A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Em tempos de Fiat Chrysler, que tal um Topolino com motor V8 Hemi?

Depois da compra de 100% do grupo Chrysler pela Fiat, as duas fabricantes formaram o grupo Fiat Chrysler Automobiles, e também foi revelado o logo da companhia. Puristas dos dois lados arrancaram os cabelos, mas a gente está aqui para mostrar que algo feito pela Fiat e pela Chrysler pode ser animal. Sério.

A Fiat Chrysler Automobiles N.V., ou simplesmente FCA, foi organizada na Holanda, com ações em comum em Nova York e Milão. O logo da companhia, mostrado hoje, não remete em nada às marcas Fiat ou Chrysler, e em vez disso traz apenas as letras F, C e A levemente estilizadas. Segundo a agência que criou a marca, a RobilantAssociati, a inspiração foram “as formas essenciais no design automotivo”. O F é derivadode um quadrado e simboliza a concretude e a solidez. O C representa um círculo, significando as rodas, movimento, harmonia e continuidade. Por fim, o A é o triângulo, que representa energia e um constante estado de evolução.

A_Pantone_Version

O novo grupo ainda não teve a localização de sua sede revelada, mas tudo indica que a FCA será baseada nos EUA por razões estratégicas, e que deverá facilitar o processo de globalização das duas marcas.

Enquanto isto acontecia, fãs da Fiat e da Chrysler acompanhavam nervosos a evolução das negociações, talvez sem imaginar que um dia, no mundo, alguém resolveu misturar Fiat e Chrysler para criar uma tipo de máquina absurdamente violenta, rápida e sensacional: o Fiat Hemi.

Trata-se exatamente do que o nome diz: um carro que um dia foi um Fiat — normalmente, a vítima é o Topolino — equipado com motor V8 Hemi de 511 pol³ (8,4 litros). É claro que de Topolino, o Fiat com motor de 569 cm³ e capacidade para levar duas pessoas, não sobra muita coisa. E se antes ele era um carro feito para servir como transporte barato, sua nova encarnação costuma ser um verdadeiro monstro que só anda em pistas de arrancada. O carro do vídeo é capaz de completar o oitavo de milha (201 metros) em 4,4 segundos a 268 km/h!

Não há muito mais informações sobre este carro, mas dá para arriscar algumas coisas: o motor provavelmente é um Hemi 426 stroker, com curso de 4,375” x diâmetro de 4,31”, num bloco de alumínio Keith Black. De acordo com o dono, rodando no álcool — sem nitrometano. Esta combinação é bastante popular na categoria Top Alcohol da NHRA. Do que temos certeza: o carro usa transmissão Cottman Powerglide, de duas marchas, a primeira delas com relação 1.89:1, e o eixo traseiro tem relação 4.30:1.

64TopolinoHemi

Talvez você já tenha visto um carro parecido, afinal este não é o primeiro Topolino com motor Hemi — existem Topolinos com motor V8 preparados para arrancada há décadas — a foto acima é dos anos 60, por exemplo. Só que, se você procurar por “Fiat Hemi” no Youtube, 90% dos resultados são vídeos de puxadas com este carro. Não que estejamos reclamando — ele é o exemplo perfeito.

Menção honrosa: Alfa Romeo Zagato TZ3 Stradale, o Viper com cuore sportivo

zagato-stradale (1)

E se você acha que o Fiat Hemi não conta como um carro feito em parceria entre Fiat e Chrysler, que tal o Alfa Romeo Zagato TZ3 Stradale? Em essência, ele é um Dodge Viper ACR-X — o que significa que, debaixo do capô, tem um V10 de 8,4 litros de 649 cv — com um cuore sportivo na dianteira e design assinado pelo estúdio Zagato. Foram feitos apenas nove deles.

zagato-stradale (2)

Sabemos que a Fiat Chrysler Automobiles nasceu com a missão de expandir as atividades de suas marcas, mas esperamos que eles não esqueçam dos gearheads como nós, e que mais “híbridos” como estes sejam feitos — pela fábrica ou pelos fãs. Afinal, agora está tudo em casa!

 

Matérias relacionadas

Relembre (ou conheça) como eram os sites dos fabricantes de carros em 1996

Leonardo Contesini

Os melhores clipes musicais com carros já feitos no mundo — parte 1

Dalmo Hernandes

Um Lancer Evolution com carroceria de Peugeot 205 T16 é o carro de rali dos nossos sonhos

Dalmo Hernandes