A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Sessão da manhã Vídeo

Duelo de extremos: o Audi RS6 Avant enfrenta a Ducati 1199 Panigale. Quem vence?

Comparar motos e carros nunca fez muito sentido — são padrões de custo e desempenho bem diferentes. Mas quem liga para isso quando se tem a oportunidade de comparar a moto mais rápida que a Ducati produz, a 1199 Panigale, com o carro mais rápido que sua nova dona, a Audi, fabrica — o RS6 Avant? Exato: ninguém. E foi por isso que os caras da revista AutoExpress fizeram este vídeo simplesmente imperdível.

audi-rs6-ducati-1199 (1)

De um lado, uma supermoto com motor V2 de 1,2 litros e absurdos 195 cv a 10.750 rpm e 13,5 mkgf de torque a 9.000 rpm — tudo em um veículo que pesa apenas 164 kg, o que resulta em uma relação peso/potência de apenas 0,84 kg/cv. O motor tem o diâmetro dos cilindros bem maior do que o curso dos pistões, o que proporciona uma entrega de força muito generosa logo de cara.

audi-rs6-ducati-1199 (2)

Do outro, o Audi RS6 Avant — simplesmente o carro mais potente fabricado pela Audi, com seu V8 de quatro litros biturbo entregando 560 cv a 5.700 rpm e 71,4 mkgf de torque entre 1.750 e 5.500 rpm (para se ter uma ideia, o Audi R8 V10 tem “só” 525 cv).

O que acontece quando se coloca os dois para disputar uma arrancada e uma volta rápida? Isto:

São dois veículos absurdamente impressionantes, mas existem algumas diferenças técnicas que precisam ser levadas em consideração: a relação peso-potência da moto e o fato de que a principal função de uma supermoto como a Panigale é o desempenho. Já um carro — mesmo que seja uma perua absurdamente potente — é muito maior e mais pesado (o Audi RS6 pesa 2.010 kg e sua relação peso/potência é de 3,75 kg/cv), além de geralmente levar em consideração outros fatores, como usabilidade, espaço interno, praticidade e consumo de combustível.

O vídeo do AutoExpress ilustra isto muito bem: a Ducati arranca com muito mais violência — o 0-100 km/h leva só 3,2 segundos, enquanto o Audi precisa de 4,3 segundos — e, nas curvas, a situação não é muito diferente, pois a moto leva 1:12 para percorrer o circuito, enquanto o Audi leva 1:14. Para um carro (e para uma perua) o Audi RS6 é um carro bem extremo, mas como veículo, dificilmente você encontrará algo mais extremo do que uma moto superesportiva como a 1199 Panigale.

A propósito, se você quiser fazer este comparativo por conta própria, você só precisa de um circuito fechado e R$ 635,9 mil — R$ 556 mil para o Audi RS6 Avant e R$ 79,9 mil para a Ducati 1199 Panigale — o que também nos lembra que, para ter desempenho de supercarro com metade das rodas, você só precisa de uma fração do valor. Em compensação, como o apresentador Mat Watson diz, na moto você não pode levar seus amigos para um passeio rápido…

 

Matérias relacionadas

Le Mans Legends: acelere com os protótipos do Grupo C no Goodwood 73MM

Dalmo Hernandes

Isso é o que acontece quando seu acelerador trava a 170 km/h antes de uma curva

Dalmo Hernandes

Comece o dia com esta seleção matadora de vídeos de drift

Dalmo Hernandes