Dodge pode ter revelado o torque do Demon, Picanto terá versão 1.0 turbo, Lamborghini anuncia recall de quase 6.000 Aventador e mais!

Leonardo Contesini 16 fevereiro, 2017 0
Dodge pode ter revelado o torque do Demon, Picanto terá versão 1.0 turbo, Lamborghini anuncia recall de quase 6.000 Aventador e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Dodge Demon mostra suas rodas, pneus e… seu torque?

Como você já deve saber, em todas as quintas-feiras até o dia 12 de abril, a Dodge irá revelar um vídeo com novas informações do seu novo Challenger Demon. Até agora tudo o que vimos, encontramos e especulamos sobre ele foi resumido neste post (que será atualizado à medida em que novas informações chegarem). Nesta quinta-feira, a Dodge mostrou pouco, mas parece ter entregado um pequeno e revelador “easter egg”.

O tema do vídeo desta semana são as rodas do Demon, que até agora não haviam sido exibidas. Elas terão 18 polegadas de diâmetro, 11 polegadas de largura (sim: tala 11!), cinco raios e serão feitas de liga super leve, como parte da redução de peso do carro. O vídeo, porém, dá mais ênfase nos pneus em ação. Como a própria Dodge já havia dito anteriormente, ele usará pneus radiais de arrancada feitos exclusivamente para o Demon, nas medidas 315/40 (haja borracha!), e agora vemos suas paredes enrugando durante o despejo brutal de torque do motor 6.4 supercharged.

Wrinkle_Tweak_2017_02_15bnejuh1j53716se07j0bl08b8v

As rodas aparecem por um breve instante, confirmando o visual exibido no vídeo da redução de peso e naquele outro víeo do discurso de Vin Diesel. No fim, a Dodge exibe um close das informações dos pneus, o que causa um certo déjà vu… até você observar com atenção os números e letras.

Captura de Tela 2017-02-16 às 11.18.55 gallery-1485437368-demon2

No primeiro teaser dos pneus, as informações mostravam P315/40 R18 102W. Desta vez as inscrições foram alteradas para P815/40 R18 102W. Mas isso não significa que ele usará pneus 815. Nosso palpite é que a Dodge esteja revelando o torque do carro: 815 lb ft (112,5 mkgf) ou ainda sua potência, 815 hp (826 cv). Nesse caso, é possível ainda que o número 757 do outro easter egg seja o torque do modelo: 757 lb ft ou 104,5 mkgf.

Além do vídeo, a Dodge também revelou que ele usará um conversor de torque com rotação de estol mais elevada e relação 3,09:1 no diferencial (bem mais curto que os 2,62:1 do Hellcat; uma modificação típica de arrancada). Segundo a fabricante isso significa que em comparação ao Hellcat o Demon terá mais que o dobro da aderência, multiplicação 18% maior no conversor de torque e no eixo traseiro. Somente isso já permite que o SRT Demon tenha 35% mais “força de arrancada” que o Challenger Hellcat.

 

Kia Picanto terá versão 1.0 turbo de 100 cv

463049

Você talvez sequer lembrava de sua existência, mas o Kia Picanto está prestes a ganhar uma nova geração — e ela parece nervosa. O porte do carro é o mesmo: o comprimento continua medindo 3,6 metros, porém ele ficou ligeiramente mais espaçoso (ou menos apertado) por dentro com o aumento de 15 mm no entre-eixos, obtido pelo deslocamento dos eixos em direção às extremidades do compacto.

3rd-generation-kia-picanto_gt-line-interior

O visual agressivo é cortesia da versão GT Line, que tem apelo esportivo na decoração, como os detalhes em vermelho na carroceria, as costuras contrastantes no interior, o volante com empunhadura esportiva, saias laterais e rodas de liga leve.

O modelo já havia sido revelado há algumas semanas, mas nesta última quarta-feira (15), a fabricante coreana abriu o jogo sobre os motores que estarão sob o diminuto capô do compacto. Nas versões básicas (acima) ele continuará com o motor 1.0 de três cilindros e 66 cv (uma variação do motor que equipa a atual geração e também seu primo brasileiro, o HB20) e um 1.2 de 84 cv. Os dois usarão o sistema start-stop para economizar combustível e ambos serão combinados a um câmbio manual de cinco marchas.

3rd-generation-kia-picanto_gt-line-rear-quarter

Mas o que nos interessou mesmo foi o modelo das fotos, o Picanto GT Line. Ele usará um motor 1.0 de três cilindros com turbo e injeção direta (1.0 T-GDI) com 100 cv e 17,5 mkgf — números muito parecidos com os do up! TSI, com quem o Picanto rivaliza diretamente na Europa.

O novo Kia Picanto será lançado oficialmente no Salão de Genebra, em março deste ano, porém ainda não se sabe se ele será trazido para o Brasil.

 

BMW i8 Spyder/Roadster já está em testes

BMWi8Spyder

O BMW i8 e o i8 Spyder foram apresentados com um intervalo de apenas um ano em suas formas conceituais — o que nos levou a crer que não demoraria para que a BMW lançasse a versão Spyder após o lançamento do esportivo em 2014. Contudo já se passaram três anos desde o lançamento do i8 e somente agora sua versão aberta deu as caras durante seus testes de desenvolvimento.

2018-bmw-i8-spyder-spy-photo

O modelo será lançado após o facelift do i8, possivelmente com o nome Roadster em vez de Spyder. Com o facelift do i8, o powertrain híbrido receberá um upgrade de 15 cv e um novo conjunto de baterias de 10 kWh, o mesmo usado no i8 Pace Car da Fórmula E. No total, o i8 Roadster terá 377 cv e uma autonomia significativamente maior que o atual modelo, mesmo com o peso extra dos reforços estruturais necessários para compensar a ausência do teto.

 

Lamborghini anuncia recall de quase 6.000 Aventador e todos os Veneno

A Lamborghini anunciou a convocação de quase 6.000 exemplares do Aventador e do Veneno. O motivo é uma possível falha no sistema de controle de vapor de combustível (EVAP), que pode provocar incêndios, colocando em risco os ocupantes do carro e outros motoristas.

Segundo o relatório da agência de segurança viária dos EUA, a NHTSA, algumas “condições específicas de condução” podem aumentar o risco de falhas no EVAP do Aventador e do Veneno, levando a um incêndio. Entre as condições específicas que resultam em incêndio, está a aceleração do motor em marcha-lenta — especialmente se o carro estiver equipado com um sistema de escape não-original e não aprovado pela fabricante.

A Lamborghini descobriu o erro depois que uma série de reclamações sobre marcha-lenta instável, motores apagando em lenta e luzes de alerta de erro no painel. Investigando os problemas a Lamborghini percebeu que nesses carros o cânister estava saturado. O problema acomete 5.900 exemplares do Aventador e os 12 exemplares do Veneno — todos produzidos entre 22 de março de 2011 e 5 de dezembro de 2016.

 

Painel do novo hatch da Fiat é revelado na internet

FiatCromaBR

Uma foto de autoria desconhecida do painel do novo Fiat X6H — o sucessor do Punto e do Palio — está circulando pelas redes sociais nos últimos dias. A foto mostra um plano fechado do quadro de instrumentos e do volante, mas é suficiente para ver que o X6H terá volante multifuncional com comandos do sistema multimídia, cruise control e trocas do câmbio automatizado (ou automático, nas versões de topo) no volante.

Como vimos anteriormente, o novo hatch já está em testes e seguirá o estilo do Fiat Tipo europeu, porém com porte menor, mais próximo do atual Punto. O modelo será equipado com o motor 1.3 GSE Firefly e com o 1.8 E.Torq Evo, e deverá ser lançado ainda neste semestre.