FlatOut!
Image default
Notícias

Essa não! O próximo V6 turbo da Dodge poderá ter mais potência que o V8 Hemi 5.7

Quando se fala nos carros da Chrysler ou Dodge a primeira ideia que vem à cabeça são os motores V8 dos modelos mais famosos da marca. Quem sabe o V10 do Viper, mas nunca o V6 dos modelos de entrada. Pois isso deve mudar em alguns anos. A FCA está desenvolvendo uma nova família de motores V6 turbo que poderá produzir mais potência que seu tradicional Hemi 5.7 V8. É, Bob… os tempos estão mudando mesmo.

Não apenas na Chrysler, mas em toda a indústria, tradicionalmente os motores de seis cilindros são mais baratos e menos potentes que os V8, que, além de tudo, roncam mais bonito. A Ford já começou a mudar isso com o V6 EcoBoost biturbo, atualmente seu motor mais potente (ao menos até o V8 do GT500 dar as caras com 750 cv). A próxima da fila será a Chrysler.

IMG_7374

É o que diz o site Allpar. Segundo eles, a FCA está trabalhando em uma versão turbo do motor V6 Pentastar com injeção direta para produzir 400 cv — número maior que o de qualquer Hemi 5.7 produzido atualmente. Apesar disso, o motor Hemi continuará a ser usado pelos Dodge Challenger e Charger e pelas picapes RAM — ao menos até a próxima geração dos muscle cars.

Por falar nelas, o Allpar também diz que a FCA não planeja mexer no Hellcat antes da nova geração do Challenger, que deverá acontecer em 2018. Isso significa que, se a Ford cumprir sua promessa de fazer um V8 de 750 cv para o GT500, ele será ultrapassado pelo rival ofídio.

Nós geralmente somos abertos às mudanças evolutivas dos carros — downsizing, eletrônica e afins — mas imaginar um futuro no qual os Dodge não têm um motor Hemi debaixo do capô é, sem dúvida, um pouco triste para qualquer fã de carros. Só nos resta torcer para que o Hellcat tenha sete vidas.