FlatOut!
Image default
Car Culture

O ex-presidente da Ucrânia tinha uma bela coleção de carros

Nos últimos dias, uma revolução aconteceu em Kiev, capital da Ucrânia. Descontentes com as ações do ex-presidente, manifestantes tomaram a sede do governo e depuseram o presidente Viktor Yanukovych. Quando um governante precisa abandonar o poder, ele também deixa para trás todo o resto. Yanukovich deixou sua coleção de clássicos. Seu filho, Vyktor Yanukoviych II, também.

A revolução ucraniana vem acontecendo há algumas semanas, tendo início quando o então presidente Viktor Yanukovich cortou relações com a União Europeia. A população acreditava que o governo do país levaria adiante as negociações para se associar à União Europeia, que aconteciam havia mais de um ano. Ainda que não fosse fazer parte do órgão, o fato de se tornar um dos países associados traria benefícios econômicos à Ucrânia, como acesso a acordos comerciais e empréstimos facilitados.

Ukraine Protests

Contudo, em novembro passado o governo simplesmente parou de negociar com a União Europeia, o que foi interpretado como um sinal de que a intenção era aproximar a Ucrânia da Rússia, que também pretende estabelecer relações mais sólidas com seus vizinhos.

Contudo, a grande maioria da população ucraniana — cerca de 80% — não é simpática à ideia de ter o país ligado ao governo de Vladimir Putin. Por esta razão, nos últimos dias estouraram protestos pelo país todo, mas com mais intensidade na capital, Kiev. Depois de protestos que tiveram início no início do ano, em que manifestantes tomaram a sede do governo, em Kiev, e dos conflitos violentos que aconteceram nos últimos dias, o Yanukovich foi deposto pelo Parlamento e tentou fugir para a Rússia.

casa-viktor

O palácio presidencial, abandonado, foi invadido pela população e se tornou atração turística. Os manifestantes também garantiram o acesso de vários jornalistas ao interior da propriedade. Lá dentro, além de aposentos luxuosos com decoração de madeira, mármore e tapeçaria fina, havia uma garagem com uma bela coleção de carros — em sua maioria, clássicos soviéticos e europeus:

presidente ucrania (2)

Ele também tinha um posto de gasolina particular — embora a gente duvide que seus carros saíam da garagem com frequência suficiente para precisarem ser reabastecidos:

presidente ucrania (1)

Seu filho, Viktor Yanukovich II, também tinha uma grande coleção de carros. Mas, diferentemente do seu pai, que preferia os clássicos, o filho gostava mais de SUVs e carros de luxo. Alguns deles bem legais, como um Mercedes-Benz C126, e outros mais exagerados, como a gigantesca International MXT, além de típicos sedãs de luxo como o Volkswagen Phaeton, o Mercedes Classe S e o Bentley Brooklands. Isto sem falar em superesportivos como o Mercedes-Benz SLS AMG. Todos pretos e blindados, como manda o figurino:

[ Fotos: Andriyak/Twitter e Associated Press ]

Matérias relacionadas

Esse cara transformou seu Lotus 211 em um supercarro monstruoso de 615 cv

Dalmo Hernandes

Miami Vice: a Ferrari Testarossa branca mais famosa do mundo está à venda!

Dalmo Hernandes

Uma breve história de (quase) todos os hot hatches da Volkswagen – parte final

Dalmo Hernandes