A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Dois motores, nenhum juízo: Alfa Romeo 16C Bimotore – ou o primeiro Ferrari projetado por Enzo

Qual o primeiro carro de corrida que efetivamente teve projeto coordenado por Enzo Ferrari? Foi o carro que demonstrou ser possível montar um fórmula de competição numa Itália pós-Primeira Guerra sofrendo as consequências da Grande Depressão, mas ainda capaz de brigar de igual para igual com os melhores carros de sua época: Mercedes-Benz W25 e Auto Union Typ B. Mas para isso, uma solução nada convencional, pouco prática e cheia de compromissos foi assumida. Eis o Alfa Romeo 16C Bimotore e suas duas usinas de força simultâneas. Estamos em 1934. A Alemanha nazista está demolindo a concorrência tanto na Formula 750kg (como diz o nome, carros com até 750 kg de peso) quanto na Formula Livre (qualquer peso, qualquer motor). E a Alfa Romeo, que até então se apegava ao sucesso de suas Alfa Romeo Tipo B (também conhecidas como P3), estava sendo deixada para trás. Alfa Romeo P3 Mesmo as Tipo B sendo ágeis em circuitos sinuosos, como Mônaco, não havia como concorrer com o baixo pe

Matérias relacionadas

Kanjozoku: por dentro da incrível (e perigosa) cultura dos corredores de rua de Osaka, Japão

Dalmo Hernandes

Os pilotos do cinema e da TV favoritos dos nossos leitores

Dalmo Hernandes

As melhores séries especiais de homologação já criadas

Dalmo Hernandes