se voce tem mais de 30 anos provavelmente conheceu nas cartas de super trunfo um monte de carros que nao se conhecia muito bem no brasil o maserati ghibli e o merak sao dois bons exemplos mas particularmente eu lembro de uma marca que ate hoje segue um pouco obscura a sbarro [gt40 content tag= fora de serie widget= 1 ] nao lembro exatamente o carro mas esse nome que mais parece um incidente e essas consoantes juntas na primeira silaba ficaram marcadas em algum canto escuro da minha memoria e so voltaram quando o autobau foi apresentado no salao de genebra de 2010 trazendo a segunda caracteristica mais marcante da sbarro a feiura o que e curioso para entender por que e preciso conhecer a historia da sbarro ela começou em 1957 quando seu fundador o italiano francesco zefferino sbarro largou a faculdade de literatura para trabalhar como mecanico na suiça onde acabou conhecendo georges filipinetti dono da famosa scuderia filipinetti que o contratou como mecanico chefe ali sbarro teve seu primeiro contato com os supercarros da epoca alem de ser responsavel pelo desenvolvimento e manutençao dos carros de corrida ele tambem restaurou um shelby cobra uma ferrari 330p3 e um ford gt40 em 1965 ele fez seu primeiro carro o coupe filipinetti i baseado no chassi do karmann ghia e movido pelo motor flat 4 com 1 600 cm³ de deslocamento o motor nao tinha muito mais de 50 cv mas com apenas 800 kg ele era 15 km/h mais rapido que o volkswagen chegando aos 160 km/h dois anos depois ele ainda faria a barquette nsu um carro de corrida compacto equipado com o motor 1 0 do nsu prinz e o coupe filipinetti ii tambem baseado na mecanica volkswagen em 1968 sbarro deixou a scuderia filipinetti e abriu seu aca o atelier de construction automobile onde construiu um corvette para le mans restaurou um gt40 e construiu dois monopostos — um para a formula 5000 e outro para a formula libre alem dos carros de corrida sbarro tambem começou a colocar em pratica seus projetos autorais seu primeiro carro projetado e construido no aca foi o dominique iii um esportivo de rua feito sob encomenda para um cliente frances que morava em londres era um cupe de motor central traseiro inspirado pelo ford gt40 que lhe cedeu o motor v8 de 4 7 litros e 420 cv era um projeto ousado para um carro de rua da epoca para manter a dianteira baixa ele deslocou os radiadores para as laterais traseiras uma zona de baixa pressao aerodinamica e a traseira era no estilo kamm para reduzir o arrasto aerodinamico o nome foi uma homenagem do comprador a sua noiva e o numero 3 vem do fato de este ser o terceiro projeto de sbarro sbarro foi dirigindo o carro ate a inglaterra para entregar ao comprador e aproveitou a viagem para visitar eric broadley designer do lola e do ford gt40 broadley ficou tao impressionado com o dominique que sbarro ofereceu a ele uma versao de rua do lola t70 mk3 o carro ficou pronto em tres meses e deu inicio ao primeiro sucesso de sbarro suas versoes de rua do lola t70 sbarro comprou 10 t70 originais para a conversao e ainda que nao tivesse convencido broadley da aptidao do t70 para as ruas o britanico concordou em fabricar mais sete chassis para o italiano os motores eram v8 chevrolet ou ford v12 ferrari ou flat 6 turbo da porsche e todos produziam cerca de 500 cv suficientes para levar o carro aos 300 km/h o sucesso do lola deu folego para sbarro investir em seus projetos autorais os dois primeiros foram o sv1 um cupe com motor wankel da nsu de quatro rotores e 300 cv e o tiger um esportivo de motor central traseiro com inspiraçao nos prototipos do grupo 6 da epoca os motores todos v8 poderiam ser o ford boss de 7 litros chrysler hemi de 7 litros chevrolet de 7 3 litros ou mercedes de 6 3 litros todos seriam combinados ao mesmo cambio zf manual de cinco marchas a velocidade maxima tambem ficava na casa dos 300 km/h e a aceleraçao de zero a 100 km/h por volta de quatro segundos paralelamente aos seus projetos sbarro tambem fazia replicas de alta qualidade com motores modernos do mercedes 540 k com o motor de 5 litros do 500 sel e do bmw 328 dos anos 1930 porem equipada com os motores 2 5 e 3 2 usados nos sedas da neue klasse da epoca em uma especie de restomod da epoca a essa altura voce deve estar se perguntando onde esta a tal feiura que comentei no inicio do texto pois bem ela chegou nos anos 1980 por algum motivo sbarro chegou aos anos 1980 e deixou para tras todos aqueles carros inovadores e equilibrados que fizera nos anos 1960 e 1970 para começar a fazer extravagancias de gosto duvidoso para dizer o minimo apesar de ter todo jeito de crise de meia idade sbarro completou 41 anos em 1980 o responsavel pelas bizarrices desta epoca foram os petrodolares do oriente medio que começavam a chegar ao ocidente eles resultaram no tragico rolls royce camargue hunting car adaptado para caçadas e no functioncar que era um cadillac eldorado alongado para 7 1 metros e equipado com um escritorio completo onde normalmente haveria um porta malas com quatro poltronas duas escrivaninhas dois telefones tv e geladeira para que tudo isso o carro era usado como escritorio de apoio por um milionario saudita em suas viagens a europa bem usado e modo de dizer porque o negocio nao era muito pratico e ele logo vendeu o carro de volta a sbarro que o mantem ate hoje mas este foi so o começo depois vieram o windhawk um utilitario de luxo com seis rodas e movido pelo v8 6 9 da mercedes com potencia reduzida para 217 cv feito sob encomenda para outro bilionario arabe que queria caçar em grande estilo o super twelve que era um hot hatch aparentemente convencional porem usava chassi proprio carroceria de poliester e um motor v12 de 2 6 litros instalado na traseira mais bizarro ainda era a origem do v12 dois seis em linha kawasaki de 1 3 litro que juntos produziam 240 cv para os 800 kg do carro cada motor mantinha seu cambio original e eles eram operados simultaneamente por um unico trambulador o visual era exagerado ate mesmo para os anos 1980 pintura degrade tomadas de ar exageradas nas laterais e dianteira com uma grade tipo persiana com os farois ocultos pelas aletas mas foi em 1983 dois anos mais tarde que a sbarro lançou a sua obra prima do mau gosto oitentista o shahin 1000 serio veja esta foto abaixo e responda se ele parece com um mercedes 500sec dos anos 1980 feito sob encomenda de um principe arabe para sua noiva o carro ganhou portas asa de gaivota laterais modificadas lanternas traseiras integradas e novamente a bizarra grade integral com os farois por tras das aletas nao parou por ai o recem lançado motor m117 de cinco litros e 231 cv deu lugar ao antigo v8 de 6 9 litros de 286 cv por incrivel que pareça foram feitos 20 exemplares do carro 6 para a princesa shahin e 14 para clientes que pagaram por um mercedes 500sec recortado com motor mais antigo e com um visual questionavel e com se nao bastasse sbarro ainda criou uma segunda versao do shahin que era ainda mais feia o shahin biturbo o carro era essencialmente o mesmo de antes porem ganhou vidros com degrade e calotas pintadas na mesma cor da carroceria o unico aspecto realmente aceitavel do carro era o motor v8 5 0 que foi sobrealimentado por dois turbos para produzir 350 cv e se voce acha que nao da para piorar sbarro fez o mesmo com um 500 sel a versao seda do 500 sec sim ele converteu as quatro portas em asas de gaivota colocou rodas raiadas como em um esportivo dos anos 1950 e claro a grade persiana com os farois ocultos o acabamento do suporte das portas e um primor a grade persiana de sbarro ainda seria usada no exotico onyx axel um utilitario de sete lugares com dois bancos frente a frente no porta malas a partir o negocio desandou — ironicamente falando claro de construtor de bons carros de corrida replicas perfeitas supercarros e versoes de rua de carros de pista sbarro se tornou uma especie de mansory dos anos 1980 nem mesmo os carros convencionais escapavam de alguma extravagancia veja por exemplo este golf parece normal nao pois ele tem o flat six turbo de 3 litros e 330 cv do porsche 930 instalado na traseira mas e claro que ele nao poderia simplesmente ser acessado pela tampa do porta malas nao a pedido de um cliente suiço sbarro criou um sistema que eleva a carroceria do carro mantendo a parte traseira do chassi no chao para equilibrar o peso do motor traseiro e do sistema hidraulico sbarro instalou um tanque de combustivel de 100 litros na dianteira outro grande sucesso de sbarro nos anos 1980 foram os modelos challenge que levaram o perfil em forma de cunha a um extremo jamais igualado o carro tinha uma linha continua da borda dianteira da carroceria que ficava a poucos centimetros do chao ate a linha das colunas c e dali seguia plana ate a traseira o coeficiente aerodinamico era apenas 0 26 o mesmo de um toyota prius mas o preço disso era parecer um supercarro capotado o challenge i de 1985 usava um v8 mercedes biturbo de 5 litros e 380 cv que eram direcionados as quatro rodas por meio de um cambio automatico de duas marchas no ano seguinte veio o challenge 2+2 que era baseado no porsche 911 turbo — dai seus bancos traseiros e o motor 3 3 de 300 cv a velocidade maxima era 300 km/h declarados [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 182073 182070 182074 182069 ] em 1987 o challenge passou a se chamar challenge iii depois de ganhar um motor com cilindrada sutilmente aumentada de 3 290 para 3 300 com 400 cv de potencia naquele mesmo ano sbarro tambem apresentou o monster g um suv sem portas com motor mercedes v8 de 6 4 litros 350 cv e rodas de 20 polegadas da boeing sim rodas de aviao o carro foi encomendado por um alemao em mudança para os eua vai ver ele achou que ter um suv exagerado era regra por la e mesmo encostando nos anos 1990 tambem tem a grade aletada sobre os farois o menos o nome e condizente uma criaçao interessante de sbarro nessa epoca — embora de gosto igualmente questionavel bem como sua funcionalidade — e a roda orbital claro que nao estou falando da roda da volkswagen mas sim de uma roda que orbita o eixo em vez de girar com a arvore veja so [youtube id= u56bpj9ms18 width= 620 height= 350 ] a roda consiste em um aro que gira sobre um outro aro fixo que transmite a força para a roda a ideia era reduzir o centro de gravidade do carro eliminando o cubo de roda e a fazendo sustentar o carro pela parte inferior onde esta em contato com o solo o conceito foi aplicado ao supercarro osmo um cupe com motor v12 de jaguar apresentado em 1989 sim janelas vermelhas atualmente sbarro continua apresentando seus conceitos todos os anos no salao de genebra algo que faz desde 1971 so que desde 1992 seus conceitos sao idealizados por seus alunos na ecole espera sbarro onde franco sbarro ensina todas as tecnicas e teorias envolvidas na construçao de carros alguns conceitos sao bem interessantes como o espera sbarro rush um monoposto inspirado nos f1 dos anos 1960 e equipado com o motor 4 2 v8 do audi s6 com 400 cv e 700 kg ou o espera sbarro mojave um hot rod futurista conceitual equipado com um v8 de 4 litros da jaguar por outro lado ha carros como o sbarro autobau que surpreendentemente e uma homenagem ao piloto suiço fredy lienhard vencedor das 24 horas de daytona de 2002 e e essa alternancia entre o belo e o feio que me deixa dividido a respeito de franco sbarro como pode um cara que criou a unica perua alfa romeo 155 sportwagon ser o mesmo homem que olhou para o autobau e falou ficou otimo seria ele o criador do design bipolar
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