A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Eis sua chance de comprar um raríssimo Escort XR3 Fórmula 1 Pace Car

Todo entusiasta é fascinado por versões raras e especiais, o que é perfeitamente compreensível — ter na garagem um automóvel naturalmente mais valioso e cobiçado apetece a qualquer um, isto é fato. E, por razões óbvias, carros  como estes não aparecem à venda por aí com tanta frequência. Dito isto, não é difícil entender por que colocamos este Ford Escort XR3 Fórmula 1 Pace Car no “Achados Meio Perdidos” de hoje, é?

Admiradores do Escort certamente sabem o motivo do loooongo nome do carro. A primeira geração do Escort no Brasil (que era a terceira na Europa, e por isto costuma ser chamada de “Mk3”) foi lançada em agosto de 1983.  Meses depois, em dezembro, foi apresentada a versão esportiva XR3, equipada com um motor 1.6 com comando no bloco e 83 cv — já como modelo 1984.

Aproveitando que, em março, o Grande Prêmio do Brasil abriria a temporada de 1984 de Fórmula 1, a Ford conseguiu firmar uma parceria com a FOCA (a Associação dos Construtores da F1) para colocar o XR3 como carro madrinha da prova, que seria realizada no Autódromo de Jacarepaguá — afinal, o esportivo havia acabado de ser lançado e qualquer divulgação seria bem-vinda.

EscortPaceCarJacarepagua

Ainda naquele ano, a Ford decidiu aproveitar o evento para lançar uma série especial limitada do XR3, que era vendida como réplica oficial do carro madrinha da prova. O Escort XR3 Fórmula 1 Pace Car teve apenas 30 unidades fabricadas, sendo uma das versões especiais mais raras produzidas no Brasil.

De acordo com o anunciante, menos da metade dos exemplares têm seu paradeiro conhecido, e não é de se duvidar que este seja o único exemplar bem conservado à venda atualmente.

escort-xr3 (11)

O vendedor faz questão de frisar que este é um autêntico Pace Car, e não uma XR3 comum caracterizado — com plaqueta no monobloco e documentação para comprovar. Todas as diferenças do XR3 Fórmula-1 Pace Car, que eram basicamente estéticas, estão presentes: ele era pintado na cor Branco Diamante, que até então era exclusiva do modelo, e tinha a inscrição “Pace Car Fórmula 1 – Brasil” sobre faixas laterais em dois tons de azul. Na tampa do porta-malas ele ganhava a inscrição “Pace Car” sob o logotipo “Escort XR3” e um adesivo Ford Motorsport no outro lado.

Ele também usava os para-choques da versão L, tinha vidros em tom bronze, além de grade e rodas de 14 polegadas pintadas em Branco Diamante, como a carroceria. O motor, no entanto era o mesmo CHT 1.6 de 83 cv do XR3 comum.

escort-xr3 (3)

escort-xr3 (2) escort-xr3 (9)

O anunciante diz que o carro foi restaurado pelo dono anterior, conhecido seu, há menos de três meses. No entanto, a restauração foi apenas externa — a carroceria foi repintada; os decalques, recuperados, e itens de acabamento, como faróis, lanternas e emblemas, substituídos por peças novas originais. Por dentro, tudo está como saiu da fábrica e, com exceção de alguns pontos de desgate comuns em carros com esta idade.

escort-xr3 (13) escort-xr3 (5) escort-xr3 (4)

Aliás, não se trata de nenhuma garage queen: o carro tem 125.000 km rodados — quilometragem razoável que, em carros mais antigos, pode até ser interpretada como um bom sinal. E, de acordo com o anunciante, mecânica e sistemas elétricos funcionam perfeitamente. O carro é perfeitamente utilizável no dia-a-dia.

O valor pedido é de R$ 35 mil — não muito distante do preço médio que vem sendo cobrado por exemplares “comuns” do Escort XR3 em estado de conservação semelhante. Sendo assim, considerando que este é um dos carros mais raros do Brasil, dá para entender o apelo para um entusiasta ou colecionador.

escort-xr3

O carro está em Santo André/SP, no showroom da concessionária Século 20 Antigos. Se você se interessou, pode entrar em contato pelos telefones (11) 3939-0147 e (11) 7816-5862, ou pelo email [email protected]

[ Mercado Livre / Dica do leitor Tiago Yama ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Qual é o melhor livro para quem gosta de carros?

Dalmo Hernandes

Os melhores hot hatches do universo: Renault 5 Turbo

Dalmo Hernandes

Este BMW 2002 com o motor do M3 E30 é o M2 que a gente sempre quis

Dalmo Hernandes