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Dois turbos e 600 cv: Audi apresenta conceito TT Clubsport Turbo para o Wörthersee Treffen 2015

Todos os anos milhares de fãs do grupo Volkswagen vêm de todos os cantos da Europa para se reunir à margem do lago Wörthersee, na Áustria, para um dos maiores eventos monomarca do planeta: o Wörthersee Treffen, que acontece desde 1981. A comoção é tanta que já virou tradição para a VW e outras marcas do grupo apoiar e participar do evento com conceitos.

Na edição de 2015, que acontecerá entre os dias 15 e 18 de maio, o TT Clubsport Turbo, representante da Audi em 2015, que um motor cinco-cilindros de 2,5 litros com dois turbos, um convencional e um elétrico, e 600 cv. Sweet!

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Desde o ano passado em sua terceira geração, o TT novamente compartilha a plataforma com os companheiros de estábulo VW Golf e Audi A3 (desta vez, a modular MQB), e o Clubsport leva sua capacidade ao extremo com 600 cv e 60,3 mkgf de torque, estes presentes entre 3.000 e 7.000 rpm.

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O segredo está, claro, nos dois turbos. Enquanto o caracol convencional não atinge seu potencial máximo, o turbocompressor elétrico (que a Audi chama de “e-turbo”), entra em ação, alimentado por um motor elétrico de 48V que fica atrás dos bancos, e fornece até 20,4 mkgf de torque extras em comparação à versão de aspiração natural do cinco-cilindros. A energia elétrica usada pelo sistema é gerada pelo próprio motor a combustão quando a embreagem é pressionada. Em tese, o Audi TT Clubsport Turbo é praticamente um híbrido. A transmissão é manual, de seis marchas, e obviamente leva a força do motor para as “quattro” rodas. E que ronco, meus amigos!

O desempenho impressiona: de acordo com a companhia, o 0-100 km/h é cumprido em apenas 3,6 segundos, com velocidade máxima de 310 km/h. Para se ter uma ideia, os números do novo R8 V10 são, respectivamente, 3,5 segundos e 323 km/h! Não seria implausível ver, no futuro, um Audi R8 com o cinco-cilindros do TT Clubsport Turbo, mas isto provavelmente não vai acontecer.

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De qualquer forma, também há muito o que ver no conceito fora o conjunto mecânico. A carroceria prata com detalhes laranja é ainda mais agressiva do que a do TT Quattro Sport Concept que apareceu em Genebra no mês de março, com seu 2.0 turbo de 420 cv: o para-choque dianteiro traz entradas de ar gigantescas, os para-lamas são maiores (com direito a entradas de ar nas laterais posteriores) e deixam o carro 14 cm mais largo do que um TT comum, e a gigantesca asa traseira de fibra de carbono é uma versão aperfeiçoada da peça encontrada nos carros da categoria monomarca TT Cup.

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O interior tem acabamento em Alcantara preto e bancos de competição forrados com o mesmo material, porém em marrom, além de cintos de quatro pontos e uma gaiola de proteção parcial feita de titânio, dando a impressão de um meio termo entre bólido de competição e carro de rua. Na verdade o carro todo traz este espírito, o que nos leva a acreditar que o futuro TTRS, versão de topo do cupê, poderá ser inspirado no Clubsport Turbo. Seria fantástico, não?

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De qualquer forma, o TT Clubsport Turbo não será a única surpresa do grupo VW para o Wörthersee: também estarão presentes o Golf Clubsport, conceito desenvolvido por um grupo de jovens talentos da companhia que deverá ter um motor 2.0 turbo de 265 cv, e uma versão da perua Skoda Fabia Combi preparada para ralis, com motor de 1,6 litro turbo de potência ainda não revelada e rodas de 19 polegadas.

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Até agora, só foram revelados os sketches dos dois carros, além de algumas fotos do monobloco do Golf. A Volks deve estar guardando a grande revelação para o evento e nós, claro, estamos bem ansiosos!

 

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