A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

DRL poderá ser usado no lugar do farol baixo, Honda revela NSX GT3 em ação, Peugeot e Citroën revelam consumo do “mundo real” e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

DRL poderá ser usado para cumprir a nova lei dos faróis

IMAGEM 4 - DS3 PROJETOR DRL

A nova lei que obriga o uso dos faróis baixos em rodovias durante o dia começa a valer nesta sexta-feira (8), mas ainda não havia deixado claro se as luzes diurnas (DRL) dos carros mais modernos seriam consideradas substitutas legais do farol baixo. Na ocasião da aprovação da lei, o FlatOut entrou em contato com o Denatran, autoridade máxima do trânsito brasileiro, para esclarecer a dúvida. O departamento nos respondeu dizendo que em seu entendimento as DRL têm a mesma finalidade do farol baixo e por isso seriam aceitas como substitutas.

13599865_1059046570869393_8013650891378991371_n copy

Ao longo dos 45 dias de prazo para o início da vigência da lei, contudo, as polícias e órgãos de fiscalização ainda não haviam sido orientadas pelo Denatran sobre a legalidade do uso de DRL. Contudo, na última quarta-feira (6), o Denatran enviou um ofício circular (acima) a todas as polícias e órgãos de fiscalização de trânsito orientando que as DRL passam a ser aceitas para o cumprimento da nova lei.

A nova lei exige o uso da luz baixa em todas as rodovias (federais, estaduais e municipais — urbanas inclusive). O FlatOut publicou um guia completo com tudo o que você precisa saber para cumprir a nova lei e não ser multado, que pode ser acessado neste link.

 

Honda apresenta NSX GT3 em ação

Acura NSX GT3 Racecar

 

A Acura (divisão de luxo da Honda) revelou as primeiras imagens oficiais do seu NSX GT3 em ação. O modelo, como já vimos anteriormente, deixará de lado os motores elétricos do seu powertrain híbrido e usará apenas o 3.5 V6 biturbo para enviar força apenas para as rodas traseiras por meio de um câmbio sequencial de seis marchas.

E não pense que o V6 será um motor 100% desenvolvido para as pistas: ele usará o mesmo bloco, cabeçote, trem de válvulas, virabrequim, pistões e cárter seco do carro de rua. Como todo GT3, o NSX também ganhou um novo bodykit bastante comprometido com a aerodinâmica, com difusor de ar traseiro, asa fixa e tomadas de ar maiores. A carroceria é a cereja do bolo: é toda feita de fibra de carbono sem pintura.

O NSX GT3 está em processo de homologação, e estreará em 2017 nos EUA.

 

Peugeot e Citroën irão divulgar consumo do “mundo real”

psa-peugeot-citroen-publishes-first-real-world-fuel-economy-figures_1

O Grupo PSA decidiu provar que está comprometido com a redução do consumo de seus carros publicando médias de consumo obtidas no mundo real. Normalmente, os índices de consumo dos carros são medidos em laboratórios, resultando em um número diferente daquele obtido pelos consumidores no uso diário. A medida é baseada no projeto “Real Driving Emissions” da União Europeia.

O novo procedimento adotado pelo Grupo PSA foi estabelecido por duas organizações não-governamentais, a Transport & Environment e a France and Nature Environment, e foi auditada pelo Bureau Veritas para assegurar a confiabilidade dos dados obtidos. O teste é realizado em vias públicas, com trânsito real, em um roteiro de 25 km em vias urbanas, 39 km em vias rurais e 31 km em auto estradas. Os carros levam o motorista e um passageiro, a bagagem da dupla e mantêm o ar-condicionado ligado durante todo o teste.

Foram testados 14 modelos Peugeot, 11 modelos Citroën e três carros da linha DS. Os franceses anunciaram também que no fim deste ano será lançado um simulador de consumo para as três marcas, que ajudará os clientes a estimar o consumo médio de acordo com seu uso.

 

Matt LeBlanc será o único apresentador de Top Gear UK…

MattLeJoey

Depois da demissão de Chris Evans, os fãs de Top Gear (sobrou algum?) especularam quem seria o substituto do DJ no comando do programa. O FlatOut imaginou que LeBlanc formaria um trio com Chris Harris e Rory Reid, uma vez que estes dois se tornaram apresentadores de apoio “fixos” na segunda metade da temporada. Mas parece que a BBC decidiu fazer algo diferente: Matt LeBlanc será o único apresentador “fixo” de Top Gear.

Segundo o site Variety, a BBC decidiu não substituir Evans e irá manter LeBlanc como o único apresentador na próxima temporada, que começa a ser gravada em setembro deste ano. Contudo, isso não significa que ele ficará sozinho no palco; os outros quatro apresentadores — Sabine Schmitz, Eddie Jordan e os queridinhos do público Rory Reid e Chris Harris — serão alternados como companhia para “Joey” nos quadros em estúdio. A decisão deve ter a ver um outro plano da BBC para Chris Harris.

 

… e Chris Harris terá programa “solo” na BBC America

Quem acompanha Chris Harris de longa data já sabia do potencial do jornalista britânico como apresentador. Por isso foi até estranho não vê-lo de cara no estúdio de Top Gear na abertura da desastrosa 13ª temporada, mas não demorou para que o público descobrisse as qualidades do cara. Logo após o tedioso programa de estreia, Harris entrou no ar com Extra Gear e conquistou o público ao lado de Rory Reid — dois jornalistas automotivos que apareceram para o mundo no YouTube.

Depois de colocá-los permanentemente no estúdio de Top Gear na reta final da 23ª temporada, a BBC agora planeja algo maior para Chris Harris. Além de seu próprio canal no YouTube, batizado “Chris Harris Drives”, Harris também ganhará um programa próprio para a BBC America. E o negócio parece promissor: em declaração à imprensa sobre o programa, Harris disse que “se seu negócio é destruição de pneus, powerslides e babação contínua sobre os carros mais rápidos e caros do mundo, como o Porsche 911 GT3 RS ou o Aston Martin GT12 — você não pode deixar de me ver fazendo-os andar como se deve na BBC America”.

 

Mustang EcoBoost roda 1.200 km sem reabastecer

mustang-record

Para provar que o Mustang EcoBoost pode ser econômico mesmo sendo um belo esportivo, a Ford realizou uma viagem ártica em parceria com os pilotos noruegueses Knut Wilthil e Henrik Borchgrevink. Usando o Mustang 2.3 turbo, a dupla partiu de Bodo, no Círculo Ártico, e foi até o sul de Oslo, a capital da Noruega com um único tanque de combustível, percorrendo 1.249,3 km antes de esgotar a gasolina. Com um tanque de 60 litros, a média foi de 20,53 km/l.

Logicamente eles não usaram o esportivo de 314 cv como nós usaríamos. Na verdade, eles tiveram que dirigir tão lentamente em alguns trechos que a polícia acabou parando a dupla. “Os outros motoristas chamaram a polícia por terem visto um esportivo vermelho rodando devagar e de forma suspeita”, contou Wilthil.

A dupla de pilotos já havia conquistado outro recorde extra-oficial ao dirigir um Focus 1.0 EcoBoost por 1.619 km, atravessando a Noruega, Finlândia e Suécia, chegando ao uma média de 30,3 km/l.

 

Morreu nesta sexta-feira o fotógrafo Marco de Bari, da revista Quatro Rodas

13627144_10154353760954511_2524942462559159529_n

Bari ao centro, com os então assistentes Juliano Barata e Fernando Irribarra

O universo automotivo está em luto nesta sexta-feira. O fotógrafo Marco de Bari, da revista Quatro Rodas morreu devido aos ferimentos sofridos em um acidente durante uma sessão de fotos no início desta semana. Ele estava internado no Hospital das Clínicas em São Paulo desde terça-feira, mas não resistiu aos graves ferimentos.

Marco de Bari foi fotógrafo da revista Quatro Rodas durante quase 30 anos, e foi o grande mestre fotógrafo e amigo pessoal do nosso editor-chefe, Juliano Barata. Bari tinha 53 anos, e deixa esposa, filha, amigos e um legado de inesquecível para o jornalismo automotivo.

Matérias relacionadas

Este Ford Mustang 1965 tem tração integral original de fábrica

Dalmo Hernandes

Alan Hellmeister sofre forte acidente em Monza, Porsche deixa de produzir modelos diesel, Audi terá rival para Mercedes-Maybach e mais!

Leonardo Contesini

Dia Mundial do Fusca: estes são alguns dos mais legais do GT40!

Dalmo Hernandes