A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos Eventos

Encontro de Águas de Lindoia 2016: mega galeria – Parte 1

Neste último feriadão, entre os dias 21 e 24 de abril, a comunidade antigomobilista brasileira voltou sua atenção — e centenas de carros clássicos — para a bela Águas de Lindoia/SP, onde aconteceu a terceira edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos.

Como nos anos anteriores, o encontro reuniu mais de 600 clássicos de todas as épocas e origens — dos veículos americanos e europeus do período Pré-Guerra aos fora-de-série nacionais dos anos 1960, 1970 e 1980, passando por hot rods, veículos militares, muscle cars e até caminhões. Todos concorrendo no concurso de elegância criado há alguns anos nos moldes daqueles realizados em famosas reuniões de clássicos, como o Concours d’Elegance Pebble Beach ou o Concorso d’Eleganza Villa d’Este.

Esta edição de 2016 marcou a inclusão do Encontro Brasileiro de Autos Antigos no calendário turístico oficial do estado de São Paulo. Outro destaque foi a visita de Patrick Rollet, presidente da FIVA, a Federação Internacional de Veículos Antigos, algo que reforça a importância do evento como forma de preservação da cultura e da história automotiva — especialmente no Ano Internacional do Antigomobilismo.

O FlatOut marcou presença no evento e, como sempre, trouxemos quase 350 fotos que serão divididas em três galerias para você apreciar calmamente, como um carro deve ser apreciado. Nesta primeira leva, veremos os modelos das classes Veteranos (produzidos entre 1905 e 1918), Vintage (1919 a 1930) e pós-Vintage (1931 a 1945), além dos clássicos brasileiros de todas as épocas.

julianobarata-antigos-lindoia-2016-248

Entre os modelos Vintage, o maior destaque talvez seja o BMW Dixi roadster 1928. Ele foi o primeiro roadster da marca e também o primeiro BMW com a grade “duplo rim”.

julianobarata-antigos-lindoia-2016-247 julianobarata-antigos-lindoia-2016-246

julianobarata-antigos-lindoia-2016-245

Na verdade, o BMW Dixi foi o primeiro modelo da marca, lançado em 1928. Era basicamente uma versão licenciada do Austin Seven, mas o roadster tinha visual próprio. Também é por isso que muitos colecionadores consideram que o primeiro BMW com a grade do rim duplo é o 303, de 1933 — ele tinha a dianteira característica em todas as versões, e não apenas em uma.

julianobarata-antigos-lindoia-2016-72

Já entre os clássicos nacionais, havia um exemplar do lendário Ford Maverick Quadrijet. Você sabe do que estamos falando: aquele modelo feito em parceria com a concessionária Caltabiano em São Paulo para homologar uma versão mais potente do Maverick para fazer frente aos Opala 250-S na Divisão 3.

julianobarata-antigos-lindoia-2016-76

julianobarata-antigos-lindoia-2016-67

O Maverick Quadrijet tinha admissão Edelbrock, carburador Holley de corpo quádruplo (daí seu nome), taxa de compressão elevada para 8,5:1 e comando Iskenderian (atual Isky) com 270 graus de levante. Segundo consta, com as modificações o Maverick chegou aos 200 km/h depois de acelerar de zero a 100 km/h em oito segundos. Este das fotos é o único Maverick Quadrijet original do qual se tem notícia.

Agora ajeite os bancos, abra o quebra-vento e prepare-se para uma viagem no tempo em mais de 100 fotos!

julianobarata-antigos-lindoia-2016-11 julianobarata-antigos-lindoia-2016-12 julianobarata-antigos-lindoia-2016-13 julianobarata-antigos-lindoia-2016-14 julianobarata-antigos-lindoia-2016-15 julianobarata-antigos-lindoia-2016-16 julianobarata-antigos-lindoia-2016-17

julianobarata-antigos-lindoia-2016-30

julianobarata-antigos-lindoia-2016-31julianobarata-antigos-lindoia-2016-18 julianobarata-antigos-lindoia-2016-21  julianobarata-antigos-lindoia-2016-27 julianobarata-antigos-lindoia-2016-28   julianobarata-antigos-lindoia-2016-32 julianobarata-antigos-lindoia-2016-33 julianobarata-antigos-lindoia-2016-35 julianobarata-antigos-lindoia-2016-36 julianobarata-antigos-lindoia-2016-37 julianobarata-antigos-lindoia-2016-38 julianobarata-antigos-lindoia-2016-39 julianobarata-antigos-lindoia-2016-40 julianobarata-antigos-lindoia-2016-41 julianobarata-antigos-lindoia-2016-42 julianobarata-antigos-lindoia-2016-43 julianobarata-antigos-lindoia-2016-44 julianobarata-antigos-lindoia-2016-45  julianobarata-antigos-lindoia-2016-150julianobarata-antigos-lindoia-2016-9 julianobarata-antigos-lindoia-2016-34 julianobarata-antigos-lindoia-2016-57 julianobarata-antigos-lindoia-2016-58 julianobarata-antigos-lindoia-2016-60 julianobarata-antigos-lindoia-2016-61 julianobarata-antigos-lindoia-2016-62 julianobarata-antigos-lindoia-2016-63 julianobarata-antigos-lindoia-2016-64 julianobarata-antigos-lindoia-2016-65 julianobarata-antigos-lindoia-2016-77 julianobarata-antigos-lindoia-2016-78 julianobarata-antigos-lindoia-2016-79 julianobarata-antigos-lindoia-2016-92 julianobarata-antigos-lindoia-2016-93 julianobarata-antigos-lindoia-2016-94 julianobarata-antigos-lindoia-2016-95 julianobarata-antigos-lindoia-2016-96 julianobarata-antigos-lindoia-2016-97 julianobarata-antigos-lindoia-2016-98 julianobarata-antigos-lindoia-2016-99 julianobarata-antigos-lindoia-2016-100 julianobarata-antigos-lindoia-2016-107 julianobarata-antigos-lindoia-2016-108 julianobarata-antigos-lindoia-2016-109 julianobarata-antigos-lindoia-2016-110 julianobarata-antigos-lindoia-2016-111 julianobarata-antigos-lindoia-2016-112 julianobarata-antigos-lindoia-2016-113 julianobarata-antigos-lindoia-2016-114 julianobarata-antigos-lindoia-2016-115 julianobarata-antigos-lindoia-2016-116 julianobarata-antigos-lindoia-2016-117 julianobarata-antigos-lindoia-2016-118 julianobarata-antigos-lindoia-2016-119 julianobarata-antigos-lindoia-2016-120 julianobarata-antigos-lindoia-2016-200 julianobarata-antigos-lindoia-2016-199 julianobarata-antigos-lindoia-2016-183 julianobarata-antigos-lindoia-2016-182 julianobarata-antigos-lindoia-2016-212 julianobarata-antigos-lindoia-2016-211 julianobarata-antigos-lindoia-2016-210 julianobarata-antigos-lindoia-2016-209 julianobarata-antigos-lindoia-2016-208 julianobarata-antigos-lindoia-2016-207 julianobarata-antigos-lindoia-2016-206 julianobarata-antigos-lindoia-2016-205 julianobarata-antigos-lindoia-2016-204 julianobarata-antigos-lindoia-2016-203 julianobarata-antigos-lindoia-2016-202 julianobarata-antigos-lindoia-2016-201 julianobarata-antigos-lindoia-2016-284 julianobarata-antigos-lindoia-2016-283 julianobarata-antigos-lindoia-2016-222 julianobarata-antigos-lindoia-2016-221 julianobarata-antigos-lindoia-2016-220 julianobarata-antigos-lindoia-2016-219 julianobarata-antigos-lindoia-2016-218 julianobarata-antigos-lindoia-2016-217 julianobarata-antigos-lindoia-2016-216 julianobarata-antigos-lindoia-2016-215 julianobarata-antigos-lindoia-2016-214 julianobarata-antigos-lindoia-2016-213 julianobarata-antigos-lindoia-2016-300 julianobarata-antigos-lindoia-2016-299 julianobarata-antigos-lindoia-2016-298 julianobarata-antigos-lindoia-2016-297 julianobarata-antigos-lindoia-2016-296 julianobarata-antigos-lindoia-2016-295 julianobarata-antigos-lindoia-2016-294 julianobarata-antigos-lindoia-2016-293 julianobarata-antigos-lindoia-2016-292 julianobarata-antigos-lindoia-2016-291 julianobarata-antigos-lindoia-2016-290 julianobarata-antigos-lindoia-2016-289 julianobarata-antigos-lindoia-2016-288 julianobarata-antigos-lindoia-2016-287 julianobarata-antigos-lindoia-2016-286 julianobarata-antigos-lindoia-2016-285 julianobarata-antigos-lindoia-2016-316 julianobarata-antigos-lindoia-2016-315 julianobarata-antigos-lindoia-2016-314 julianobarata-antigos-lindoia-2016-313 julianobarata-antigos-lindoia-2016-312 julianobarata-antigos-lindoia-2016-311 julianobarata-antigos-lindoia-2016-310 julianobarata-antigos-lindoia-2016-309 julianobarata-antigos-lindoia-2016-308 julianobarata-antigos-lindoia-2016-307 julianobarata-antigos-lindoia-2016-306 julianobarata-antigos-lindoia-2016-305 julianobarata-antigos-lindoia-2016-304 julianobarata-antigos-lindoia-2016-303 julianobarata-antigos-lindoia-2016-302 julianobarata-antigos-lindoia-2016-301 julianobarata-antigos-lindoia-2016-328 julianobarata-antigos-lindoia-2016-327 julianobarata-antigos-lindoia-2016-326 julianobarata-antigos-lindoia-2016-325 julianobarata-antigos-lindoia-2016-324 julianobarata-antigos-lindoia-2016-323 julianobarata-antigos-lindoia-2016-322 julianobarata-antigos-lindoia-2016-321 julianobarata-antigos-lindoia-2016-320 julianobarata-antigos-lindoia-2016-319 julianobarata-antigos-lindoia-2016-318 julianobarata-antigos-lindoia-2016-317 julianobarata-antigos-lindoia-2016-329julianobarata-antigos-lindoia-2016-185 julianobarata-antigos-lindoia-2016-186 julianobarata-antigos-lindoia-2016-187 julianobarata-antigos-lindoia-2016-188 julianobarata-antigos-lindoia-2016-191 julianobarata-antigos-lindoia-2016-197 julianobarata-antigos-lindoia-2016-198 julianobarata-antigos-lindoia-2016-235 julianobarata-antigos-lindoia-2016-237 julianobarata-antigos-lindoia-2016-238 julianobarata-antigos-lindoia-2016-239 julianobarata-antigos-lindoia-2016-240

Matérias relacionadas

A história do Velo Città: de uma trilha de rali à realização de um sonho

Juliano Barata

Lendas de Le Mans: a força bruta do Ford GT40, o anglo-americano que superou a Ferrari em La Sarthe – Parte 1

Dalmo Hernandes

De Ford GT40 à Ferrari P4/5: um passeio pela fantástica coleção de Jim Glickenhaus

Dalmo Hernandes