-quarter

Mas o que nos interessou mesmo foi o modelo das fotos, o Picanto GT Line. Ele usará um motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta (1.0 T-GDI) com 100 cv e 17,5 mkgf — números muito parecidos com os do up! TSI, com quem o Picanto rivaliza diretamente na Europa.

O novo Kia Picanto será lançado oficialmente no Salão de Genebra, em março deste ano, porém ainda não se sabe se ele será trazido para o Brasil.

 

BMW i8 Spyder/Roadster já está em testes

BMWi8Spyder

O BMW i8 e o i8 Spyder foram apresentados com um intervalo de apenas um ano em suas formas conceituais — o que nos levou a crer que não demoraria para que a BMW lançasse a versão Spyder após o lançamento do esportivo em 2014. Contudo já se passaram três anos desde o lançamento do i8 e somente agora sua versão aberta deu as caras durante seus testes de desenvolvimento.

2018-bmw-i8-spyder-spy-photo

O modelo será lançado após o facelift do i8, possivelmente com o nome Roadster em vez de Spyder. Com o facelift do i8, o powertrain híbrido receberá um upgrade de 15 cv e um novo conjunto de baterias de 10 kWh, o mesmo usado no i8 Pace Car da Fórmula E. No total, o i8 Roadster terá 377 cv e uma autonomia significativamente maior que o atual modelo, mesmo com o peso extra dos reforços estruturais necessários para compensar a ausência do teto.

 

Lamborghini anuncia recall de quase 6.000 Aventador e todos os Veneno

A Lamborghini anunciou a convocação de quase 6.000 exemplares do Aventador e do Veneno. O motivo é uma possível falha no sistema de controle de vapor de combustível (EVAP), que pode provocar incêndios, colocando em risco os ocupantes do carro e outros motoristas.

Segundo o relatório da agência de segurança viária dos EUA, a NHTSA, algumas “condições específicas de condução” podem aumentar o risco de falhas no EVAP do Aventador e do Veneno, levando a um incêndio. Entre as condições específicas que resultam em incêndio, está a aceleração do motor em marcha-lenta — especialmente se o carro estiver equipado com um sistema de escape não-original e não aprovado pela fabricante.

A Lamborghini descobriu o erro depois que uma série de reclamações sobre marcha-lenta instável, motores apagando em lenta e luzes de alerta de erro no painel. Investigando os problemas a Lamborghini percebeu que nesses carros o cânister estava saturado. O problema acomete 5.900 exemplares do Aventador e os 12 exemplares do Veneno — todos produzidos entre 22 de março de 2011 e 5 de dezembro de 2016.

 

Painel do novo hatch da Fiat é revelado na internet

FiatCromaBR

Uma foto de autoria desconhecida do painel do novo Fiat X6H — o sucessor do Punto e do Palio — está circulando pelas redes sociais nos últimos dias. A foto mostra um plano fechado do quadro de instrumentos e do volante, mas é suficiente para ver que o X6H terá volante multifuncional com comandos do sistema multimídia, cruise control e trocas do câmbio automatizado (ou automático, nas versões de topo) no volante.

Como vimos anteriormente, o novo hatch já está em testes e seguirá o estilo do Fiat Tipo europeu, porém com porte menor, mais próximo do atual Punto. O modelo será equipado com o motor 1.3 GSE Firefly e com o 1.8 E.Torq Evo, e deverá ser lançado ainda neste semestre.

Matérias relacionadas

Ford GT pode ter 640 cv, Porsche 911 terá versão híbrida, um passeio virtual pelos boxes da Ferrari, solda na roda causou acidente de Cristiano Araújo e mais!

Leonardo Contesini

LaFerrari XX flagrada sem disfarces, IPI dos carros sobe em janeiro, GM apresenta Chaparral do futuro e mais!

Leonardo Contesini

Este Pontiac Firebird com um V8 de oito litros e 480 hp está à venda no Brasil

Dalmo Hernandes