A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Dória confirma privatização de Interlagos, CNH para motociclistas poderá mudar, Porsche e Audi juntam-se para desenvolver novos modelos e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Dodge Demon terá modo especial para gasolina de competição

Hoje é quinta-feira, dia de mais uma das intermináveis doses homeopáticas da Dodge sobre o Demon. Desta vez a fabricante revelou que o super-muscle terá um modo especial para rodar com gasolina de competição, com mais de 100 octanas. Isso fará do Demon o primeiro carro produzido em série a ser equipado com tal sistema.

O sistema faz parte da caixa de maldades para arrancada que acompanha o Demon (aquela que vimos dez quintas-feiras atrás). Além das ferramentas e do jogo de rodas e pneus dianteiros mais estreitos, ele também terá um módulo PCM programado com um mapeamento desenvolvido para o uso de gasolina de competição, com mais de 100 octanas. Isso permitirá um avanço de ponto de ignição muito mais agressivo, permitindo uma taxa de compressão dinâmica mais elevada, o que resulta em ainda mais potência.

The high-octane (HO) engine calibration includes an HO fuel butt

O sistema será ativado por um botão no painel, mas funcionará apenas se a octanagem do combustível for elevada o bastante para não danificar o motor por detonação — algo que será medido pelos sensores de detonação. Uma vez ativado, o sistema assim permanecerá até que o motor seja desligado e religado. Logicamente um sistema desses não depende apenas de um “remap”, por isso o Demon usará duas bombas de combustível, válvulas injetoras de maior vazão e flauta de combustível de alta pressão.

 

CNH para motociclistas poderá mudar

habilitacao-de-motos

Atualmente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria A permite que seu portador conduza motocicletas de qualquer cilindrada e porte. Contudo, um projeto de lei de 2015 que voltou a tramitar no Congresso nesta semana pretende mudar isso.

A proposta da lei é dividir a categoria A em outras três subcategorias: A1 para motos de até 300 cm³, A2 para motos de até 700 cm³ e A3 para motos de qualquer cilindrada. Além disso, o projeto também prevê um curso de habilitação em circuito fechado antes das aulas práticas em vias públicas. O objetivo, segundo seu autor, o deputado Ronaldo Fonseca, é impedir que os condutores façam testes em motos com potência inferior às que eles irão usar diariamente, além de estabelecer testes de habilitação de acordo com a potência da motocicleta.

O projeto foi aprovado nesta última segunda-feira (3) pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Agora ele deverá passar pelas demais comissões antes de ser encaminhado ao Senado.

 

João Doria confirma privatização de Interlagos

2017324126524_BernieEcclestoneSP_II

 

O prefeito de São Paulo, João Doria, confirmou que o autódromo de Interlagos será privatizado em entrevista à agência Reuters nesta última terça-feira (4). Na entrevista, Doria afirmou que a privatização do autódromo ajudará a garantir a continuidade do GP do Brasil de Fórmula 1, e também que Bernie Ecclestone irá participar do leilão de venda do circuito.

“A privatização do autódromo é a garantia da continuidade da Fórmula 1”, assegurou o prefeito. “Eu entendo que Fórmula 1 é importante, mas com dinheiro privado, não com dinheiro público. E é perfeitamente possível que ela continue funcionando com dinheiro privado e com um autódromo privado”, disse à agência.

A venda do autódromo faz parte de um pacote de privatizações e concessões que a prefeitura pretende realizar a partir deste ano, e o projeto, que ainda não foi apresentado oficialmente, inclui a construção de um hotel, prédios com apartamentos “de luxo” e um museu do automobilismo.

Sobre Bernie Ecclestone, o empresário britânico também foi entrevistado pela Reuters, mas não esclareceu sua intenção: “Eu não disse ‘sim, vou comprar’, nem disse ‘não, não vou comprar’. Vamos esperar e ver”, disse à agência.

 

Porsche irá juntar forças com a Audi para desenvolver novos carros

audirs2-1

Lembra o que aconteceu na última vez que a Porsche e a Audi fizeram um carro juntas? Pois a parceria entre as duas poderá render novos modelos no futuro. Segundo o site Automotive News, o CEO do Grupo Volkswagen, Matthias Mueller, pretende incentivar o desenvolvimento de veículos em parceria entre as duas empresas.

De acordo com a matéria, a Porsche e a Audi pretendem desenvolver conjuntamente plataformas, módulos e componentes, encerrando um período de concorrência interna pelos recursos de desenvolvimento. Resumidamente, em vez de dividir o orçamento as empresas agora irão dividir os projetos. Eles serão todos encabeçados por engenheiros e executivos de cada uma das fabricantes, que irão definir as áreas de atuação de cada empresa até 2025.

Embora a medida nos remeta à parceria das marcas no desenvolvimento do lendário Audi RS2, trata-se de um efeito colateral dos prejuízos do escândalo Dieselgate, que custou ao grupo Volkswagen uma quantidade enorme de dinheiro e recursos humanos.

Atualmente a Audi desenvolve as plataformas usadas pelo Macan e pelo Cayenne, enquanto a Porsche assumiu o desenvolvimento de motores V8 do Grupo.

 

Nissan 370Z ganha edição comemorativa dos 50 anos dos “Zetto” Cars

2018 Nissan 370Z Heritage Edition photo 8

Lembra do Nissan 370Z? Pois é, ele andava meio esquecido pelo mundo e pela própria Nissan depois de quase dez anos de mercado (ele foi lançado em 2008!), mas agora acaba de ganhar uma versão comemorativa dos 50 anos dos Z Cars da Nissan. Se você ficou surpreso que os Z Cars já têm 50 anos, nós não o culpamos: o aniversário será somente em 2019, mas por algum motivo a Nissan decidiu comemorar com dois anos de antecipação.

2018 Nissan 370Z Heritage Edition photo 2-1

Batizado Nisan 370Z Heritage Edition, a versão especial traz um pacote estético com novos faróis e lanternas, uma nova grade, novas maçanetas, uma nova embreagem de alto desempenho da Exedy e pintura exclusiva com faixas e gráficos na carroceria. A pintura exclusiva será oferecida em amarelo “Chicane Yellow” com os gráficos em preto, ou com a carroceria em preto “Magnetic Black” com gráficos em prata. Ambos usam tecido e couro amarelo e preto no interior.

2018 Nissan 370Z Heritage Edition photo 5

O motor é o mesmo 3.7 V6 de 336 cv que equipa as demais versões do modelo, e pode ser combinado a um câmbio manual de seis marchas ou automático de sete marchas. O modelo será apresentado ao público na próxima semana durante o Salão de Nova York.

Matérias relacionadas

Golf, Fiesta, Civic e Corolla: quando os carros compactos invadiram os EUA nos anos 70

Dalmo Hernandes

Mercedes AMG GT Black Series em testes, Toyota irá apresentar nova linha esportiva, novo Porsche Cayenne “vaza” na internet e mais!

Leonardo Contesini

Conheça os cupês mais legais anunciados no GT40

Dalmo Hernandes