FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos Sessão da manhã

Philadelphia #1: é assim que nasce um Porsche 911 RWB – das mãos do próprio Akira Nakai!

Já faz alguns anos que a RAUH-Welt Begriff começou a ficar conhecida no mundo dos carros modificados. Os Porsche 911 de cores vibrantes e para-lamas obscenamente largos saíram do meio underground da customização, e agora todo mundo tem uma opinião formada sobre as criações do emblemático Akira Nakai.

Até mesmo nossa visão sobre o criador da RWB mudou de lá para cá. Aquele que antes era um cara recluso e misterioso, sempre com um cigarro entre os dedos e o cabelo desarrumado, que só saía de sua oficina escura para ir para a pista e depois voltar para a oficina, se transformou em um cara totalmente diferente.

Quer dizer, diferente não — ele continua fumando o tempo todo, continua com o cabelo desarrumado e provavelmente ainda passa boa parte do seu tempo fuçando nos Porsche que chegam e saem toda hora de sua oficina. Mas agora ele também abriu várias filiais da RWB espalhadas pelo mundo e, de vez em quando, vai visitar um novo cliente para modificar, pessoalmente, seu 911.

Ele já fez isto algumas vezes, e até falamos delas aqui. E, há alguns meses, fez de novo. Ele foi até a cidade de Filadélfia, na Pensilvânia, para trabalhar no Porsche de um rapaz chamado Ben Harmony. A diferença é que, em vez de levar o carro para uma oficina nas proximidades, como sempre faz, Nakai-San decidi fazer todo o serviço ali mesmo, na garagem de Ben.

nakai-2

Ben conta que conheceu a RWB pela internet há anos e, desde a primeira vez que viu um Porsche de Akira Nakai, soube que queria um. Ele começou a juntar dinheiro e sacrificou viagens, festas e rolês com os amigos para conseguir bancar um Porsche 993 e os serviços da RAUH-Welt.

Seu pai, sua mãe e seus amigos ficaram na garagem da casa de Ben durante todo o fim de semana. Akira Nakai precisou apenas de dois dias para fazer todo o trampo — ele disse que o carro estava em ótimo estado e que era uma base excelente. Normalmente, Nakai leva três dias para terminar o serviço. Claro, os amigos, a família e o próprio Ben ajudaram sempre que podiam.

O mais impressionante é que ele faz tudo à mão, medindo com os olhos — são raras as vezes em que ele usa uma régua ou fita métrica. São anos de experiência fazendo isto e para ele, é normal. Quem vê de perto, contudo, não consegue deixar de ficar impressionado com a fluidez e a naturalidade do trabalho de Akira Nakai. Ele leva os componentes — para-choques, tampa traseira, alargadores dos para-lamas, rodas e pneus e até o sistema de suspensão a ar — prontos para instalar. Então faz alguns riscos, cola alguns pedaços de fita adesiva, corta a lata, coloca os rebites e dá o acabamento todo na hora. E tudo fica perfeito, como um rápido test drive pelas ruas da Filadélfia comprova.

nakai-1

O carro verde-limão foi batizado como Prince — ou melhor, RWB Philadelphia #1 Prince, como Nakai assina no painel depois que tudo fica pronto. Se você gostava de assistir TV à tarde na década de 1990, provavelmente pegou a referência: o personagem homônimo de Will Smith em “Um Maluco no Pedaço” — ou The Fresh Prince of Bel-Air, em inglês —, que morava na Filadélfia. Ben queria que o carro se chamasse “Fresh Prince”, mas Nakai sugeriu apenas “Prince”. E assim foi.

O motor, aparentemente, permaneceu intocado — de qualquer forma, mesmo que seja um 993 básico, ainda estamos falando de um flat-six refrigerado a ar de pelo menos 3,6 litros e 272 cv. O sistema de escape, dá para ver (e ouvir) é aftermarket. E como ronca bonito o 911!

O processo todo foi documentado em um belo curta feito pela Krispy Media, produtora especializada em cobrir a cena de modificados americana. E os caras mandam muito bem — a produção é simplesmente impecável, e vale a pena assistir a todos os 20 minutos — especialmente se você tem um bom computador e uma boa conexão com a internet, pois tudo foi gravado em definição 4K.

Agora, não se preocupe: se você não pode assistir porque está no trabalho, não tem tempo ou qualquer outra razão, confira o processo de montagem do RWB Prince destrinchado abaixo. É fascinante.

Camada_1

Akira Nakai chega para conferir o carro de Ben

Camada_2

Os componentes vieram com ele

Camada_3 Camada_4 Camada_5 Camada_6

Nakai faz questão de usar suas próprias ferramentas para dar os últimos retoques de acabamento nos para-lamas antes de instalá-los

Camada_7

O mesmo vale para a tampa traseira, que traz aquela enorme asa ao estilo do Porsche 911 GT2 Evo

Camada_8 Camada_9 Camada_10 Camada_11 Camada_12

Instalando a asa

Camada_13 Camada_14

Nakai instala as telas nas entradas de ar do para-choque

Camada_15

É hora de instalar o para-choque…

Camada_16 Camada_17

… e conferir se ficou tudo alinhado. Note como a peça é bem mais larga que a original, o que fica especialmente evidente porque os para-lamas ainda não foram instalados

Camada_19

Hora de resolver isto também

Camada_20 Camada_21

Cortando a lata usando apenas uma fita adesiva como referência

Camada_22

Mas é claro que, de vez em quando, Nakai precisa tirar algumas medidas

Camada_23 Camada_24

Fazendo os furos para os rebites

Camada_25

Os para-lamas instalados, ainda de forma preliminar

Camada_26

Nakai faz uma pausa para fumar um cigarro, tomar uma Coca-Cola e conferir o alinhamento das peças

Camada_27 Camada_28

Tudo certo. Hora de colocar os rebites

Camada_29

Alinhando a saia lateral. Às vezes é preciso usar mais que as mãos

Camada_30

Preparando o novo para-choque traseiro para receber as lanternas

Camada_31 Camada_32 Camada_33

Pintando os vãos entre as peças. Sim, Nakai faz isto com fita adesiva e os próprios dedos

Camada_34

Instalando o cilindro da suspensão a ar

Camada_35

Não parece, não é?

Camada_36 Camada_37

Um Porsche RWB não é um Porsche RWB se não tiver “Idlers” escrito em letras brancas nos pneus

Camada_38

Dando o acabamento nas ponteiras de escape

Camada_39

Colando os decalques…

Camada_40

… fazendo os últimos ajustes na asa traseira…

Camada_41

… e, para arrematar, “RAUH-Welt” no para-brisa

Camada_42 Camada_43

Com o carro pronto, todos comemoram

Camada_44 Camada_45 Camada_46

E um test drive garante que está tudo certo com o RWB Prince

Matérias relacionadas

Esta casa é uma garagem para 20 carros que por acaso tem quartos, sala e banheiro

Dalmo Hernandes

O Fusca da Nascar de “Herbie – Meu Fusca Turbinado”, com motor 2.3 de 200 cv, está à venda

Dalmo Hernandes

E se pudéssemos importar carros com menos de 30 anos?

Leonardo Contesini