Dubai Police: os supercarros e o dia a dia da polícia mais rápida do mundo

Dalmo Hernandes 6 junho, 2014 165
Dubai Police: os supercarros e o dia a dia da polícia mais rápida do mundo

A polícia de Dubai é conhecida por sua frota de supercarros. “Normal”, você deve pensar. “Lá até os bandidos andam de superesportivos, é preciso ter carros bem rápidos para persegui-los!” Mas não é bem assim — na verdade, o Bugatti Veyron, Aventador e McLaren 12C exercem uma função que é bem mais a cara de Dubai: relações públicas.

Dubai tem padrão de vida extremamente elevado e baixa criminalidade. A cidade dos Emirados Árabes Unidos recebe turistas do mundo inteiro o tempo todo e a polícia, como não tem exatamente muito trabalho para fazer, acabou se tornando uma espécie de símbolo cultural de Dubai — quem vai para lá sabe que vai encontrar um superesportivo branco e verde com sirene no teto passeando pelas ruas, parando para tirar fotos e marcando presença em eventos.

policiadedubai (16)

O pessoal do Vocativ foi até Dubai para conhecer um pouco melhor o cotidiano dos policiais. Conversando com eles, dá para perceber que a polícia da cidade não é como qualquer outra. Os oficiais mostram orgulho dos carros, e fazem questão de apontar cada um dos carros — entre eles, exclusividades como um dos 77 Aston Martin One-77 que existem no mundo.

Os carros são guardados em uma garagem enorme e são mantidos sempre impecavelmente limpos — porque, no dia a dia com os carros na rua, a rotina consiste em parar nos principais pontos turísticos da cidade e posar para fotos ao lado dos carros, mostrar detalhes deles aos mais curiosos, ou simplesmente desfilar pelas ruas enquanto quem está nas ruas acena com entusiasmo.

policiadedubai (17)

Ah, e marcar presença nas redes sociais — as fotos vão direto para o Facebook ou o Instagram — é só dar uma olhada na hashtag #DubaiPolice para entender como os caras são populares.

É claro, porém, que existe alguma criminalidade em Dubai — e, para estes casos, carros de polícia mais “normais” são usados: BMW Série 5, Chevrolet Suburban, Nissan Pathfinder e Toyota Prado são alguns deles — que, naturalmente, não recebem tanta atenção quanto os superesportivos da frota…

policiadedubai (1)

A polícia de Dubai é considerada uma das mais mais avançadas entre os países árabes — a academia oferece cursos equivalentes a diplomas universitários e as mulheres, que correspondem a quase metade da força, são permitidas na polícia desde a década de 60, algo impressionante para um país do Oriente Médio. E, certamente, também é a polícia que mais gasta: segundo o Vocativ, o investimento nos supercarros de polícia ultrapassa os US$ 6,5 milhões (R$ 14 milhões).