A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Duelo RWB em Tsukuba: é assim que anda um Porsche 911 da RAUH-Welt Begriff no Idlers Games

É bem grande a chance de você já saber exatamente do que se trata quando falamos em RAUH-Welt Begriff. Este nome esquisito costuma ser abreviado como RWB e, aparentemente, significa “rough world” — algo que pode ser traduzido como “mundo hostil”. O que Akira Nakai, o excêntrico fundador da preparadora/equipe de corrida quis dizer com isto? Difícil descobrir — talvez, que o mundo é um lugar difícil e que fica mais fácil encarar a vida com um Porsche 911 das antigas preparado para correr na pista.

De qualquer forma, o que menos importa quando se fala na RWB é o significado de seu nome: a oficina do solitário e caladão Nakai-San tornou-se uma das mais famosas do planeta nos últimos anos. O que é bem fácil de entender: o visual inconfundível, inspirado pelas pistas e pela cultura de rua, o ronco altíssimo e o monopólio que acontece no circuito japonês de Tsukuba quando todos os Porsche RWB se juntam para acelerar na pista ficou famoso no mundo todo.

rwb-duel (3)

Até nós mesmos demos nossa ajudinha para isto: depois de contar a história de Akira Nakai e de sua oficina cheia de peças, carros, pôsteres na parede e fumaça de cigarro no ar, o leitor Thiago Zaiden nos mandou algumas matérias bem bacanas a respeito do cara — além de conhecê-lo e dar uma volta em um dos carros, ele foi a alguns eventos realizados pelo Idlers Club em Tsukuba e acompanhou tudo de perto. Vale a pena clicar nos links, mesmo se você já leu. E aproveite para assistir ao vídeo!

Enfim. Não viemos ficar nos repetindo neste post, e sim mostar o que rolou na última etapa do Idlers Games em Tsukuba. Mais especificamente, um belo duelo entre o Rotana e o Rauh Passion, dois dos mais famosos Porsche da RWB.

rwb-duel (1)

O primeiro é aquele carro roxo que, há um tempo atrás, rodou por aí com o emblema do FlatOut colado no vidro traseiro (graças a nosso correspondente!). Ele ficou pronto em 2013 e foi o primeiro Porsche de Akira Nakai a ser equipado com um motor turbinado, que ficou pronto em meados de 2013. O carro tem este nome porque, certo dia, Akira Nakai viu um Lamborghini roxo — ele estava em viagem à Arábia para trabalhar no carro de um cliente — passando em frente a alguns prédios do grupo Rotana, maior rede entretenimento do Oriente Médio. O motor é um flat-six de 3,6 litros com um turbocompressor GReddy Racing e potência na casa dos 600 cv.

rotana

A ausência do para-choque traseiro, deixando exposta parte da mecânica, é a marca do Rotana

No vídeo que viemos mostrar hoje, o Rotana é perseguido por outro 911 RWB, onde foi instalada a câmera onboard. O Rauh Passion é um 911 azul (repare na cor da gaiola de proteção) que acompanha Nakai já há cinco ou seis anos, e já foi chamado de Royal Montegobay e Tunerhaus. “Rauh Passion”, no entanto, nos parece um nome bem apropriado, pois se trata de um dos carros favoritos de Akira Nakai.

rwb-duel (4)

Em meados de 2013, quando o carro foi batizado com seu nome atual, o motor era um flat-six de 3,6 litros cuja única modificação era um módulo eletrônico aftermarket com calibragem especial, bom para 300 cv. Agora, dá para ouvir o assovio da turbina. Assista ao duelo e comprove:

Sim, são 12 minutos, mas vale a pena

A agressividade do ronco e da pilotagem combina bastante com o visual carregado e vibrante dos RWB. Dá para ver que, apesar de não serem profissionais, os pilotos sabem muito bem o que estão fazendo e conhecem o circuito como a palma da mão — o que não surpreende, pois parece que o Idlers Games é uma competição infinita, com eventos em todos os fins de semana. Manobras arriscadas não faltam — aos 6:08, a ultrapassagem por dentro da curva feita pelo Rotana é quase inacreditável.

rwb-duel (2)

Tsukuba é um circuito bem rápido — são 14 curvas distribuídas em pouco mais de dois quilômetros, sendo que a maior reta tem menos de 440 metros de extensão. Os Porsche da RWB costumam virar cerca de um minuto. Aliás, o atual recorde da pista é de 46,9 segundos, estabelecido por um monoposto da Fórmula Nippon, com o piloto Juuichi Wakisaka.

Os carros da Fórmula Nippon são monopostos com chassi Dallara e motores de V8 de três litros que podem ser Honda ou Toyota e entregam cerca de 600 cv — mesma potência que costumam ter os Porsche RWB, porém com apenas 650 kg na balança.

 

Matérias relacionadas

Chris Harris pilota o Porsche 911 GT3 RS como se deve: rápido e de lado

Dalmo Hernandes

Yellowbird encontra Wangan Midnight: cara a cara com o Porsche 993 Cup

Dalmo Hernandes

O McLaren 675LT é um mini P1? Chris Harris acelera o supercarro em Silverstone e responde

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados