A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Vídeo

É assim que se vence a subida de montanha de Pikes Peak

A edição de 2014 do Pikes Peak International Hillclimb, competição que já acontece há 92 anos, ficou meio espremida entre as 24 Horas de Le Mans e a Copa do Mundo. Mas isto não significa que nós esquecemos dela — pelo contrário: estávamos aguardando ansiosamente pelo onboard do vencedor, e agora é a hora perfeita para assisti-lo!

Desta vez o carro mais rápido a contornar todas as mais de 150 curvas ao longo dos 20 km da pista nas montanhas não foi uma versão absurdamente insana de um carro de rua como nos últimos anos, e sim de um protótipo da francesa Norma, o M20. Com um motor Honda de quatro cilindros e dois litros turbinado, o carro de 450 cv e apenas 610 kg cruzou a linha de chegada aos 9:05,801, sob o comando do também francês Romain Dumas.

onboard é, claro, uma aula de pilotagem — e muito empolgante mesmo com a pista totalmente asfaltada há alguns anos. É tudo tão rápido que, em alguns momentos, o vídeo parece acelerado:

Agora, o recorde da subida de Pikes Peak continua sendo de Sébastien Loeb que, com o Peugeot 208 T16 Pikes Peak, conseguiu um tempo de 8:13,878 — quase um minuto a menos — contudo, isto não torna a vitória de Dumas menos impressionante.

bobby

Mas infelizmente a subida de Pikes Peak deste ano não deverá ser lembrada por causa de seu vencedor, mas sim pelo acidente do motociclsita Bobby Goodin, que sofreu um acidente depois de cruzar a linha de chegada. Relatos dizem que ele levantou a mão para comemorar o fim da corrida — ainda em alta velocidade — e acabou perdendo a dianteira da moto em uma parte não asfaltada da pista e bateu nas pedras. O piloto de 54 anos chegou inconsciente ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

De qualquer forma, a subida de montanha de Pikes Peak é sempre uma prova marcante. Ficam aqui nossos sentimentos à família de Goodin e, claro, nossos parabéns a Romain Dumas!

Matérias relacionadas

Ronco de motor, fumaça de pneu e seis gerações para comemorar os 50 anos do Ford Mustang do jeito certo

Dalmo Hernandes

Golf GTI: a evolução ao longo das décadas e como ele se tornou sinônimo de hot hatch

Dalmo Hernandes

Se for fugir da polícia, que não seja com um Hyundai Veloster pelo trânsito de São Paulo

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados